Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 22º

Árabes adiam reunião para aprovar criação de força militar conjunta

A Liga Árabe anunciou hoje o adiamento 'sine die' de uma reunião ministerial prevista para quinta-feira para aprovar a criação de um exército conjunto, visando nomeadamente combater os 'jihadistas' do grupo Estado Islâmico (EI).

Árabes adiam reunião para aprovar criação de força militar conjunta
Notícias ao Minuto

14:58 - 26/08/15 por Lusa

Mundo Ministérios

A reunião dos ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros dos países membros da organização pan-árabe tinha sido convocada para aprovar e assinar o protocolo de acordo sobre a criação de uma força conjunta árabe.

Os chefes de Estado árabes tinham anunciado no final de março, durante a sua cimeira anual, a futura criação desta força comum, cujo objetivo é agir rapidamente perante qualquer ameaça regional.

O secretariado-geral da Liga Árabe anunciou num comunicado que a reunião "foi adiada para uma data a determinar mais tarde" e não precisa as razões do adiamento, adiantando que ocorre a pedido da Arábia Saudita, apoiada pelo Bahrein, o Kuwait, o Qatar, os Emirados Árabes Unidos e o Iraque.

Vários integrantes da organização, como a Argélia, não ocultaram as suas reservas em relação à formação desta força, que foi proposta pelo presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sissi.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório