Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 22º

Défice comercial espanhol aumentou 52% até abril

O défice comercial espanhol atingiu os 8.649,2 milhões de euros nos primeiros quatro meses do ano, o que representa mais 52% face ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério de Economia e Competitividade.

Défice comercial espanhol aumentou 52% até abril
Notícias ao Minuto

12:20 - 13/06/14 por Lusa

Economia MEC

Este aumento do défice registou-se, apesar das exportações terem registado um crescimento anual de 1,4% para 78.037,6 milhões de euros, um novo máximo histórico desde o início dos registos, que começaram em 1971.

Em termos reais, a variação foi superior, crescendo 1,7%, devido á queda de 0,3% nos preços das exportações medidas pelos Índices de Valores Unitários (IVU).

O ritmo de avanço das vendas espanholas ao exterior superou neste período as exportações francesas (+2,4%) e as do Reino Unido (+9,6%) tendo ficado abaixo das alemãs (-2,3%).

As importações, por seu lado, cresceram 4,9% até abril para 86.686,8 milhões de euros, tendo o crescimento real sido de 8,8% depois da queda de 3,6% nos preços medidos pelos IVU.

Este aumento das importações, explica o Governo espanhol, pode estar impulsionado pela maior evolução da procura interna, motivada principalmente pela recuperação do investimento em equipamento das empresas e pela ligeira recuperação do consumo de lares.

O excedente não energético alcançou os 5.561,5 milhões de euros, tendo o défice energético caído 7,2% para 14.210,7 milhões de euros.

A taxa de cobertura (quanto das importações são 'pagas' pelas exportações) é de 90%, ou 3,1 menos que a registada nos quatro primeiros meses de 2013.

Os dados confirmam que até abril se evidenciou uma desaceleração da procura dos países emergentes, algo compensado parcialmente pela intracomunitária.

Assim, as exportações dirigidas pela UE aumentaram 5% e as para a zona euro cresceram 4,8%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório