Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Patrão demite-se após funcionária se suicidar por excesso de trabalho

Jovem de 24 anos chegou a fazer mais de 100 horas extra por mês. Não resistiu e cometeu suicídio.

Patrão demite-se após funcionária se suicidar por excesso de trabalho
Notícias ao Minuto

23:48 - 29/12/16 por Goreti Pera

Mundo Japão

O presidente da maior agência de publicidade no Japão demitiu-se, esta quinta-feira, no seguimento do suicídio cometido por uma das suas funcionárias. A razão que motivou a trabalhadora a por fim à vida foi o excesso de trabalho.

As autoridades japonesas anunciaram, esta quarta-feira, ter decidido processar a Dentsu, bem como um dos seus dirigentes, apontando-a como responsável pela morte de Matsuri Takahashi.

A jovem de 24 anos suicidou-se em dezembro de 2015, depois de chegar a fazer, em apenas um mês, mais de 100 horas extra. Os chefes obrigavam-na, alegadamente, a registar menos horas do que as cumpridas de forma a não infringir a lei.

De acordo com o The Japan Times, o presidente da Dentsu apresentou a demissão esta quinta-feira e vai efetivá-la na assembleia do conselho de administração no mês de janeiro.

Tadashi Ishii assume assim a responsabilidade pela morte de uma das suas funcionárias e lamenta “não ter conseguido acabar com a cultura de horas extra extremamente punitiva”.

“Lamento profundamente não ter evitado o excesso de trabalho. Apresento as minhas sinceras desculpas. Embora tenhamos apresentado várias medidas, a questão do excesso de trabalho não foi melhorada. Assumirei total responsabilidade”, afirmou Tadashi Ishii quando da renuncia ao cargo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório