Meteorologia

  • 17 JULHO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 29º

Os alimentos que nos provocam mais gases (nenhum deles é o feijão)

Solta muitos puns? Segundo uma nutricionista, comer isto pode ser a razão pela qual algumas pessoas sofrem de episódios frequentes de flatulência.

Os alimentos que nos provocam mais gases (nenhum deles é o feijão)
Notícias ao Minuto

16:50 - 09/05/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Alguma vez sentiu vontade de soltar um gás no contexto mais inconveniente depois de uma refeição? Toca a todos. Porém, as razões podem variar e, como lembra a nutricionista e 'personal trainer' Aline Becker, há alimentos que levam a uma maior produção de gases. 

Em entrevista exclusiva ao Sport Life, a especialista revelou os alimentos que nos provocam mais gases. Acredite que não vai voltar a olhar para eles da mesma forma.

Leia Também: Cinco alimentos que vão ajudá-lo a livrar-se da barriguinha da vergonha

1- Lactose

"Algumas pessoas nascem sem a capacidade de produzir a lactase", uma enzima que a divide em glicose e galactose, os dois componentes da lactose. Nestes casos, "há excesso de gases, diarreia, barriga inchada, distensão abdominal, desconforto e até obstipação", disse Aline.

2- Carne vermelha

“As proteínas são quebradas no lúmen intestinal por diversas enzimas pancreáticas e, após chegarem ao cólon, são fermentadas pelas bactérias, que fermentam proteína e carboidrato. Então, é por isso que depois daquela churrascada, os gases são mais fétidos."

Leia Também: O que acontece ao seu corpo quando come laranja todos os dias

3- Glúten

Alimentos com glúten "aumentam a permeabilidade intestinal e criam também uma disfunção do eixo-intestino-cérebro. Como tal, consumo exagerado de glúten pode trazer esse desconforto", referiu também Aline Becker.

4- Produtos sem açúcares

"Alimenta-se bem, faz exercício físico e depois consome chicletes sem açúcares de forma exagerada, acreditando que isso não vai ter um impacto negativo na microbiota intestinal. O erro pode estar a vir daí! Por mais que não tenham açúcar, essas pastilhas elásticas são riquíssimas em sorbitol e o nosso corpo tem uma dificuldade em processar e digerir, o que causa inchaço, diarreia, excesso de gases e indisposição. Tudo isso pode ser causado pelo alto consumo de pastilhas sem açúcar", alertou.

Leia Também: Cancro. Especialista indica alimento a evitar (e que quase todos comemos)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório