Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Sofagate 2.0? Ministro ignora Von der Leyen e Macron 'salva' a situação

O ministro das Relações Externas da Uganda, Jeje Odongo, passou ao lado da presidente da Comissão Europeia e só cumprimentou os dois homens presentes: Charles Michel e Emmanuel Macron. Foi o presidente francês quem 'salvou' a situação.

Sofagate 2.0? Ministro ignora Von der Leyen e Macron 'salva' a situação
Notícias ao Minuto

17:01 - 18/02/22 por Marta Ferreira

Mundo Bruxelas

Parece um 'Sofagate 2.0'. A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, voltou a ser ignorada num ato público. Desta vez, o caso ocorreu numa cimeira em Bruxelas entre a União Europeia e a União Africana.

O ministro das Relações Externas da Uganda, Jeje Odongo, ignorou por completo a alemã, dirigindo-se apenas aos dois homens na sala: o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e o presidente francês, Emanuel Macron. 

No momento em que Odongo se dirige a Charles Michel, passando ao lado de Von der Leyen, vê-se o presidente do Conselho Europeu a olhar para a presidente da Comissão Europeia. O ministro das Relações Externas da Uganda dirige-se posteriormente a Macron e é o presidente francês quem acaba por 'salvar' a situação. 

Após cumprimentar Macron, Odongo volta ao seu lugar para posar para as fotografias, entre Von der Leyen e Charles Michel, e, nesse momento, Macron faz um aceno com a mão dirigido a Von der Leyen. Só após essa 'indicação' do presidente francês é que Odongo cumprimenta Von der Leyen

Nas imagens é possível perceber o desconforto que a situação originou não só em Von der Leyen como também em Michel e Macron. A situação está a gerar bastante controvérsia no Twitter pela atitude do ministro. 

Recorde-se que em abril de 2021, aquando a deslocação do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a Ancara, houve uma grande polémica que ficou conhecida como 'sofagate'. Nesse encontro, só o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e Charles Michel tiveram direito a sentar-se em cadeiras mas Von der Leyen não, facto que levou a Comissão Europeia a protestar contra o episódio.

Nas imagens de vídeo da altura é possível ver Ursula von der Leyen e Charles Michel no palácio presidencial e a presidente da Comissão a expressar a sua surpresa com o lugar que lhe foi reservado, num sofá lateral. Já os líderes masculinos tiveram direito a sentar-se em cadeiras situadas na zona nobre do salão, enquadradas pelas bandeiras da Turquia e da UE.

A situação gerou acusações de sexismo, que a Turquia negou sempre. 

Leia Também: Von der Leyen sentiu-se "magoada e sozinha" no incidente na Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório