Meteorologia

  • 25 JULHO 2024
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 27º

Erdogan "triste" e Biden informado. As reações à queda de 'héli' no Irão

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, manifestou-se hoje "profundamente triste" com a queda do helicóptero do seu homólogo iraniano, enquanto nos Estados Unidos o Presidente Joe Biden foi informado do incidente que envolveu Ebrahim Raisi, cujo paradeiro é desconhecido.

Erdogan "triste" e Biden informado. As reações à queda de 'héli' no Irão
Notícias ao Minuto

20:41 - 19/05/24 por Lusa

Mundo Irão

"Estamos a acompanhar de perto o incidente, em contacto e coordenação com as autoridades iranianas, e estamos prontos a prestar todo o apoio necessário", declarou o chefe de Estado turco na rede social X (antigo Twitter).

Erdogan acrescentou o desejo de "receber boas notícias do Presidente e da sua delegação o mais rapidamente possível".

A Turquia já enviou 32 equipas de salvamento e seis veículos, dos centros de Van e Erzurum, no leste do país, para o Irão para ajudar nas operações de busca, anunciou entretanto a Agência de Emergência e Salvamento também na rede social X, acrescentando que Teerão tinha também solicitado o apoio de um helicóptero equipado para buscas noturnas.

A Arábia Saudita, o Iraque, o Azerbaijão, a União Europeia, assim como a Rússia ofereceram ajuda a Teerão, depois de o helicóptero presidencial se ter despenhado no noroeste do Irão quando regressava da fronteira com o Azerbaijão, onde Raisi inaugurou uma barragem com o seu homólogo azeri, Ilham Aliyev.

"A Rússia está pronta a oferecer toda a assistência necessária na busca do helicóptero desaparecido e na investigação das causas do incidente", segundo a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Maria Zakharova, às agências locais.

A porta-voz da diplomacia russa sublinhou que Moscovo está a seguir atentamente as informações e expressou o desejo de que os passageiros "estejam vivos e que as suas vidas e saúde não estejam em perigo".

O helicóptero que transportava Raisi está desaparecido após uma "aterragem de emergência", decorrendo extensas buscas, dificultadas pelas condições meteorológicas adversas, segundo a imprensa local.

A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse aos jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One que o Presidente norte-americano, Joe Biden, já tinha sido informado sobre os acontecimentos no Irão, mas sem dar mais pormenores.

Biden, que é recandidato ao cargo presidencial, discursou hoje na cerimónia de graduação do Morehouse College, uma emblemática universidade em Atlanta, Geórgia, e encontra-se no estado do Michigan (um dos estados chave para as presidenciais norte-americanas de novembro) para participar em vários eventos de campanha eleitoral.

Leia Também: Líder supremo do Irão apela à calma após acidente com Presidente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório