Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 24º

Covid-19: Carris reforça medidas de prevenção mas mantém oferta

A administração da Carris, empresa de transporte público de Lisboa, decidiu hoje reforçar as medidas de prevenção face à pandemia de Covid-19, mantendo a oferta.

Covid-19: Carris reforça medidas de prevenção mas mantém oferta
Notícias ao Minuto

21:09 - 14/03/20 por Lusa

Economia Covid-19

Em comunicado enviado à Lusa, a empresa indica que, a partir de domingo, "a entrada nos veículos da Carris, autocarros e elétricos passará a ser realizada através da porta traseira, de modo a reduzir o contacto físico com os tripulantes".

Simultaneamente, serão colocadas "fitas delimitadoras do posto do tripulante" durante a próxima semana.

"Dado que as entradas se passam a efetuar pela porta de saída, os clientes deverão adotar as regras que já estão habituados a utilizar em outros modos (nomeadamente no Metropolitano e na CP), ou seja, deixar os passageiros sair primeiro antes de entrarem na viatura", detalha-se no comunicado.

A venda de tarifas de bordo está "suspensa por tempo indeterminado" e "as validações por parte dos passageiros são facultativas", realça-se.

"Os autocarros vão passar a parar obrigatoriamente em todas as paragens, independentemente de existirem passageiros que pretendam sair, ou entrar, dispensando assim os clientes de acionar o botão de stop", acrescenta-se.

Estas medidas excecionais não resultam, pelo menos para já, em alterações à operação regular de transporte público, mantendo-se a oferta, anuncia a Carris, adiantando que apenas o elevador de Santa Justa encerrará "por tempo indeterminado" já a partir de domingo.

Os elevadores do Lavra e da Glória "mantêm a sua operação normal, sem vendas de tarifas de bordo", e o ascensor da Bica "mantém a sua operação normal, mas o compartimento do guarda-freio ficará interditado a passageiros" e igualmente sem vendas de tarifas de bordo.

"As transações comerciais na rede própria da Carris, lojas e quiosques passam a ser realizadas exclusivamente por pagamentos com cartão", informa-se.

A Carris recomenda ainda que os passageiros assegurem "uma distância mínima de um metro relativamente a outros passageiros", quer dentro do transporte, quer na paragem, e que optem pelos lugares vazios, se existirem.

No que diz respeito aos seus trabalhadores, o acesso às instalações da Carris "implicará uma medição de temperatura" a partir de segunda-feira.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.700 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 151 mil pessoas, com registos em 137 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 169 casos confirmados.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório