Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 21º

Comissão Europeia minimiza momento em que ministro ignorou von der Leyen

A Comissão Europeia classificou hoje de "tempestade numa chávena de chá" o alegado incidente na semana passada, durante a cimeira União Europeia/União Africana, em que um ministro dos Negócios Estrangeiros não terá reconhecido a presidente, Ursula von der Leyen.

Comissão Europeia minimiza momento em que ministro ignorou von der Leyen
Notícias ao Minuto

14:01 - 21/02/22 por Lusa

Mundo UE/África

O ministro dos Negócios Estrangeiros ugandês, Jeje Odongo, acenou ligeiramente enquanto passava por Ursula von der Leyen e não parou para a saudar, antes de apertar a mão ao presidente do Conselho da União Europeia, Charles Michel, e ao Presidente francês, Emmanuel Macron, durante um evento fotográfico.

Após uma troca de palavras com os dois homens, Odongo posou para fotografias entre Michel e Ursula von der Leyen. Macron fez então um gesto, como se quisesse apresentar a presidente da Comissão Europeia a Odongo, e a dupla encetou uma breve conversa.

Filmado, o incidente foi abundantemente comentado nas redes sociais, com muitos a criticar Michel pela sua passividade.

A cena também fez uma comparação com o chamado 'Sofagate', no ano passado, quando Ursula von der Leyen disse que se sentiu ferida e sozinha durante um encontro com o Presidente da Turquia.

Von der Leyen e Michel reuniram-se com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em Ancara, para conversações sobre as relações UE-Turquia. Mas apenas duas cadeiras foram colocadas em frente à UE e bandeiras turcas para os três líderes, e Michel tomou a cadeira ao lado de Erdogan.

Questionado hoje sobre o momento embaraçoso com o ministro dos Negócios Estrangeiros ugandês, o porta-voz principal da comissão da UE, Eric Mamer, disse que o incidente não foi de todo abordado por Ursula von der Leyen.

Mamer disse que Ursula von der Leyen está ocupada com a preocupante tensão entre a Ucrânia e a Rússia. Acrescentou que a comissão não teve qualquer papel na controvérsia que se desenrolou nos meios de comunicação social.

"Quem disse que houve um incidente? Ouviu a Comissão Europeia dizer que houve um incidente? Absolutamente não", disse Mamer. "Por favor, deixe a presidente da Comissão Europeia fora desta história... Francamente, penso que devemos evitar fazer uma tempestade numa chávena de chá".

Leia Também: Sofagate 2.0? Ministro ignora Von der Leyen e Macron 'salva' a situação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório