Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Atleta italiana de 90 anos bate novo recorde mundial (e há belas imagens)

Emma segue rituais rigorosos para as suas corridas: corre sempre sem meias e nunca usa os mesmos ténis que usa nos treinos.

Notícias ao Minuto

21:15 - 16/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Itália

É de Itália que vem a velocista de 90 anos mais rápida do mundo. Este mês, Emma Maria Mazzenga conquistou um novo recorde mundial no seu grupo etário ao correr os 200 metros ao ar livre em 51,47 segundos.

Emma, que nasceu a 1 de agosto de 1933, é uma das estrelas desconhecidas do atletismo italiano. É detentora de cinco recordes mundiais, nove recordes europeus e 28 melhores desempenhos italianos em várias categorias de 'sprints', conta a agência Reuters.

"Estou muito feliz e satisfeita, e também um pouco surpreendida porque não pensei que fosse tão rápida", disse a nonagenária, depois de bater um novo recorde, de 53,35 segundos estabelecido pela japonesa Emiko Saito, em 2022.

Truques de recordista? Sim, correr sem meias!

Como muitos desportistas, Emma segue rituais rigorosos para as suas corridas: corre sempre sem meias e nunca usa os mesmos ténis que usa nos treinos.

Além disso, após a corrida, gosta de beber uma cerveja com os adversários para festejar os seus êxitos, apesar de, normalmente, não ter rivais diretos na sua categoria.

"Se não tiver concorrentes, sei que vou ganhar desde o início, por isso, o meu objetivo é fazer um bom tempo", declarou.

Emma competiu quando era jovem, mas parou durante muitos anos depois de se casar e ter filhos. A sua carreira de atleta de Masters foi então iniciada aos 53 anos e tem sido um conforto importante para os últimos anos de Mazzenga.

"Ajudou-me a ultrapassar alguns momentos difíceis, que naturalmente não faltaram numa vida tão longa como a minha", acrescentou, dizendo que correr "também [lhe] permitiu estar sempre rodeada de muita gente, para nunca estar sozinha".

Para breve, começam os seus próximos compromissos, embora diga, em tom de brincadeira, que prefere "não fazer planos a longo prazo".

Em junho, a preparação do campeonato italiano e, no próximo ano, o campeonato do mundo da Suécia.

Leia Também: Esta Rapunzel da vida real tornou-se recordista (com 2,5 m de cabelo)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório