Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
29º
MIN 14º MÁX 30º

1400 especialistas já se juntaram a João para criar novos ventiladores

Português, que estuda em Havard, nos EUA, lançou projeto com o objetivo de ajudar pacientes com Covid-19 que necessitem de auxílio respiratório.

1400 especialistas já se juntaram a João para criar novos ventiladores
Notícias ao Minuto

15:40 - 14/03/20 por Notícias Ao Minuto

País Coronavírus

À medida que os números dos casos do novo coronavírus aumentam, surgem cada vez mais preocupações com as camas disponíveis nos hospitais e com a disponibilidade de equipamentos.

Ao deparar-se com possibilidade de alguns países, incluindo Portugal, não ter ventiladores suficientes para ajudar todos os pacientes com Covid-19, João Nascimento começou a procurar soluções.

Criou o site 'Project Open Air' e tweetou: “Estamos a trabalhar em ventiladores open source para alcançar uma solução rápida e fácil que possa ser reproduzida e montada no local, em todo o mundo. Se tem algumas capacidades que pensa que podem ajudar, junte-se a nós no projectopenair.org”.

O objetivo era juntar o maior número de especialistas possível para produzir um novo modelo de ventilador médico sem nenhum detentor de direitos de propriedade sobre ele. O tweet foi publicado na passada quarta-feira, dia 11 de março. Em menos de 24 horas, conta o jornal Observador que falou com João, 500 pessoas das áreas da engenharia, medicina e não só já estavam a trabalhar.

Atualmente, são mais de 1.400, muitos dos quais portugueses, contou o próprio fundador do projeto no Twitter, na noite desta sexta-feira.

Recorde-se que, na passada quarta-feira, o pneumologista Filipe Froes disse, durante uma entrevista dada à RTP3, que só existe em Portugal entre 500 e 600 ventiladores disponíveis e que a maior parte está já a ser utilizado por pacientes com outras doenças. Por isso é que este projeto de João Nascimento, que estuda Neurociência e Filosofia em Harvard, nos EUA, pode vir a ser muito importante.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório