Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 22º

Mahamat Déby Itno é oficialmente o Presidente eleito do Chade

O general Mahamat Idriss Déby Itno, chefe da junta militar no poder há três anos, foi eleito Presidente do Chade com 61% dos votos, segundo os resultados definitivos hoje anunciados pelo Conselho Constitucional.

Mahamat Déby Itno é oficialmente o Presidente eleito do Chade
Notícias ao Minuto

22:19 - 16/05/24 por Lusa

Mundo Chade

O pedido de anulação da eleição apresentado pelo seu primeiro-ministro e opositor eleitoral, Succès Masra, que tinha reivindicado a vitória há uma semana e cujo partido tinha qualificado as eleições como uma "farsa", foi rejeitado pelo Supremo Tribunal.

Masra - um dos opositores de Déby Itno, que foi convidado, há quatro meses, para ser primeiro-ministro - ficou em segundo lugar com 18,54% dos votos, anunciou o presidente do Conselho Constitucional, Jean-Bernard Padaré.

Albert Pahimi Padacké, antigo primeiro-ministro, obteve 16,93% dos votos na eleição realizada a 06 de maio.

Em 09 de maio, algumas horas antes do anúncio dos resultados oficiais provisórios, Masra reivindicou "a vitória na primeira volta", de acordo com uma compilação de votos efetuada pelos seus ativistas em todo o país.

Após o anúncio dos resultados provisórios, pelo menos nove pessoas, incluindo duas crianças, foram mortas e 63 ficaram feridas em Ndjamena, a capital chadiana, por disparos do exército, confirmaram fontes médicas à agência de notícias EFE.

A eleição marca o fim de uma transição militar de três anos e a reposição da normalidade constitucional no país, mas muitos observadores consideram tudo foi preparado para manter no poder a "dinastia" Déby, após a morte do pai de Mahamat, o ditador Idriss Déby Itno, alegadamente derrubado na frente de combate por um grupo rebelde em abril de 2021.

Mahamat Déby foi apoiado desde o início pelo exército, em abril 2021, por uma comunidade internacional - liderada pela França - que se apressou a condenar golpistas noutras partes de África.

Leia Também: Segundo candidato mais votado pede anulação das presidenciais do Chade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório