Meteorologia

  • 20 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Nutricionistas revelam os sete melhores alimentos com efeito 'anti-aging'

Se quer prevenir o envelhecimento de forma natural e saudável, saiba quais os alimentos que deve ter sempre em casa.

Nutricionistas revelam os sete melhores alimentos com efeito 'anti-aging'
Notícias ao Minuto

16:34 - 20/05/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Envelhecer é inevitável, mas o passar dos anos não é um processo pacífico para todos. Felizmente, há certos alimentos que contribuem para uma vida mais longa e, sobretudo, saudável. 

"Algumas das nossas necessidades nutricionais mudam à medida que envelhecemos. Por isso, incluir superalimentos específicos na dieta pode ajudar a manter a saúde ao longo dos anos", disse a nutricionista Lauren Manaker ao Eat This, Not That.

Leia Também: A semente fácil de encontrar que ajuda a reduzir os níveis de colesterol

Com isto em mente, o mesmo portal consultou vários especialistas e reuniu uma lista de alimentos com efeito 'anti-idade'. A saber:

1- Amora

Destaca-se por possuir na sua constituição flavonoides, que são antioxidantes naturais. Além de reduzir o stress oxidativo, um dos principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo, a amora diminui a inflamação do corpo.

2- Mirtilo

O mirtilo contém altos níveis de antioxidantes. Com o seu consumo, "nota-se uma melhoria significativa da função cognitiva, além de reduzir o risco do desenvolvimento de doenças neurodegenerativas", realça a nutricionista Mary Sabat.

Leia Também: Cancro. Especialista indica alimento a evitar (e que quase todos comemos)

3- Tomate

Tem na sua constituição um antioxidante chamado licopeno, que ajuda no combate aos radicais livres.

4- Morango

A nutricionista Lauren Manakar lembra que o morango é rico em vitamina C, sendo esta fruta mais eficaz do que alguns suplementos. "Dados também mostram que comer frutos vermelhas mais de duas vezes por semana pode atrasar o envelhecimento cognitivo em até 2,5 anos", diz, acrescentando que alimentos como o morango "também podem ajudar a proteger nossas células dos danos dos radicais livres e reduzir o risco de doenças cardíacas e cancro".

5- Abacate

É rico em gorduras saudáveis, sobretudo monoinsaturadas, que ajudam a nutrir a pele e a reduzir a inflamação, promovendo uma aparência mais jovem. Além disso, o abacate fonte de vitamina E,  o que faz aumentar a produção de colágeno, por exemplo.

Leia Também: O alimento (acessível) que mulheres com mais de 50 anos devem privilegiar

6- Amêndoa

De acordo com Mary Sabat, esta oleaginosa desempenha um papel importante na proteção dos danos causados pelos raios UV. "As amêndoas são ricas em vitamina E, um antioxidante que ajuda a proteger a pele dos danos UV e promove a reparação e regeneração da pele", afirma.

7- Pistacho

Lauren Manakar refere que o este alimento é um aliado no combate aos radicais livres, associados ao desenvolvimento de diversas doenças degenerativas. "Os radicais livres atacam as células saudáveis ​​do corpo e acredita-se que esse dano contribua para a inflamação e o aumento do stress oxidativo", o que  "pode acelerar o envelhecimento a nível celular, ao mesmo tempo que desempenha um papel fundamental na promoção de doenças crónicas, incluindo patologias cardíacas e cancro", resume.

Leia Também: Os alimentos que nos provocam mais gases (nenhum deles é o feijão)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório