Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Pandemia custou 330 mil milhões de euros à Alemanha

A pandemia já custou à Alemanha cerca de 300.000 milhões de euros em 2020 e 2021, segundo o instituto alemão ifo, que calcula que este valor é equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2019.

Pandemia custou 330 mil milhões de euros à Alemanha
Notícias ao Minuto

10:19 - 17/02/22 por Lusa

Economia Covid-19

Num comunicado do ifo hoje divulgado, o chefe de previsões do instituto, Timo Wollmershäuser, afirmou que, "sem a crise, a economia alemã teria crescido 1,3% ao ano durante aqueles anos".

"Para este cálculo, baseamo-nos nas previsões económicas do ifo de dezembro de 2019 para os anos 2020 e 2021", disse Wollmershäuser, referindo-se ao custo da pandemia.

O instituto recorda que essas previsões estavam de acordo com as de outros peritos alemães em investigação económica e com as do Bundesbank, o banco central alemão.

O presidente do ifo, Clemens Fuest, disse que esta era "a pior crise económica desde a Grande Depressão dos anos 30" e acrescentou que, "por conseguinte, era correto que o Governo alemão desse estabilidade à economia de uma forma decisiva".

Fuest salientou que esta ação governamental tinha tido lugar "não só com uma política económica clássica orientada para a procura, mas também através da estabilização dos mercados financeiros e da prestação de apoio temporário aos trabalhadores por conta de outrem, aos trabalhadores independentes e às empresas".

Acrescentou que as consequências da crise serão um aumento da dívida pública, um agravamento da formação e um impulso à digitalização, o que tem como efeito a mudança da economia através do teletrabalho e do comércio eletrónico.

O ifo recorda que há exatamente dois anos a pandemia atingiu a Europa e que a economia alemã diminuiu 4,6% em 2020 e depois recuperou 2,7% em 2021.

Na opinião de Wollmershäuser, isto significa que a economia alemã "teve um desempenho muito abaixo do potencial".

Leia Também: Repsol regista lucro de 2,5 mil milhões e regressa a níveis pré-pandemia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório