Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: 4.ª dose para imunossuprimidos; China repensa estratégia

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: 4.ª dose para imunossuprimidos; China repensa estratégia
Notícias ao Minuto

07:45 - 17/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Depois da reunião com peritos e responsáveis políticos no Infarmed, em Lisboa, na quarta-feira, para avaliar a situação epidemiológica em Portugal - na qual os especialistas concordaram que o pico desta vaga foi atingido no dia 28 de janeiro - o Governo reuniu-se hoje para rever as medidas em vigor.

As restrições em vigor foram, por isso, aliviadas pelo Governo em Conselho de Ministros. Consulte aqui as medidas que se alteram e as que se mantêm.

Já no resto do mundo, observamos também uma tentativa de reduzir as medidas restritivas em vigor. Na Alemanha foi ontem anunciado um plano de alívio de medidas que deverá entrar em vigor no dia 20 de março.

Este exemplo é seguido por outros países como a Suíça, ou mesmo fora da Europa Moçambique e Singapura, que anunciaram também ontem um reduzir de medidas restritivas.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite! Termina aqui mais um acompanhamento AO MINUTO dos desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no mundo. Um novo registo será aberto na manhã desta sexta-feira. 

23h15 - Brasil aprova registo do primeiro autoteste à Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil aprovou esta quinta-feira o primeiro autoteste de despiste ao vírus SARS-CoV-2. “A Anvisa aprovou esta quinta-feira (17/2) o primeiro autoteste para Covid-19 do Brasil. O produto registado pela Agência é o Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos Ltda. O produto Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno foi aprovado para uso com amostra de 'swab' nasal não profunda, com resultado após 15 minutos”, lê-se em comunicado.

22h06 - Brasil volta a registar mais de mil óbitos nas últimas 24 horas

O Brasil contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 1.128 vítimas mortais e 131.049 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo os mais recentes dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Pelo segundo dia consecutivo, o país ultrapassa a barreira dos mil falecimentos diários derivados da doença. Isto porque ontem tinham sido comunicados 1.085 óbitos. 

20h54 - Dinamarca retira-se da Algarve Cup devido a surto de Covid-19

A seleção dinamarquesa de futebol feminino anunciou hoje a retirada prematura da 28.ª edição da Algarve Cup, depois de ter sido detetado um surto com quatro casos de covid-19 na equipa.

20h52 - China repensa estratégia de "zero casos" face a pressão económica

Várias equipas na China estão a analisar uma melhor forma de o país gerir a pandemia, disse hoje um proeminente epidemiologista chinês, numa altura em que a abordagem "zero casos" está a gerar crescente impacto económico e social.

20h36 - Cabo Verde já ultrapassou meta de 85% de população vacinada

Cabo Verde já ultrapassou a meta traçada pelo Governo de vacinar 85% da população com pelo menos uma dose de vacinas contra o vírus que causa a covid-19, estando atualmente em 85,3%, conforme dados oficiais hoje divulgados.

20h07 - De Minaur garante que tem certificado de vacinação completo e autêntico

O tenista australiano Alex de Minaur garantiu hoje possuir "um registo de vacinação completamente válido, preciso e autêntico", em resposta às alegações de que está sob investigação por ter comprado ceritificados falsificados.

19h59 - PRO.VAR diz que alívio de restrições é "excelente notícia"

A PRO.VAR -- Associação Nacional de Restaurantes classificou hoje como "excelentes notícias" as medidas anunciadas hoje em Conselho de Ministros, que incluem um conjunto de alívios às restrições face à covid-19, mas pediu mais apoios para o setor.

19h50 - Trudeau declara que protestos dos camionistas devem terminar

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, declarou hoje que os protestos dos camionistas contra as restrições da pandemia devem terminar, afirmando que "já é hora de parar com essas atividades ilegais e perigosas".

"São uma ameaça à nossa economia e à nossa relação com os parceiros comerciais. São uma ameaça à segurança pública", aludiu Justin Trudeau no parlamento.

19h07 - DGS recomenda 4ª dose para imunossuprimidos e reforço para grávidas

A Direção Geral da Saúde emitiu esta quinta-feira um comunicado onde recomenda a vacinação contra a Covid-19 com a quarta dose de reforço "em pessoas com  imunossupressão  grave,  que  receberam  uma  dose  adicional para completar  o  esquema  vacinal  primário". 

19h05 - França ultrapassa as 136 mil mortes desde o início da pandemia

A França registou esta quinta-feira 92.345 casos de Covid-19 e 259 vítimas mortais, ultrapassando o marco de 136 mil óbitos desde o início da pandemia, revela a imprensa francesa. Em relação à véspera, o número de casos aumentou desceu (98.735), mas o de óbitos aumentou (244).

19h00 - Espanha regista mais 360 óbitos e 34.213 casos de Covid-19

Foram registados, nas últimas 24 horas, mais 34.213 casos de Covid-19 e 360 óbitos derivados da doença em território espanhol, mostram os mais recentes dados divulgados pelo Ministério da Saúde do país. Face ao dia anterior, está em causa uma diminuição da severidade dos valores relativos a ambos os indicadores. Isto porque, na quarta-feira, Espanha somou 444 vítimas mortais e 37.108 infeções.

18h19 - IL critica Governo por manter máscaras obrigatórias nas escolas

A Iniciativa Liberal criticou hoje o Governo por, apesar do alívio das medidas devido à covid-19, ter mantido obrigatório o uso das máscaras em espaços fechados, nomeadamente nas escolas, considerando que esta é "uma falha grave" do executivo.

18h18 - Chega espera "pacote de apoio" para setores mais afetados por restrições

O Chega considerou hoje que o alívio de restrições anunciado pelo Governo deve ser acompanhado por um "pacote de apoio económico aos setores mais afetados" pela pandemia, como a restauração, hotelaria ou espaços de diversão noturna.

18h17 - Hospitais de Hong Kong atingem 90% da capacidade com infeções a aumentar

Os hospitais de Hong Kong atingiram hoje 90% da capacidade e as instalações de quarentena estão no limite, revelaram as autoridades, que lidam com um número recorde de casos de covid-19. 

Para aliviar a pressão sobre o sistema de saúde da cidade, as autoridades indicaram que iam adotar uma abordagem diferente das políticas de hospitalização e isolamento e permitir que alguns pacientes tivessem alta mais cedo.

18h11 - Bastonário dos Médicos diz que novas medidas são "bem-vindas"

O bastonário da Ordem dos Médicos disse hoje serem "bem-vindas" as medidas de alívio das restrições de controlo à covid-19, numa altura em que o país está numa "fase especial" da pandemia e em condições de projetar o futuro.

18h04 - Novos casos continuam a cair em Itália. Foram 57.890 desde ontem

O ministério da Saúde italiano registou mais 320 mortes e 57.890 casos de Covid-19, de acordo com o boletim divulgado esta quinta-feira.

As regiões italianas têm vindo a atualizar os dados pelo que, dos 320 óbitos reportados, 55 não se referem às últimas 24 horas, mas a dias anteriores. 

17h38 - Levantamento de restrições é "ótima notícia" mas é preciso mais confiança

O levantamento de restrições hoje anunciado pelo Governo "é uma ótima notícia, mas é preciso aumentar confiança dos consumidores e agentes económicos", disse à Lusa a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

17h34 - Mais 23.754 pessoas vacinadas com a dose de reforço em Portugal

Portugal administrou, nas últimas 24 horas, mais 23.754 doses de reforço da vacina contra a Covid-19. De acordo com o Relatório de Vacinação divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), um total de 5.759.386 já foi alvo dessa vacinação de reforço.

17h33 - Alívio de restrições transmite mensagem que a "ciência funciona"

O virologista Pedro Simas afirmou que concorda "em absoluto" com o levantamento das restrições anunciado hoje pelo Governo, alegando que transmite a mensagem de que a "ciência funciona" no controlo da pandemia de covid-19. 

"Uma coisa que me alegra nesta decisão do Governo é a mensagem muito clara que a ciência funciona, que as vacinas funcionam", disse o investigador do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa.

17h12 - África do Sul aprova uso de comprimido do laboratório Merck

O regulador do setor dos medicamentos na África do Sul anunciou hoje que tinha aprovado a utilização do comprimido contra a covid-19 do laboratório Merck, destinado a adultos de alto risco.

17h00 - Reino Unido soma menos de 52 mil casos e 183 mortes em 24 horas

O Reino Unido registou, no último dia, 51.899 novos casos de covid-19 e 183 mortes associadas ao vírus, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelas autoridades de saúde. Os dados representam uma redução ligeira em relação a ontem, quando o país reportou 54.218 testes positivos e 199 mortes.

16h43 - EMA insiste que é preciso esperar por resultados de ensaios sobre 4ª dose

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) insistiu hoje que "não há dados suficientes" para decidir sobre a necessidade e o intervalo de tempo para possíveis reforços adicionais da vacinação contra a covid-19.

16h40 - De Miñaur investigado por utilização de certificado de vacinação falso

O tenista australiano Alex de Miñaur, 32.º classificado do ranking mundial, é uma das pessoas investigadas pela justiça espanhola por alegada utilização de certificados de vacinação falsos, noticia hoje a AFP, citando fonte policial espanhola.

16h37 - Tiago Barbosa Ribeiro diz que é tempo de "virar a página da pandemia"

O Governo anunciou, esta quinta-feira, as medidas que permitirão um alívio das restrições até agora implementadas para combater a pandemia de Covid-19. A novidade foi celebrada por Tiago Barbosa Ribeiro, vereador do Partido Socialista (PS) na Câmara Municipal do Porto, que concorda que o país se encontra no momento certo para "virar a página da pandemia", dando início a um novo "ciclo".

16h30 - Presidente Ignazio Cassis testa positivo à Covid-19

O presidente da Suíça, Ignazio Cassis, testou positivo para o vírus SARS-CoV-2. Segundo o governo do país, Cassis está bem e sem sintomas. Em comunicado, é explicado que o presidente realizou um teste PCR na quarta-feira e “ficou em isolamento, esta manhã, assim que soube o resultado”.

16h13 - Bares e discotecas do Porto congratulam-se com fim da exigência de teste

As Associação Bares da Movida do Porto e da Zona Histórica congratularam-se hoje com o fim da obrigatoriedade de um teste negativo à covid-19 no acesso aos espaços, considerando-o um passo importante para a retoma do setor.

16h13 - Fim das restrições essencial para "reconquistar confiança", diz a APCC

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) congratulou-se hoje com o fim dos limites de lotação e da necessidade de certificado digital na restauração, destacando a importância do fim destas restrições para "reconquistar a confiança dos agentes económicos".

16h00 - França já identificou mais de 300 mil certificados falsos. Há 15 detidos

Desde a criação do passe sanitário, em França, no verão passado, já foram identificados 343.000 passes falsos. Na região de Lyon, em particular, 15 pessoas foram detidas nas últimas semanas por terem alegadamente falsificado este tipo de documento.

15h45 - Médicos de saúde pública consideram medidas de alívio adequadas

A Associação de Médicos de Saúde Pública considerou que as medidas de alívio das restrições de controlo da Covid-19, hoje anunciadas, são adequadas à realidade epidemiológica do país, à exceção do fim do isolamento dos contactos de alto risco.

15h26 - Alívio de restrições para bares e discotecas recebido "com alegria" a Sul

O presidente da Associação de Discotecas do Sul e Algarve (ADSA) reagiu hoje "com satisfação e alegria" ao fim da obrigatoriedade de apresentação de teste negativo à Covid-19 ou de certificado digital para aceder aos bares e discotecas.

15h25 - Governo envia já hoje medidas de alívio das restrições ao Presidente

A ministra de Estado e da Presidência afirmou que as medidas de alívio das restrições por causa da Covid-19 seguirão hoje mesmo para promulgação por parte do chefe de Estado e deverão entrar em vigor nos próximos dias.

15h20 - Covid-19. 1,1 milhões de crianças perderam o pai ou mãe na pandemia

Pelo menos 1,1 milhões de crianças (1.134.000) no mundo ficaram órfãos durante a pandemia de Covid-19, segundo dados das Aldeias de Crianças SOS.

14h22 - "Somos apenas crianças", dia a carta de uma menina que não queria usar máscara

Maci Young é aluna do 4.º ano de uma escola de Nova Jérsia, nos EUA. Em janeiro, recusou-se, de forma educada, a não colocar a máscara contra a Covid-19 durante as aulas.

"Somos apenas crianças  e gostaríamos de fazer coisas de crianças", escreveu a menina na carta.

14h20 - Açores com 763 novos casos de Covid-19 e 10.845 infeções ativas

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 763 novos casos de Covid-19 e 1.033 recuperações, registando hoje 10.845 infeções ativas, informa a Autoridade de Saúde Regional.

14h10 - Portugal regista mais 16.488 casos e 42 mortes por Covid-19

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal contabilizou nas últimas 24 horas mais 42 mortes e 16.488 novos casos. 

Em relação ao dia de ontem estão, neste momento, menos 119 pessoas internadas em unidades hospitalares, num total de 2.022, sendo que destas 132 estão em UCI, menos dez do que na quarta-feira. 

14h00 - Portugal continental entra em situação de alerta e deixa calamidade

Portugal continental vai deixar de estar em situação de calamidade para entrar em alerta devido à pandemia de Covid-19, foi hoje aprovado pelo Governo.

13h50 - Número de mortes por Covid-19 "é ainda muito elevado", diz Governo
 
A ministra da Presidência afirmou hoje que o número de mortes por Covid-19 "ainda é muito elevado" em Portugal, o que não permite ao Governo levantar a totalidade das medidas de controlo da pandemia.
  

13h42 - Eis o que se mantém:

  • Exigência de teste negativo para visitas a lares ou a pacientes internados em estabelecimentos de saúde;
  • Uso de máscara em espaços interiores.

13h30 - Eis o que muda:

13h05 - "Governo decidiu hoje avançar com o alívio de algumas restrições", anuncia a ministra Mariana Vieira da Silva

Depois de o Governo ter estado reunido em Conselho de Ministros, começa a conferência de imprensa.

12h40 - "A pandemia vai desaparecer em termos formais", defende Henrique Oliveira

O matemático do Instituto Superior Técnico comentou a atualidade e o futuro que prevê para a pandemia em Portugal, mostrando-se positivo, por haver uma "saturação dos casos".

11h50 - Israel vai suspender certificado de vacinação à medida que casos diminuem

O primeiro-ministro de Israel anunciou que o certificado de vacinação contra o coronavírus do país será suspenso à medida que os novos casos diários continuam a diminuir. Naftali Bennett disse, esta quinta-feira, depois de se reunir com as autoridades de saúde, que a vaga de Ómicron no país "foi ultrapassada" e que serão anunciados também alívios noutras medidas de restrição impostas para combater a Covid-19.

11h40 - Japão decide aliviar medidas nas fronteiras... Mas não para turistas

O Japão anunciou, esta quinta-feira, que vai facilitar as medidas de contenção da pandemia nas fronteiras, aligeirando o veto à entrada de estrangeiros no país e limitando a exigência de quarentenas.

11h30 - "A fração mais frágil da população está completamente protegida"

O Coronel Penha Gonçalves marcou presença, na manhã desta quinta-feira, no centro de vacinação em Vila Nova de Gaia, onde afirmou que “a fração mais frágil da população está completamente protegida”.

10h50 - Mulher não vacinada morre após dar à luz. "Temos de parar este massacre"

Uma mulher de 33 anos, não vacinada, acabou por morrer com Covid-19 após dar à luz um bebé prematuro, em Nápoles, Itália. Este caso é mais um entre os vários que têm acontecido em Itália, em especial na região da Campânia. 

10h30 - Pandemia custou 330 mil milhões de euros à Alemanha

A pandemia já custou à Alemanha cerca de 300.000 milhões de euros em 2020 e 2021, segundo o instituto alemão ifo, que calcula que este valor é equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2019.

09h59 - "Vamos entrar numa nova fase"

O virologista Pedro Simas indicou, em entrevista à CNN Portugal, que, dada a taxa de vacinação em Portugal, "muito dificilmente o vírus terá um comportamento pandémico", referenciando a baixa taxa de mortalidade. "Independentemente de ser endemia ou pandemia, o que importa é que vamos entrar numa nova fase", acrescentou.

08h45 - Hong Kong vai ter 10 mil quartos de hotel para isolamento Covid-19

O governo da cidade de Hong Kong planeia disponibilizar 10 mil quartos de hotel para infetados que contraíram Covid-19, tendo em conta a subida no número de casos registada nos últimos dias. 

08h40 - Oficial das FA dos EUA garante isenção religiosa para não tomar vacina

Um juiz federal do estado norte-americano da Geórgia permitiu que uma militar da Força Aérea permanecesse não-vacinada contra a Covid-19 temporariamente por motivos religiosos, neste caso relacionados com a ligação entre a vacinação e o aborto.

08h35 - Sabia que 90 minutos de exercício após vacina pode aumentar proteção? 

Fazer exercício físicos após a toma da vacina contra a gripe ou a Covid-19 contribui para aumentar a resposta imunitária do organismo, de acordo com um estudo publicado pela revista científica Brain, Behavior, and Immunity.

08h30 - Apesar dos riscos, Fauci defende que é tempo de voltar à normalidade

O principal epidemiologista do Governo norte-americano, Anthony Fauci, disse na quarta-feira ser tempo de regressar à normalidade, a pouco e pouco, apesar dos riscos que a Covid-19 ainda apresenta. Em declarações à Reuters, o especialista realça os esforços realizados pelos estados norte-americanos no controlo da pandemia, face ao crescente ‘cansaço pandémico’ da população.

08h00 - Saiba oito sintomas comuns da Ómicron

Um estudo norueguês, publicado na revista Eurosurveillance e citado pelo The Sun, identificou os principais sintomas desta variante do SARS-CoV-2. Veja quais são aqui.

07h50 - Alemanha soma mais 235.626 casos e 261 mortes em apenas 24 horas

A Alemanha soma, esta quinta-feira, 235.626 casos de Covid-19 e 261 óbitos relacionados com a doença. A incidência semanal segue a descer, pelo quinto dia consecutivo.

07h35 - Camionistas canadianos terminam bloqueio na fronteira com Estados Unidos

Os camionistas canadianos terminaram hoje o bloqueio ao longo da fronteira com os Estados Unidos, mas ainda se mantêm em Otava, onde as tensões aumentaram quando a polícia tentou acabar com o protesto contra as restrições da Covid-19.

07h30 - Recuperados apresentam mais riscos para problemas de saúde mental

As pessoas que recuperaram da Covid-19 têm uma probabilidade significativamente maior (60%) de sofrer de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, indica um estudo publicado quarta-feira pela revista científica British Medical Journal (BMJ).

07h25 - República Dominicana levanta todas as restrições

Todas as restrições relacionadas com a pandemia de Covid-19 na República Dominicana foram suspensas na quarta-feira, anunciou o Presidente, Luis Abinader, numa declaração pública.

07h20 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior através deste link.

Leia Também: AO MINUTO: Que sugerem os especialistas?; Reino Unido vacina crianças

Recomendados para si

;
Campo obrigatório