Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Mais um doente curado. Ministra antecipa semanas "duras"

Acompanhe as últimas atualizações sobre o novo coronavírus por cá e lá fora, ao minuto.

AO MINUTO: Mais um doente curado. Ministra antecipa semanas "duras"
Notícias ao Minuto

13:40 - 14/03/20 por Mafalda Tello Silva e Natacha Nunes Costa

Mundo Coronavírus

No primeiro fim de semana após o Governo ter decretado estado de alerta em todo o país até ao dia 9 de abril e ter anunciado diversas medidas em Portugal para conter a pandemia, o país continua sem registo de mortos devido ao novo surto do coronavírus, contando com 169 casos confirmados e um caso recuperado Um outro doente, internado no Hospital de Matosinhos, também já está curado, de acordo com fonte hospitalar. 

Esta sexta-feira, a Sonae Sierra anunciou que todas as lojas dos 21 centros comerciais geridos pela empresa poderão abrir até às 12h00 e encerrar a partir das 20h00, como medida de prevenção. Os supermercados Pingo Doce já tinham indicado que passarão a fechar "no máximo" às 19h00.

Na próxima segunda-feira, todas as escolas, públicas ou privadas irão encerrar, sendo que discotecas e bares já se encontram de portas fechadas. Há também limitações para shoppings e restaurantes. Foi ainda proibido o desembarque de passageiros de navios de cruzeiro, exceto dos residentes em Portugal, e foram suspensas as visitas a lares em todo o território nacional.

Acompanhe aqui AO MINUTO a evolução do surto em Portugal e em todo o mundo

23h58 - Donald Trump testou negativo para Covid-19. O presidente norte-americano foi submetido ao exame depois de se ter reunido com o presidente brasileiro Jair Bolsonaro e um membro do staff, que testou positivo.

23h30 - Autoridade Marítima Nacional interdita aglomeração de pessoas em todas as  praias do país de forma  a minimizar a probabilidade de disseminação da Covid-19

23h00- Os meios espanhóis estão a avançar que a mulher de Pedro SánchezBegoña Gómez, testou positivo para Covid-19. De recordar que o primeiro-ministro espanhol anunciou esta noite, em conferência de imprensa, medidas severas para conter a propagação do coronavírus no país. 

22h30 - Mais um doente infetado com o novo coronavírus curado. Paciente, com cerca de 60 anos, estava internado no Hospital Pedro Hispano e já recebeu alta hospitalar, depois de ter testado negativo nas duas análises. 

22h16 - Os portugueses não faltaram à homenagem aos profissionais de saúde, nesta altura difícil de pandemia de Covid-19. O gesto simbólico foi feito a partir das janelas e varandas. 

22h13 - A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu hoje que algumas unidades hospitalares partiram para o combate ao Covid-19 com 'stocks' baixos de máscaras de proteção e anunciou um reforço de um milhão de unidades deste equipamento.

22h00 - O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, mostrou-se comovido com o vídeo de italianos a cantarem o hino, das suas respetivas varandas.

"O espírito humano não para de me surpreender. Apesar da crise mundial que enfrentamos, as pessoas encontram maneira de ser solidárias. Estou muito comovido e orgulhoso. É desta forma que vamos vencer o coronavírus", escreveu no Twitter.

21h54 - O estado de Lousiana, nos EUA, reportou este sábado a primeira vítima mortal da Covid-19, lê-se num comunicado oficial. Trata-se de um homem, de 58 anos, que apresentava outros problemas de saúde. 

21h51 - As forças armadas da Venezuela fazem no domingo exercícios com vista ao encerramento de cidades no âmbito da prevenção da propagação do vírus da pandemia Covid-19, anunciou hoje o ministro da Defesa, Vladimir Padrino López.

21h45 - A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, assegurou hoje que os critérios para a utilização de ventiladores em doentes com Covid-19 será sempre a gravidade da doença e nunca a idade.

21h43 - Perto de quatro dezenas de pessoas que seguiam numa viagem do México para Barcelona e tiveram de parar de emergência no Aeroporto das Lajes, nos Açores, estão em quarentena em hotéis na ilha Terceira.

21h40 - MAR Shopping Matosinhos e MAR Shopping Algarve permitem a lojistas a flexibilização dos seus horários, podendo estes ajustar o funcionamento dos seus espaços para o período das 12h00 às 20h00, explica o grupo Ingka Centres num comunicado enviado às redações.

21h15 - A Carris anunciou um reforço das medidas de prevenção mas mantém oferta.

Eis algumas das medidas: 

  • A partir de domingo, "a entrada nos veículos da Carris, autocarros e elétricos passará a ser realizada através da porta traseira, de modo a reduzir o contacto físico com os tripulantes"
  • Serão colocadas "fitas delimitadoras do posto do tripulante" durante a próxima semana
  • Os clientes deverão adotar as regras que já estão habituados a utilizar em outros modos (nomeadamente no Metropolitano e na CP), ou seja, deixar os passageiros sair primeiro antes de entrarem na viatura"
  •  A venda de tarifas de bordo está "suspensa por tempo indeterminado" e "as validações por parte dos passageiros são facultativas"

20h44-  O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) aconselhou hoje os tripulantes de cabine da TAP a não voarem caso não exista a bordo material de proteção que mitigue a propagação de Covid-19. O sindicato refere que solicitou, na sexta-feira "uma vez mais, à TAP Air Portugal que sejam implementadas medidas adicionais que mitiguem a propagação do vírus", mas queixa-se que não obteve resposta. 

20h35 - À semelhança do sucedido em Itália, nas varandas dos prédios de Espanha está a ser entoada música para atenuar as consequências do isolamento social forçado imposto pelo governo. Também de Espanha, de Madrid, chegam registos do recurso a drones para 'obrigar' pessoas a abandonarem as ruas.

20h20 - A Autoridade de Saúde Regional dos Açores adiantou hoje que está a aplicar uma nova definição de caso suspeito de infeção pelo novo coronavírus A nova definição de caso, transmitida através de uma circular normativa da Direção Regional da Saúde, é "mais restritiva do que a nacional, com o objetivo de reforçar a proteção da saúde da população dos Açores".

20h10 - Depois de ter decretado quarentena, também Espanha anuncia as medidas para conter a Covid-19. Após uma longa reunião com o conselho de ministros, o governo espanhol decretou o estado de alerta no país nos próximos 15 dias e aplicou restrições à circulação, sendo que a população só pode sair de casa para "comprar alimentos e medicamentos"

19h45 - França reforça as medidas para conter a propagação do novo coronavírus. Numa comunicação ao país, Edouard Philippe anunciou  que apenas hospitais, farmácias, bombas de gasolina e supermercados permaneceram em funcionamento. Bares, restaurantes e serviços similares terão de fechar.

19h14 - Por cá, estão confirmados mais três casos em Arcos de Valdevez e o primeiro caso de infeção em Monção. Além destes, o Hospital Santa Maria detetou mais quatro casos positivos de Covid-19, além dos dois casos conhecidos na quarta-feira, após um "rastreio rigoroso" aos doentes internados nas enfermarias de Medicina, disse à Lusa uma fonte do hospital.

19h10 - A nível global, o novo coronavírus já matou 5.764 pessoas no mundo e ultrapassou os 150.000 infetados, de acordo com os dados mais recentes. 

19h08 - A Noruega, país que regista duas mortes por Covid-19, anunciou que vai fechar os portos e aeroportos e reforçar os controlos fronteiriços a partir de segunda-feira. A Letónia também tomou medidas, decidindo fechar as fronteiras a partir de terça-feira.

19h05 - Chiara Gribaudo, deputada italiana do Partido Democrática, anunciou através das redes sociais ter contraído a doença Covid-19. 

18h45- Respondendo às perguntas dos jornalistas, Marta Temido explicou que se avizinham semanas difíceis no combate à Covid-19. "Antecipamos que as próximas semanas sejam duras", disse a ministra. 

18h30 - A Ministra da Saúde apelou novamente ao cumprimento do isolamento social. "Isso é mesmo uma prática que é para ser levada a sério". "É muito importante que todos colaborem e que as pessoas percebam e transmitam que se estamos num momento de contenção e de apelo ao isolamento social é para levar a sério",  disse.

"Entrámos numa fase de crescimento exponencial da epidemia"

Em conferência de imprensa, Marta Temido referiu que "entrámos numa fase de crescimento exponencial da epidemia" , alinhada com aquilo que estão a enfrentar outros países europeus. 

A ministra revelou ainda que o Governo esteve durante todo o dia -  "e vamos continuar, amanhã fa-lo-emos novamente" - , a trabalhar com as autoridades de saúde no sentido do "redesenho daquilo que são os fluxos de tratamento". 

"Estamos a passar de uma fase de tratamento em hospitais, em que todos os casos maioritariamente são internados, para uma fase em que, com o aumento do número de casos, será passado para uma fase de tratamento em casa, em ambulatório, e isso implica uma redefinição de fluxos de tratamentos", indicou Marta Temido, em linha com aquilo que já havia dito anteriormente. 

Nos próximos dias, revelou, os doentes que contactarem a  Linha de saúde 24 e depois o contacto com o estabelecimento de saúde, passam a ter um internamento em  casa.  Em caso de sintomas muito graves, os doentes irão para hospital, justificando-se apenas o internamento em casos de sintomas de graves. 

"Nos hospitais, vamos avançar para uma fase em que todos os hospitais têm de receber doentes com Covid-19", fez saber, acrescentando que também os cuidados de saúde primários vão apoiar no tratamento de doentes. 

17h58 - A Reuters dá conta da primeira morte por Covid-19 em Nova Iorque. Trata-se de uma mulher de 82 anos. 

17h47 - Detetado primeiro caso de infeção por Covid-19 em Monção, confirma a Câmara Municipal, apelando ao cumprimento das medidas de prevenção e contenção.

17h45 - O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, solicitou hoje ao Governo da República a suspensão "urgente" de todos os voos do exterior do arquipélago, devido ao surto de Covid-19.

17h35 - Número de mortos em Itália subiu 175 nas últimas 24 horas, elevando o número global para 1.441. No boletim abaixo, os dados da proteção civil italiana por região. 

Notícias ao MinutoA região da Lombardia continua a ser a mais afetada© Reprodução

17h20- O número total de mortos na Lombardia, a região italiana mais afetada pelo surto de Covid-19, aumentou para 966, confirmaram as autoridades de saúde. O número de novos casos subiu de 1,865 para 11,685, afirmou Giuliu Gallera, numa conferência de imprensa, este sábado.

17h07- À semelhança do que decidiu a Madeira, os Açores também vão ordenar quarentena aos passageiros que cheguem de fora à região

16h26 - Por cá, já se organiza uma homenagem aos profissionais de saúde, pelas 22 h deste sábado. Uma homenagem diferente, a partir da janela de sua casa. Alinha?

16h20 - De acordo com a imprensa britânica, os Estados Unidos deverão estender a proibição de voos também ao Reino Unido, depois de já o terem feito durante a semana aos países da União Europeia. Em conferência de imprensa, Donald Trump confirmou que novas restrições irão ser anunciadas em breve. "Já avaliámos a situação e a medida vai ser anunciada", afirmou o presidente norte-americano. 

15h55 - A emissão de domingo do programa Got Talent Portugal será suspensa, informou a RTP através de um comunicado enviado às redações.

15h53 - A Medeia Filmes decidiu encerrar o Espaço Nimas, em Lisboa, de 16 de março a 15 de abril, contando poder reabri-lo no dia 16 de abrilOs espectadores que já adquiriram bilhetes para sessões entre estas datas serão reembolsados, informou a Medeia Filmes num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

15h42- Para responder à preocupação sobre a escassez de ventiladores nos hospitais, um português criou um site -  'Project Open Air' - , pedindo ajuda no sentido de criar soluções. Até agora, mais de 1.400 especialistas já se juntaram à iniciativa

15h34 - O Metropolitano de Lisboa (ML) anunciou hoje um reforço das medidas de limpeza e de higienização das carruagens e o encerramento de alguns espaços existentes nas estações, no âmbito das medidas de prevenção da propagação de Covid-19. 

  • Haverá um reforço de limpeza nas estações com desinfeção das áreas físicas de maior contacto manual (máquinas de venda de títulos, corrimãos, puxadores e elevadores) e da higienização do interior das carruagens.
  • Empresa vai encerrar o "Espaço Bebé" da estação da Alameda e as instalações sanitárias existentes nas estações do Marquês de Pombal, São Sebastião, Campo Grande, Terreiro do Paço, Aeroporto, Oriente e Rossio.

15h22 - Em linha com as medidas extraordinárias tomadas para conter o vírus, os ginásios Fitness Hut encerram a partir de hoje. "Durante este período, a sua adesão estará suspensa e, consequentemente, não será debitado nenhum valor", refere a cadeia de ginásios em comunicado

14h50 - A agência de notação financeira Standard and Poor's (S&P) considera que os riscos para Portugal do surto do novo coronavírus são "consideráveis", dada a exposição da economia ao setor do turismo, e prevê um défice em 2020.

14h58 - A Juventude Popular (JP) instou hoje o Governo a aplicar medidas adicionais de contenção à pandemia da doença Covid-19, entre as quais, a conversão de unidades hoteleiras em hospitais temporários e o tratamento de doentes ligeiros em quartéis.

14h46 - A Câmara de Madrid decidiu fechar todos os parques da capital devido à aglomeração de pessoas registadas durante a manhã de hoje. A informação foi avançada por fontes municipais, que especificaram que encerramento será às 16h00 locais (15h00 em Lisboa).

14h17 - A campanha política nos Estados Unidos vai passar a 'modo virtual'. Os candidatos passam a comunicar com votantes através de videoconferência ou telefone.

14h08 - O secretário de Estado da Saúde Pública de Angola afirmou hoje que já foram rastreadas 104 pessoas por suspeitas de estarem infetadas com Covid-19, dos quais 99 tiveram resultado negativo e outros cinco "estão a ser processados".

14h05 - A Malo Clinic vai restringir a atividade na prestação de serviços de medicina dentária, mantendo a prestação de serviços dentários de urgência, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.

14h01 - Macau acaba de anunciar que a partir da meia-noite de terça-feira quem chegar de praticamente toda a Europa, incluindo Portugal, e dos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Egito, Austrália e Nova Zelândia, terá de ficar em quarentena.

13h57 - As medidas extraordinárias e urgentes de resposta ao surto de Covid-19 aprovadas pelo Governo e promulgadas na sexta-feira pelo Presidente foram hoje publicadas em Diário da República.

13h52 - Federação sérvia de futebol anunciou, em forma de comunicado emitido nas plataformas oficiais ao início da tarde deste sábado, que os testes levados a cabo junto do presidente, Slavisa Kokeza, acusaram positivo para coronavírus Covid-19.

13h49 - A Câmara dos Representantes norte-americana aprovou hoje a legislação que permite ajudar diretamente os norte-americanos que sofrem a nível psicológico, emocional e financeiro com o surto do novo coronavírus no país.

13h45 - Uma petição pública com mais de 36 mil assinaturas pede quarentena obrigatória e fecho de fronteiras em Portugal. “Portugal deveria adotar medidas mais drásticas para a contenção do vírus”, lê-se no texto da petição. O mesmo documento elogia a atuação em Macau e diz que só com a aplicação destas medidas, durante três ou quatro semanas, "poderemos evitar verdadeiramente que o Covid-19 se propague na comunidade de forma descontrolada e assegurar uma resposta eficaz e sustentada por parte dos serviços de saúde”.

13h31 - O Governo Regional da Madeira decretou hoje que todos os passageiros que aterrem nos aeroportos da Madeira e Porto Santo ficam em situação de quarentena e isolamento social obrigatório a partir das 00h00 de domingo.

13h26 - O Governo espanhol acaba de decretar quarentena para todo o país. Todas as deslocações que não sejam estritamente essenciais estão proibidas. Medida deverá durar pelo menos 15 dias. De acordo com o último balanço, o número de mortos em Espanha subiu para 136, sendo que o número de infetados é de 5.553. 

12h47 - O primeiro-ministro português discute no domingo, por teleconferência, com o presidente do Governo de Espanha "ações coordenadas" na União Europeia e a "gestão da fronteira comum dos dois países" devido ao surto de Covid-19, foi hoje anunciado.

12h46 - O primeiro-ministro acaba de anunciar que, na segunda-feira de manhã, irá ter lugar uma reunião por videoconferência dos Ministros da Administração Interna e da Saúde da União Europeia (UE) para definir medidas de controlo sanitário nas fronteiras internas e externas da União Europeia. Durante o fim de semana decorrem ações conjuntas da GNR, SEF e DGS para ações pontuais de controlo da fronteira terrestre.

12h43A Lituânia anunciou que fechará hoje à tarde as fronteiras a cidadãos estrangeiros para evitar a propagação do novo coronavírus neste país báltico, com sete casos confirmados entre a população de 2,8 milhões de habitantes.

12h33 - A eucaristia dominical celebrada pelo Bispo do Algarve será transmitida, este domingo, em live streaming através dos canais digitais da Diocese do Algarve, a partir das 11h00 da manhã.

12h30 - A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) recomendou hoje o encerramento de clínicas e consultórios de medicina dentária ou adiamento das consultas programadas que não sejam urgentes e por tempo indeterminado.

12h15 - A Câmara Municipal de Espinho revelou hoje a confirmação dos dois primeiros casos de Covid-19 nesse concelho do distrito de Aveiro, apontando-os como "circunscritos".

12h14 - A urgência do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, confirmou o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus num homem que foi conduzido ao hospital de São João, no Porto, disse hoje à Lusa fonte hospitalar.

11h55 - De acordo com o novo balanço da Direção-Geral de Saúde, divulgado no final da manhã de hoje, em Portugal, o número de casos confirmados subiu para 169, mais 57 doentes do que ontem. Há 1.704 casos suspeitos, dos quais 126 se encontram à espera de resultado laboratorial, e 5.011 pessoas estão sob vigilância pela autoridade. Dez dos 169 pacientes infetados estão nos Cuidados Intensivos (UCI). Não há registo de vítimas mortais.

11h53 - O Ruanda registou o primeiro caso confirmado do novo coronavírus, um cidadão indiano que chegou ao país na passada semana, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

11h48 - O Vietname confirmou este sábado mais cinco casos de coronavírus, incluindo um cidadão britânico, um checo e três vietnamitas. São 53 casos confirmados com Covid-19 no país, 16 já recuperados.

11h43 - A Apple anunciou que vai fechar todas as suas lojas fora da China até 27 de março para tentar conter a disseminação do novo coronavírus, revelou o presidente da empresa, Tim Cook.

11h37 - A televisão estatal do Irão noticiou hoje que o surto do novo coronavírus matou mais 97 pessoas, elevando o balanço de mortes, no país, para 611, em 12.729 casos confirmados.

11h23 - A Malásia anunciou 41 novos casos de Covid-19, este sábado, todos ligados a um evento religioso nos arredores de Kuala Lumpur, no qual participaram cerca de 10 mil pessoas de vários países. Este país do sudoeste asiático conta já com 238 pessoas infetadas com o novo coronavírus.

11h16 - A Diocese do Algarve anunciou, durante esta manhã, que suspendeu as visitas à Sé de Faro e à de Silves para evitar os habituais aglomerados de visitantes que se concentram naqueles espaços e combater a propagação da doença Covid-19.

11h09 - A Comissão Nacional de Saúde da China recomenda aos pacientes que receberam alta após contaminação pelo novo coronavírus que façam uma quarentena de 14 dias em casa após recuperarem da doença, noticia hoje a cadeia estatal CCTV.

11h00 - O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra implementa a partir de segunda-feira dois postos de atendimento prévio para avaliação da situação dos doentes e acompanhantes, na sequência da Covid-19.

10h58 - A Rússia fechará, a partir das 00h00 de domingo, as fronteiras terrestres com a Noruega e a Polónia, para evitar a propagação no novo coronavírus, informou hoje o primeiro-ministro russo num comunicado.

10h46 - Com base em dados atualizados às 9h00 de hoje, no total, o número de pessoas infetadas desde dezembro pelo novo coronavírus no mundo aumentou para 143.400 e o número de mortes subiu para 5.402.

10h43 - Tem de ir à farmácia? Saiba que as farmácias únicas nas localidades sem cobertura farmacêutica a um raio de dois quilómetros devem garantir o atendimento ao público por postigo ou sem entrada de utentes nas instalações por causa do surto de Covid-19.

10h41 - O Lidl acaba de informar que, a partir de domingo, todas as lojas da empresa em Portugal vão fechar às 19h00.

10h35 - Marrocos suspendeu os voos de e para Portugal devido ao medo de propagação do novo coronavírus, informou o o Governo marroquino este sábado. De acordo com a Reuters, o país suspendeu os voos também de e para a Bélgica, Holanda, Alemanha. Na sexta-feira, já tinham feito o mesmo voos da China, Espanha, Itália, França e Argélia. Marrocos registou até agora oito casos de coronavírus. Uma das pessoas morreu e outra já se recuperou.

10h29 - A Colômbia anunciou hoje que vai encerrar a fronteira com a Venezuela e restringir a entrada de estrangeiros que tenham estado na Europa ou Ásia nas últimas duas semanas, para evitar a propagação do novo coronavírus.

10h19 - As medidas implementadas pelamara de Coimbra para travar a Covid- 19 preveem o "fornecimento das refeições escolares a todas as crianças e jovens que delas necessitarem, em regime de 'take-away'".

09h33 - De acordo com o jornal britânico The Sun, um recém-nascido foi diagnosticado com coronavírus em Londres. Se isto se confirmar, será o paciente com Covid-19 mais jovem do mundo. Dias antes, a grávida tinha sido transportada para o hospital com uma pneumonia, que se veio a verificar ser Covid-19. Os médicos tentam agora perceber se o bebé apanhou o vírus ainda no útero ou durante o parto.

09h31 - A Ordem dos Médicos saudou hoje os conselhos de administração dos hospitais por decidirem adiar todos os atos menos urgentes à semelhança do que já tinha feito o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto.

09h20 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) está a tentar fazer um levantamento sobre o número de ventiladores disponíveis em todo o país, já que esses equipamentos são essenciais para auxiliar os doentes mais graves infetados por Covid-19, avança o jornal Público na sua edição deste sábado.

09h16 - De acordo com o jornal Expresso, o Governo espera que o pico de casos de coronavírus aconteça na segunda semana de maio, o que representa um período de dez semanas. 

09h10 - Atualização dos números da Covid-19 no Reino Unido:

  • 798 casos confirmados
  • 11 mortos
  • 32 mil pessoas testadas

8h39 - O médico da Casa Branca disse que Donald Trump não precisa de ser testado para o coronavírus, apesar do teste positivo do embaixador do Brasil em Washington com quem jantou no fim de semana passado. "Dado que o Presidente está sem sintomas não vale a pena fazer o teste Covid-19", disse o profissional de saúde.

8h27 - As autoridades sauditas anunciaram que hoje que vão suspender a partir de domingo, e durante duas semanas, todos os voos internacionais para evitar a propagação do novo coronavírus, que já provocou 86 casos de contaminação no país.

07h37 - Os voos provenientes das zonas mais afetadas pelo novo coronavírus foram suspensos no aeródromo de Tires e todas as escolas desta infraestrutura aeroportuária deixaram de ter aulas presenciais, segundo a Câmara Municipal de Cascais.

7h22 - A Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto decretou o "estado de prontidão máxima" no distrito e decidiu estabelecer um calendário de reuniões diárias "em articulação e supervisão técnica" da Administração Regional de Saúde do Norte.

7hh14 - O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) vai suspender a partir de domingo as visitas a doentes internados e nas urgências, e só realizará consultas externas presenciais e cirurgias consideradas prioritárias e urgentes, foi hoje anunciado.

7h10 - A Coreia do Sul anunciou hoje que identificou nas últimas 24 horas mais 107 pessoas infetadas pelo novo coronavírus, uma redução no número de casos diários pelo terceiro dia consecutivo.

7h02 - A China anunciou hoje 11 novos casos e mais 13 mortes causadas pela Covid-19. Os números da Comissão Nacional de Saúde, que excluem as regiões administrativas especiais de Macau e Hong Kong, apontam para mais três casos e três mortos em relação ao dia anterior. Dos 11 novos casos, sete foram importados. O número total de mortos na China continental é agora de 3.189, enquanto o número de infetados subiu para 80.824.

06h40Um diplomata e um senador que acompanharam o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, na sua recente viagem aos EUA, testaram positivo para o novo coronavírus, informaram fontes oficiais brasileiras esta sexta-feira.

06h25O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou na sexta-feira a suspensão das viagens aos países europeus colocados pelos EUA no principal nível de alerta e recomendou o teletrabalho aos funcionários da sede, em Washington.

06h18O Grupo Ingesport anunciou na noite de sexta-feira o encerramento imediato de todos os ginásios Go fit em Espanha e Portugal, devido ao avanço da pandemia da Covid-19, assegurando que os funcionários vão receber o ordenado na totalidade.

06h08A MSC Cruzeiros decidiu parar temporariamente todos os seus cruzeiros nos EUA, por 45 dias, até ao dia 30 de abril, segundo comunicado enviado pela sua diretora de marketing à agência Lusa.

06h05 O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, deverá ser submetido a mais um exame para deteção do novo coronavírus, após o teste que fez na quinta-feira ter dado negativo para infeção, segundo a imprensa local.

6h00 - O Presidente da Venezuela declarou o "estado de alarme" no país para poder "ditar decisões drásticas" para atender e combater a pandemia do coronavírus, quando o país regista dois casos confirmados de pacientes infetados localmente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório