Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Regime sírio diz que acusações dos EUA são "mentiras"

O regime sírio criticou hoje a acusação dos Estados Unidos de que usou armas químicas contra os rebeldes, afirmando tratar-se de “mentiras” baseadas em “informações fabricadas”.

Regime sírio diz que acusações dos EUA são "mentiras"
Notícias ao Minuto

13:54 - 14/06/13 por Lusa

Mundo Armas químicas

“A Casa Branca publicou um comunicado cheio de mentiras sobre o uso de armas químicas na Síria, baseado em informações fabricadas, com o qual está a tentar responsabilizar o Governo sírio por esse uso”, afirmou um responsável do Ministério dos Negócios Estrangeiros, citado pela agência síria Sana.

O responsável afirmou que as acusações dos Estados Unidos são feitas depois da divulgação de “informações segundo as quais grupos terroristas armados ativos na Síria estão na posse de armas químicas letais e da tecnologia necessária para as fabricar”.

A Casa Branca afirmou na quinta-feira ter informações que demonstram que o regime de Bashar al-Assad recorreu a armas químicas, nomeadamente gás de nervos sarin, em ataques que terão feito até 150 mortos.

Considerando que, com isso, foi ultrapassada uma “linha vermelha”, os Estados Unidos anunciaram um apoio militar aos rebeldes, sem contudo dar pormenores sobre o tipo específico de apoio.

“A decisão norte-americana de armar grupos terroristas armados demonstra o envolvimento direto dos Estados Unidos no banho de sangue na Síria (…) Isso coloca sérias questões sobre a sua boa-fé na procura de uma solução política para a Síria”, disse o responsável.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório