Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Ministra recusa submeter dirigente do Citius a concurso

Paula Teixeira da Cruz defendeu esta quarta-feira que os magistrados que são apontados para cargos de chefia não têm de se submeter a concurso, dá conta o Público. Este facto está relacionado com a nomeação da juíza Albertina Pedroso para o Instituto de Gestão Financeira e Equipamento da Justiça, responsável pelo Citius.

Ministra recusa submeter dirigente do Citius a concurso
Notícias ao Minuto

21:30 - 14/01/15 por Notícias Ao Minuto

Política Paula Teixeira da Cruz

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, defendeu esta quarta-feira que os magistrados nomeados para cargos de chefia não devem passar por concurso. A posição foi assumida depois de hoje ter sido nomeada uma nova responsável para o Citius.

A responsável pela pasta da Justiça considerou que se assim não fosse estaria a ser violado o princípio da separação de poderes.

Entendimento diferente tem a CRESAP (Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública), responsável pelos concursos para dirigentes do Estado, que considera que não deveria ter existido nomeação sem antes ter sido submetido o cargo a concurso.

"Os magistrados não vão à CRESAP. Estão expressamente excetuados na lei e nem poderia deixar de ser de outra forma”, defendeu a governante. “Então a administração ia avaliar um magistrado?!”, sustentou.

"Submeter magistrados a concurso. Isso seria subverter a separação de poderes. E nem os conselhos superiores autorizariam essas comissões de serviço se isto fosse uma ilegalidade", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório