Meteorologia

  • 18 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 21º

Presidente do Irão continua desaparecido após "acidente". O que se sabe

O líder supremo iraniano já veio pedir para "rezarem pela sua saúde" e um oficial iraniano adiantou que foi estabelecido contacto com um passageiro e um tripulante "em várias ocasiões"

O Crescente Vermelho iraniano desmentiu, este domingo, as informações avançadas pela televisão estatal IRNA que davam conta de que o helicóptero onde seguia o presidente do Irão, Ebrahim Raisi, havia sido encontrado.

Segundo o secretário-geral do Crescente Vermelho, Yaqub Soleimani, citado pela Sky News, o helicóptero não foi encontrado e chegaram-se apenas às coordenadas onde ocorreu a queda.

A IRNA havia avançado que a aeronave tinha sido encontrada várias horas após ter sido relatado teve de fazer uma "aterragem forçada", depois de uma visita ao Azerbaijão. 

O Exército iraniano confirmou também ter localizado a posição "exata" do helicóptero em que viajava o presidente iraniano graças a um sinal da aeronave e a outro do telemóvel de um dos tripulantes.

"Foi identificado o local exato da queda do helicóptero", declarou o comandante do Exército no Azerbaijão Oriental, general Asghar Abbasqolizadeh, citado pela IRNA.

"Agora, vamos com todas as forças militares para a zona e esperamos dar boas notícias", acrescentou.

Exército iraniano diz ter localizado helicóptero em que viajava Raisi

Exército iraniano diz ter localizado helicóptero em que viajava Raisi

O Exército iraniano indicou hoje ter localizado a posição "exata" do helicóptero em que viajava o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, graças a um sinal da aeronave e a outro do telemóvel de um dos tripulantes.

Lusa | 21:12 - 19/05/2024

O incidente com o aparelho onde seguia Ebrahim Raisi ocorreu perto da cidade de Jolfa, a cerca de 600 km a noroeste da capital Teerão.

As buscas começaram a ser feitas inicialmente por 16 equipas de resgate. No entanto, segundo os serviços de emergência iranianos, há agora várias dezenas equipas empenhadas. As buscas aéreas foram dificultadas devido ao mau tempo e ao forte nevoeiro.

O líder supremo do Irão, Ali Khamenei, pronunciou-se sobre o incidente e pediu aos cidadãos para "rezarem pela saúde" dos passageiros.

"Esperamos que Deus Todo-Poderoso devolva o respeitado e honrado presidente e os seus companheiros aos braços da nação. Todos devem rezar pela saúde deste grupo de servidores", disse ele, citado pela BBC.

"O povo do Irão não deve preocupar-se, não haverá perturbações no trabalho do país", acrescentou.

Líder supremo do Irão apela à calma após acidente com Presidente

Líder supremo do Irão apela à calma após acidente com Presidente

O líder supremo do Irão, o 'ayatollah' Ali Khamenei, apelou hoje aos iranianos para "não se preocuparem" quando prosseguem as buscas do helicóptero do Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, que se despenhou no noroeste do país.

Lusa | 19:29 - 19/05/2024

Entre as outras autoridades a bordo do helicóptero encontrava-se o governador da província do Azerbaijão Oriental e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir Abdollahian.

Uma fonte iraniana tinha adiantado à agência de notícias Reuters que foi estabelecido contacto com um passageiro e um tripulante "em várias ocasiões". "Sugere que pode haver sobreviventes e que talvez estejam muito perto do local do acidente, o que, mais uma vez, seria um momento de esperança", acrescentou.

Anteriormente, um alto funcionário do governo iraniano, que não quis ser identificado, adiantou, ainda antes de o helicóptero ser encontrado, que as vidas do presidente e do ministro dos Negócios Estrangeiros estavam "em risco na sequência da queda do helicóptero".

O comissário europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarčič, anunciou que, "na sequência de um pedido de assistência do Irão", a União Europeia irá ativar o sistema de mapeamento Copernicus, "tendo em conta o acidente de helicóptero que alegadamente transportava o presidente do Irão e o seu ministro dos Negócios Estrangeiros".

Raisi tinha estado no Azerbaijão na manhã deste domingo para inaugurar uma barragem com o homólogo azeri, Ilham Aliyev, naquela que é a terceira barragem construída pelos dois países no rio Aras.

Pode ver, na galeria acima, imagens da operação de buscas.

Leia Também: Helicóptero que transportava presidente do Irão faz "aterragem forçada"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório