Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 18º

Google prepara tatuagem que escuta e detecta mentiras

A Google tem já uma nova engenhoca em mente. Segundo o site The Register, a multinacional de Mountain View criou uma patente, assinada pela Motorola Mobility, que descreve uma tatuagem digital que, munida de um microfone, detecta mentiras.

Google prepara tatuagem que escuta e detecta mentiras
Notícias ao Minuto

13:36 - 13/11/13 por Notícias Ao Minuto

Tech Engenho

O site britânico The Register teve acesso a um documento com dez páginas sobre a mais recente patente da Motorola Mobility, comprada pela Google. Ao que parece, a empresa norte-americana está a criar uma tatuagem digital, isto é, uma etiqueta adesiva para ser colocada no pescoço do utilizador.

Mas, como seria de esperar, não se trata de uma tatuagem qualquer. De acordo com a mesma publicação, este engenho terá um microfone que enviará todas as conversas para o smartphone do utilizador, além disso, irá incluir ainda um detector de mentiras.

Como esta tatuagem é estrategicamente colocada no pescoço do utilizador, a detecção de mentiras torna-se mais fácil. O decifrar da veracidade, ou não, daquilo que o utilizador diz é feita através da reacção da pele quando fala.

Mas este engenho da Google tem ainda uma outra curiosidade. Nas mais de quatro mil palavras empregues na descrição da patente, os jornalistas nunca encontraram o termo ‘remover’.

Para a Google, esta invenção poderá ser útil para os agentes de segurança que, com o uso de auscultadores, conseguiriam transmitir conversas entre si. Contudo, esta tatuagem comporta riscos como o de vir a aumentar as críticas quanto à vigilância e usurpação de privacidade.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório