Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19: Ventiladores serão sempre utilizados nos pacientes mais graves

A diretora geral de Saúde, Graça Freitas, assegurou hoje que os critérios para a utilização de ventiladores em doentes com Covid-19 será sempre a gravidade da doença e nunca a idade.

Covid-19: Ventiladores serão sempre utilizados nos pacientes mais graves
Notícias ao Minuto

21:44 - 14/03/20 por Lusa

País Graça Freitas

"Que fique claro que nenhuma pessoa com Covid menos grave passará à frente de uma pessoa com maior gravidade. Não está a ser feita essa discriminação, nem seria ético nem deontológico que fosse feito", afirmou Graça Freitas.

A diretora geral de Saúde, que participou esta tarde numa conferência de imprensa com a ministra da Saúde, respondia desta forma quando questionada sobre mensagens que circularam nas redes sociais de que, em caso de escassez de ventiladores, os médicos optariam por utilizá-lo nos pacientes mais novos.

Ainda a propósito dos ventiladores, a ministra da Saúde, Marta Temido, adiantou que está a ser feito um levantamento do número de ventiladores existentes nos hospitais públicos e privados e explicou que, com o adiamento de algumas cirurgias, existem equipamentos que ficarão livres.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.700 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 151 mil pessoas, com casos registados em mais de 137 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 169 casos confirmados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório