Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Começam hoje as eleições em Itália

Perto de 51 milhões de eleitores italianos escolhem, este domingo e na segunda-feira, um novo governo, num escrutínio em que o favorito é o Partido Democrata, de centro-esquerda, de Pier Luigi Bersani.

Começam hoje as eleições em Itália
Notícias ao Minuto

08:05 - 24/02/13 por Lusa

Mundo Escrutínio

O crescimento económico, a revisão do sistema fiscal e a redução da dívida - mais de 120% do Produto Interno Bruto - são os três principais desafios para o governo italiano que sair destas eleições e que vai suceder ao executivo tecnocrata de Mario Monti.

As últimas sondagens publicadas - há 15 dias, de acordo com o determinado pela lei italiana - indicavam que o Partido Democrata terá entre 34 e 38% das intenções de voto, enquanto a aliança Povo da Liberdade-Liga do Norte, do ex-primeiro ministro Silvio Berlusconi tem entre 28 e 30%.

A coligação centrista de Monti - 16% - pode ser o verdadeiro protagonista destas eleições, já que os seus votos podem ser essenciais para conseguir a maioria, sobretudo no Senado (câmara alta).

Um dos destaques da campanha, o Movimento Cinco Estrelas, do antigo cómico Beppe Grillo, também tinha 16% das intenções de voto. Com estes dados, a maioria absoluta na Câmara dos Deputados (câmara baixa) vai pertencer a Bersani e a verdadeira incógnita deste escrutínio passará para o Senado, onde o sistema eleitoral prevê prémios para o vencedor em cada região.

As regiões decisivas serão a Lombardia (norte), onde dos 49 lugares a distribuir, 27 vão para a coligação vencedora e 22 para os restantes partidos, e a Sicília (sul), onde 14 são para o vencedor e 11 para os outros.

A aliança Povo da Liberdade-Liga do Norte é apontada como a vencedora na Lombardia (bastião da Liga do Norte) e na Sicília.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório