Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

"A pandemia vai desaparecer em termos formais", defende Henrique Oliveira

O matemático do Instituto Superior Técnico comentou a atualidade e o futuro que prevê para a pandemia em Portugal, mostrando-se positivo, por haver uma "saturação dos casos".

"A pandemia vai desaparecer em termos formais", defende Henrique Oliveira
Notícias ao Minuto

12:37 - 17/02/22 por Beatriz Maio

País Covid-19

Henrique Oliveira, matemático do Instituto Superior Técnico, marcou presença na quarta-feira no CNN Prime Time para debater com o virologista Pedro Simas e o pneumologista Filipe Froes sobre a atualidade e futuro da pandemia no nosso país.

O matemático afirmou haver uma “saturação dos casos”, o que se divide entre os vacinados com a 3.ª dose – “vacinação que dá imunidade” –, a taxa das pessoas que já apanharam a doença e as vítimas mortais que provocou. Nas palavras de Henrique Oliveira, “já não temos árvores na floresta para arder mais”.

Explicou que não arrisca falar em “imunidade de grupo”, sendo que é um vírus que tem muitas mutações e “a imunidade nunca é total”, acrescentando que “acaba por haver sempre bolsas em que o vírus continua residente – a tal questão da endemia – e quando chega a fase sazonal, zona do outono, início do inverno, o vírus tem campo para se voltar a espalhar e portanto nunca atingimos aquela imunidade de grupo que elimina a doença”.

Henrique Oliveira acredita que nunca iremos atingir a imunidade de grupo, porque “o vírus vai continuar a manter-se residente”. Esclareceu que os três especialistas argumentam que a Covid-19 “precisa do ser humano, não consegue sobreviver cá fora. Portanto vai haver sempre um número de infeções que vai sustentar a existência deste vírus”, concluindo que “a pandemia vai desaparecer em termos formais”.

Leia Também: "A fração mais frágil da população está completamente protegida"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório