Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 26º

Covid-19: Governo espanhol decreta quarentena para todo o país

Todas as deslocações que não sejam estritamente essenciais estão proibidas. Medida deverá durar pelo menos 15 dias.

Covid-19: Governo espanhol decreta quarentena para todo o país
Notícias ao Minuto

13:23 - 14/03/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Decisão

  1. Segundo está a ser avançado pela comunicação espanhola, o Governo do país vizinho decretou estado de quarentena para todo o país, medida que passa a vigorar a partir de segunda-feira. 

Neste momento, a medida implica que apenas as deslocações estritamente essenciais possam ser realizadas, sendo que a decisão será aplicada, pelo que se sabe, pelo menos durante 15 dias.

Segundo explica o jornal El País, os cidadãos passam a poder circular em via pública apenas para aquisição de alimentos, produtos de primeira necessidade ou produtos farmacêuticos, assistência a centros de saúde, motivos laborais, regresso à sua residência habitual, assistência a pessoas maiores, menores, dependentes, pessoas incapacitadas ou especialmente vulneráveis.

De qualquer forma, qualquer deslocação deverá ser justificada às autoridades, sempre que solicitado pelos agentes das forças de segurança.

Na prática, esta medida amplia a anteriormente decretada, que implicava medidas restritivas como, por exemplo, o encerramento de lojas que não estivessem ligadas à venda de alimentos, medicamentos ou bens de extrema necessidade. 

O governo espanhol garante, por outro lado, que não está, de forma alguma, posto em causa o abastecimento de produtos alimentares, sendo que está assegurada também a venda medicamentos à população.

As forças armadas passam a estado de prontidão, podendo ser solicitadas para garantir, precisamente, o abastecimento das superfícies comerciais abertas para prestar assistência aos cidadãos. 

Segundo as autoridades sanitárias do país vizinho há já mais de 5700 casos confirmados, sendo que as regiões mais afetadas são Madrid, Catalunha e o País Basco. Pelo menos 136 pessoas morreram e nas últimas 24 horas surgiram 1500 novos casos.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório