Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 26º

Sindicato desaconselha tripulantes da TAP a voar sem material de proteção

 O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) aconselhou hoje os tripulantes de cabine da TAP a não voarem caso não exista a bordo material de proteção que mitigue a propagação de Covid-19.

Sindicato desaconselha tripulantes da TAP a voar sem material de proteção

Em comunicado, o sindicato refere que solicitou, na sexta-feira "uma vez mais, à TAP Air Portugal que sejam implementadas medidas adicionais que mitiguem a propagação do vírus Covid-19 a bordo dos seus aviões e desta forma a proteção dos tripulantes de cabine".

"Face à incompreensível ausência de resposta por parte da companhia aérea, o SNPVAC recomenda a todos os tripulantes de cabine a utilização de máscaras, sempre que achem necessário, bem como a utilização de luvas durante o voo. Para além disso, caso não exista gel desinfetante a bordo, devem ainda os tripulantes de cabine recusar-se a realizar o voo", acrescenta o SNPVAC.

O sindicato refere ainda que "é intolerável que a empresa TAP Air Portugal, ao abrigo do seu plano de contingência, coloque alguns dos seus trabalhadores em casa, protegendo-os deste vírus, e relativamente aos tripulantes de cabine, que são a linha da frente da empresa, seja profundamente ineficaz e lenta nas suas decisões".

"É lamentável que tenha de partir do sindicato o pedido de implementação de medidas que a própria empresa já devia ter implementado", sublinha a estrutura sindical.

O SNPVAC diz ainda que, se devido a estas medidas, os tripulantes de cabine da TAP Air Portugal forem alvo de algum processo disciplinar ou outro tipo de represálias por parte da companhia aérea, disponibilizará "todos os meios legais para proteção dos seus associados e convocará, assim que possível, uma assembleia-geral para defesa de todos".

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.700 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 151 mil pessoas, com casos registados em mais de 137 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 169 casos confirmados.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório