Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Sondagem: PS sobe e chega aos 40%, PSD estabiliza

Se as eleições legislativas fossem hoje, o PS venceria com 40% dos votos.

Sondagem: PS sobe e chega aos 40%, PSD estabiliza
Notícias ao Minuto

13:15 - 09/06/17 por Inês André de Figueiredo

Política Eurosondagem

O Partido Socialista alcançou uma percentagem de 40% nas intenções de voto dos eleitores portugueses no mês passado, enquanto o PSD mantém o valor inalterado, situando-se nos 29%. Os dados são da Eurosondagem, o estudo foi divulgado pela SIC e pelo Expresso.

O partido liderado por António Costa voltou a subir nas intenções de voto e alcançou agora a marca dos 40%, o que aumenta ainda mais a vantagem para o maior partido da oposição.

Por seu lado, os sociais-democratas, que tinham descido na última sondagem, conseguiram manter a mesma percentagem no mês de maio. Deste modo, os dois maiores partidos portugueses encontram-se separados por 11 pontos percentuais.

Além do PS, que subiu, e do PSD que estabilizou, o PAN foi o único partido com representação parlamentar a ter um resultado considerado positivo, com uma subida de 0,5 pontos percentuais.

Todos os outros – Bloco de Esquerda, CDS e CDU – desceram, com foco no partido liderado por Assunção Cristas que desceu 0,5 pontos percentuais, ficando abaixo do Bloco e da CDU.

A popularidade é outro dos índices revelados pela sondagem da SIC e do Expresso. Quase todos os líderes têm subidas, sendo que a mais acentuada é a de Jerónimo de Sousa, com um aumento de 1,4 pontos percentuais. Segue-se Passos Coelho com 0,7, António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa com 0,1.

Catarina Martins foi a que viu a sua popularidade mais afetada, com uma queda de 2,3 pontos percentuais, seguida por Assunção Cristas, com uma descida de 1,5.

Marcelo segue em primeiro com 60,6 pontos. Depois surgem Costa com 34,8, Jerónimo de Sousa com 12,3, Passos com 11,1, Cristas com 8,8 e Catarina Martins com 4,9 pontos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório