Chegamos, esta sexta-feira, 10 de outubro, ao fim de mais uma campanha política, desta vez para as eleições autárquicas que têm lugar de quatro em quatro anos na nossa Democracia.
A maioria dos líderes partidários, incluindo os dirigentes do PSD e PS, escolheram o Norte do país para colocar um ponto final em 11 dias na estrada, onde andaram a apelar ao voto.
No domingo, 12 de outubro, os portugueses vão poder escolher quem querem à frente das suas juntas de freguesia, assim como câmaras e assembleias municipais.
Destaques
- há 9 horas
- há 11 horas
- há 11 horas
- há 11 horas
- há 12 horas
- há 15 horas
- há 15 horas
- há 15 horas
Em direto
Fim de acompanhamento
Notícias ao Minuto há 3 horas
Boa noite
Terminamos aqui o acompanhamento AO MINUTO do último dia de campanha para as eleições autárquicas.
No domingo, 12 de outubro, os portugueses vão poder escolher quem querem à frente das suas juntas de freguesia, assim como câmaras e assembleias municipais.
Rui Tavares quer autarcas "rijos" e a mostrar que Livre "é decisivo"
Lusa há 3 horas
O porta-voz do Livre, Rui Tavares, pediu hoje a eventuais futuros eleitos que sejam "rijos" e mostrem que o partido "é decisivo" para virar o atual panorama político, após o crescimento da direita nas últimas legislativas.
"Eu quero que as pessoas digam uma coisa muito simples agora, daqui a uns meses, daqui a um ano: estamos a dar a volta a isto e estamos a dar a volta a isto porque o Livre é decisivo", disse Rui Tavares, no discurso de encerramento da campanha do partido para as autárquicas de domingo, em Gondomar, distrito do Porto.
Leia mais aqui.
Paulo Raimundo acusa PS de ter boicotado CDU em Évora
Lusa há 3 horas
O secretário-geral do PCP acusou hoje o PS de ter endividado Évora e de ter boicotado o trabalho da CDU na cidade, apelando à população que não "beneficie o infrator" e dê antes "força redobrada" à coligação.
Na última iniciativa da campanha autárquica da CDU, Paulo Raimundo escolheu participar num comício no Teatro Garcia de Rezende, em Évora, autarquia gerida pelos comunistas desde 2013, mas onde, neste último mandato, a coligação esteve em minoria, com apenas dois vereadores em sete.
Leia mais aqui.
Chega vai mostrar que resultado das Legislativas não foi "circunstancial"
Lusa há 3 horas
O presidente do Chega, André Ventura, considerou hoje que nas eleições autárquicas de domingo o partido vai mostrar que o resultado das últimas legislativas não foi "circunscrito e circunstancial" e disse acreditar que o país "vai mudar".
"Domingo vai ser um dia histórico para o país. Vamos mostrar que a onda que começou nas legislativas não era apenas uma onda circunscrita e circunstancial, era uma onda permanente de transformação do país", defendeu.
Leia mais aqui.
Carneiro convicto na vitória de Pizarro para "um novo ciclo" no Porto
Lusa há 4 horas
O líder do PS mostrou-se hoje convicto na vitória de Manuel Pizarro nas autárquicas e antecipou "um novo ciclo" de 12 anos no Porto, considerando que o exemplo dos autarcas pode "relançar a confiança dos cidadãos nas instituições".
Depois de três comícios no distrito do Porto em poucas horas, em Gondomar, Valongo e Gaia, José Luís Carneiro encerrou a sua campanha autárquica no comício da candidatura de Manuel Pizarro à Câmara do Porto, assumindo que foi um "momento muito especial".
"Primeiro, porque estava longe de imaginar que estaria hoje aqui como secretário-geral do Partido Socialista e, segundo, porque sendo secretário-geral do Partido Socialista e habilitando-me a ser primeiro-ministro do meu país, estou às portas da vitória do Manuel Pizarro, meu querido amigo, como presidente da Câmara Municipal do Porto. Ninguém desconhece as nossas desavenças democráticas", disse.
Leia mais aqui.
Candidata do Pombal Independentes atropelada por pesado durante campanha
Maria Gouveia há 4 horas
Uma candidata do movimento Pombal Independentes, Cátia Sousa, que integra a lista à Junta de Freguesia de Pombal, foi atropelada durante a manhã desta sexta feira, em Almagreira, enquanto estava nas ruas a fazer campanha, tendo ficado com "ferimentos com alguma gravidade".
"Infelizmente, por volta do meio dia, a nossa amiga Cátia Sousa foi atropelada por um veículo pesado em Almagreira enquanto estávamos em campanha e ficou com alguma gravidade", divulgou o movimento numa publicação no Facebook.
Leia mais aqui.
"Não há problema nenhum em a oposição dizer que o Orçamento é bom"
Lusa há 5 horas
O presidente do PSD defendeu hoje que "não há problema nenhum em a oposição dizer que o orçamento é bom", voltando a pedir a escolha dos autarcas mais qualificados para "ao lado do Governo" construírem prosperidade e justiça social.
Luís Montenegro escolheu terminar a campanha em Espinho, a terra onde vive há muitos anos, para apoiar o candidato Jorge Ratola, adjunto do seu gabinete e uma escolha da direção nacional.
Leia mais aqui.
João Ferreira assegura que a CDU é a melhor das opções para Lisboa
Lusa há 5 horas
O candidato da CDU à Câmara de Lisboa, João Ferreira, assegurou hoje que a coligação PCP/PEV tem as melhores opções para governar a cidade e apelou ao voto na alternativa à "alternância de cadeiras" entre PS e PSD.
No final da arruada que desceu o Chiado para encerrar a campanha comunista, perante uma Rua do Carmo preenchida por bandeiras da coligação PCP/PEV, agitadas com o "entusiasmo que transforma uma cidade", João Ferreira criticou "alguns discursos que se vão ouvindo" e que, "de forma algo ardilosa", começam por dizer que "há duas opções" para Lisboa.
Leia mais aqui.
Voto em candidatos "alinhados"? Livre acusa PM de "vender gato por lebre"
Lusa há 5 horas
O porta-voz do Livre acusou hoje o primeiro-ministro de "vender gato por lebre" ao aconselhar o voto em candidatos "mais alinhados" para estabelecer uma relação de parceria com o Governo, considerando que eleitos de esquerda serão mais reivindicativos.
"Eu respondo abanando a cabeça e dizendo que Montenegro está a vender gato por lebre às pessoas", acusou Rui Tavares, à margem do comício de encerramento de campanha do Livre para as autárquicas de domingo.
Leia mais aqui.
Moedas faz apelo ao voto confiante de que "faltam 2 dias para a vitória"
Lusa há 5 horas
O candidato de PSD/CDS-PP/IL à presidência da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, fez hoje um último apelo para conquistar "mais um voto", sem pedir maior absoluta, mas manifestando "uma confiança enorme" de que "faltam dois dias para a vitória".
Numa arruada no Chiado, onde antes estiveram a candidata Alexandra Leitão (PS/Livre/BE/PAN) e, depois, João Ferreira (CDU-PCP/PEV), Carlos Moedas juntou centenas de apoiantes à sua candidatura Por ti, Lisboa - PSD/CDS-PP/IL para apelar ao voto nas eleições autárquicas de domingo.
Leia mais aqui.
Tavares quer "triplicar" ou "quintuplicar" eleitos e "ganhar município
Lusa há 5 horas
O porta-voz do Livre estabeleceu hoje como meta para as eleições autárquicas "triplicar" ou até "quintuplicar" o número de eleitos, que são oito, eleger vários vereadores e "ganhar municípios" onde se candidata em coligação com o PS.
"Agora, onde antes triplicámos ou quintuplicámos o número de candidaturas, acho que podemos triplicar ou quintuplicar o número de eleitos locais, vamos eleger vereadores, vamos ganhar municípios e vamos ganhar freguesias", antecipou Rui Tavares, à margem do comício de encerramento da campanha do Livre, realizado na zona exterior do Pavilhão Multiusos de Gondomar, no Porto.
Leia mais aqui.
Voto em candidatos alinhados? Carneiro acusa Montenegro de cometer crime
Lusa há 5 horas
O líder do PS acusou hoje o primeiro-ministro de ter cometido "um crime" e de "violar o dever de isenção e de imparcialidade" por ter pedido aos portugueses para votarem nos candidatos "mais alinhados com o Governo".
"O doutor Luís Montenegro, quando disse às portuguesas e aos portugueses para votarem nos candidatos mais alinhados com o Governo, do meu ponto de vista, cometeu um crime. Foi o crime de violar o dever de isenção, de imparcialidade que jurou servir quando tomou posse como primeiro-ministro", acusou José Luís Carneiro durante um comício em Valongo na reta final da campanha.
Leia mais aqui.
Mariana Leitão quer IL a concorrer a todos os municípios em 2029
Lusa há 5 horas
A presidente da Iniciativa Liberal definiu hoje como objetivo ideal do partido a candidatura a todas os concelhos do país, depois de ter concorrido, este ano, em 89 municípios.
"Nesta campanha fiz tudo o que tinha a fazer, dei tudo o que tinha a dar", afirmou Mariana Leitão, durante um arraial liberal, defronte do edifício da Câmara de Matosinhos, liderada pela socialista Luísa Salgueiro, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
"Daqui a quatro anos gostava que já conseguíssemos ir a todos os concelhos do país e portanto vamos trabalhar para isso", afirmou Mariana Leitão, eleita há três meses líder do partido, cujo partido apresentou candidaturas a 59 câmaras de modo isolado, 29 em coligação e uma candidatura apenas a uma Assembleia Municipal.
Leia mais aqui.
Abertura para viabilizar OE? "Não fiz esses cálculos eleitorais"
Lusa há 5 horas
O líder socialista assegurou hoje que não fez "cálculos eleitorais" quando mostrou abertura para viabilizar o Orçamento do Estado antes das autárquicas e questionou o que "fez até agora" o líder do Chega pelas outras pessoas.
Em declarações aos jornalistas à margem do comício autárquico em Gondomar -- o primeiro dos quatro no distrito do Porto que vai percorrer esta noite no encerramento da campanha para as eleições de domingo - José Luís Carneiro foi questionado sobre se achava que o facto de ter aberto a porta à viabilização do Orçamento do Estado antes das eleições iria prejudicar ou beneficiar o PS no domingo.
"Não fiz esses cálculos eleitorais. Na próxima semana falarei sobre o Orçamento do Estado", disse apenas.
Leia mais aqui.
Candidato da CDU a Almada diz estar confiante na vitória
Lusa há 6 horas
O candidato da CDU à Câmara de Almada, no distrito de Setúbal, manifestou hoje confiança na vitória nas eleições de domingo, salientando que houve um envolvimento por parte das pessoas "que já não se via há muito tempo".
"Foi uma campanha muito enriquecedora do ponto de vista do contacto com as pessoas e com as instituições. Foi uma campanha que esteve sempre a crescer desde março quando se anunciou a candidatura, com a composição das listas, com o trabalho que fizemos da articulação com todos os candidatos aos órgãos, à Assembleia Municipal, às cinco juntas de freguesia", disse Luís Palma à Lusa.
O cabeça de lista da coligação que junta PCP e PEV fez ao final da tarde a última arruada da campanha, que terminou junto ao edifício da Câmara Municipal de Almada, depois de os apoiantes terem gritado pelas ruas da cidade palavras de ordem como "para Almada avançar na CDU vamos votar" e "CDU nas autarquias, tu conheces e confias".
"Moedas foi mau presidente. Alexandra é mulher inteligente e qualificada"
Maria Gouveia há 6 horas
Oantigo secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, elogiou a candidata à Câmara de Lisboa, Alexandra Leitão, realçando a sua "competência e capacidade de trabalho" e com "o coração no sítio certo".
"Como toda a gente já percebeu, a vitória de Alexandra Leitão e da coligação Viver Lisboa é possível, se não dispersarmos o voto", escreveu, na quinta-feira, nas suas redes sociais.
Dividindo a publicação por pontos, Pedro Nuno Santos começou por referir Carlos Moedas, o atual presidente da autarquia lisboeta.
"Carlos Moedas foi um mau presidente, não resolveu nenhum dos problemas que herdou e agravou vários", notando ainda que "é consensual que a cidade está hoje mais suja, mais intransitável e que o acesso à habitação ficou ainda mais difícil".
Leia mais aqui.
Candidata do Chega em Coimbra diz que as pessoas não se sentem cuidadas
Lusa há 7 horas
A candidata do Chega à Câmara de Coimbra diz-se confiante para as eleições de domingo, face ao cansaço e desespero que encontrou nas ruas de pessoas que "não se sentem cuidadas" ou respeitadas.
"Eu estava atenta aos problemas da cidade e consegui constatar que não estava muito longe da realidade da cidade. Aflige-me o estado a que a cidade chegou e pretendo pegar num ponto e desenrolar tudo o que está enrolado", afirmou à agência Lusa Maria Lencastre Portugal, que falava à margem de uma última ação de campanha na Baixa, junto à Portagem.
Melo termina campanha nos Açores confiante na vitória do CDS em Velas
Lusa há 7 horas
O líder do CDS-PP, Nuno Melo, esteve hoje no concelho das Velas, na ilha açoriana de São Jorge, onde manifestou a convicção de que o seu partido vai voltar a ser o mais votado nas eleições de domingo.
"Quisemos, precisamente, encerrar a campanha eleitoral aqui nos Açores, onde, com toda a sorte, teremos no domingo os olhos postos neste município, e tenho a certeza de que, cá em Velas, teremos uma extraordinária vitória, uma vez mais", alvitrou Nuno Melo, durante uma ação de campanha, porta a porta, na Fajã do Ouvidor.
Leia mais aqui.
Diana Ferreira defende voto na CDU para construir "um Porto para todos"
Lusa há 7 horas
A cabeça de lista da CDU (PCP/PEV) à Câmara do Porto, Diana Ferreira, defendeu hoje que a cidade deve ser "para todos", apelando ao voto na sua candidatura para uma "cidade mais justa, solidária e inclusiva".
"A CDU propõe um Porto para todos, que independentemente da sua condição económica, social e cultural, possam viver na cidade. Temos um projeto e propostas concretas para construir uma cidade mais justa, solidária e mais inclusiva. Uma cidade de progresso e desenvolvimento social, com referência nos valores de Abril, nos direitos fundamentais que defendemos para o país e a cidade", disse Diana Ferreira, à margem de uma arruada em Cedofeita no último dia de campanha.
Raimundo desceu Chiado a pedir que se rompa alternância entre PS e PSD
Lusa há 7 horas
O secretário-geral do PCP desceu hoje o Chiado com pedidos aos eleitores para romperem a alternância entre o PS e o PSD em Lisboa e defendendo que João Ferreira é o "melhor candidato" para a presidência da câmara.
Acompanhados por vários candidatos da CDU a câmaras no distrito de Lisboa, como Loures, Sintra, Vila Franca de Xira, Odivelas, Oeiras ou Cascais, Paulo Raimundo e João Ferreira desceram hoje o Chiado, em Lisboa, com uma moldura humana de milhares de pessoas que, de bandeiras e balões ao alto, encheram a Rua do Carmo no final do desfile.
Ao som de bombos e de cânticos como "A CDU avança com toda a confiança", Paulo Raimundo disse aos jornalistas que a coligação tem "o melhor projeto para a cidade de Lisboa".
"Temos um projeto transformador, um projeto que responde às necessidades de Lisboa, para romper com este caminho de 24 anos de alternância entre PS e PSD", afirmou Paulo Raimundo, defendendo que a coligação está "a abrir o caminho da alternativa em Lisboa".
Leia mais aqui.
Corte-Real afirma que seria derrota Chega só eleger um vereador no Porto
Lusa há 7 horas
O cabeça de lista do Chega ao Porto, Miguel Corte-Real, afirmou hoje que eleger apenas um vereador seria "uma derrota", mas não revelou qual a expectativa do partido para o próximo domingo, garantindo apenas que quer "eleger 13 vereadores".
"A campanha nunca será uma derrota, independentemente do resultado. Porque o que nós fizemos foi uma campanha na defesa dos valores e de temas que nós consideramos essenciais para a cidade. E, portanto, aí já está a nossa vitória. Agora, nós queremos ter muitos vereadores. Nós queremos ter muitos e, portanto, um vereador é uma derrota", apontou hoje Miguel Corte-Real.
Leia mais aqui.
Montenegro aconselha voto em autarcas "alinhados" em parceria com Governo
Lusa há 7 horas
O presidente do PSD apelou hoje aos portugueses que, no próximo domingo, escolham "muito bem" os presidentes de Câmara, aconselhando-os a votar "nos mais qualificados e mais alinhados" para estabelecer relação de parceria com o Governo.
Luís Montenegro juntou-se hoje, pela segunda vez nesta campanha autárquica, ao lado o candidato Luís Souto Miranda (PSD/CDS-PP/PPM) à Câmara de Aveiro.
"É altura de dizer aos portugueses: é preciso escolher muito bem os presidentes de câmara que estão mais qualificados, mais alinhados, para poder estabelecer uma relação de parceria com a governação do país para poder levar à vida das pessoas a consequência das nossas decisões: mais rendimento, mais fruto do trabalho", defendeu.
Leia mais aqui.
PTP quer criar "40 mil postos de trabalho" no Porto
Lusa há 8 horas
A cabeça de lista do Partido Trabalhista Português (PTP) à Câmara do Porto, Maria Amélia Costa, disse hoje que pretende "criar 40 mil postos de trabalho" novos na cidade, uma lacuna que diz existir.
"Considero muito importante criar mais emprego para a cidade, nas diversas atividades em que o Porto ainda não pode oferecer. Pretendo criar 40 mil postos de trabalho, captando investimento. Algumas iniciativas terão de ser de natureza privada, mas também no emprego público, para empregar jovens e pessoas com formação adequada para as atividades que queremos ver desenvolvidas", afirmou, em declarações à Lusa no último dia de campanha.
A candidata frisou que representa uma "lista independente que reuniu o apoio do PTP, com muito gosto", tendo como comum a "prioridade à criação de emprego", numa cidade em que "os jovens não conseguem encontrar" trabalho nas áreas que estudaram, "no ensino secundário, profissional ou superior".
"Desta forma, também faremos, no âmbito privado, articulação com escolas, universidades e empresas para criar mais emprego, evitando que os jovens tenham de sair na cidade para poder trabalhar", notou.
Marcelo insiste na necessidade de facilitar voto dos emigrantes
Lusa há 8 horas
O Presidente da República insistiu hoje na necessidade de se facilitar o voto eletrónico à distância, dando o exemplo da Estónia, um país onde "é tudo digital", mas onde os emigrantes portugueses têm de se deslocar à Finlândia para votar.
Depois de participar numa reunião do Grupo de Arraiolos, em Tallin, Marcelo Rebelo de Sousa ofereceu uma receção à comunidade portuguesa residente na Estónia, composta por cerca de 150 portugueses, na sua maioria jovens profissionais altamente qualificados a trabalhar nas áreas tecnológica e digital em multinacionais.
Na sua intervenção, lembrou que tem lutado pela simplificação do direito de voto e modernização do sistema eleitoral, com a criação de "um sistema que permita e facilite a participação", de modo evitar situações como aquelas vividas pelos portugueses residentes em Tallin que têm de se deslocar à Finlândia para votar nas eleições presidenciais.
Leia mais aqui.
Candidatos a Cascais unem-se para travar obras da Quinta dos Ingleses
Lusa há 8 horas
Vários candidatos à presidência da Câmara Municipal de Cascais subscreveram um compromisso autárquico para suspender as obras na Quinta dos Ingleses e negociar a preservação da máxima área verde possível daquele espaço, foi hoje anunciado.
O anúncio foi feito, em comunicado, pela associação SOS Quinta dos Ingleses que refere que o compromisso foi subscrito pelos candidatos Alexandre Abreu (coligação BE/Livre/PAN), António Pinto Pereira (independente, com apoio da Nova Direita e Nós Cidadãos), Carlos Rabaçal (CDU, coligação PCP/PEV), João Maria Jonet (independente) e João Rodrigues dos Santos (Chega).
"A SOS Quinta dos Ingleses lamenta que PS e IL não o tenham feito, apesar de se dizerem favoráveis à preservação da Quinta dos Ingleses", critica a associação.
Em causa está o Plano de Pormenor do Espaço de Reestruturação Urbanística de Carcavelos-Sul (PPERUCS), que prevê a reestruturação urbanística de uma área de 54 hectares, onde se situa o colégio inglês St. Julian's, com a criação de um parque urbano que terá oito hectares, a "preservação e valorização do conjunto edificado da Quinta dos Ingleses" e um empreendimento de "usos habitacional, de comércio, de serviços, hoteleiro e outros".
Liderar Sintra? Rita Matias assume "preocupações" mas acredita na equipa
Lusa há 8 horas
A candidata do Chega à Câmara de Sintra, Rita Matias, disse hoje que se manterá como deputada e vereadora, e fará oposição, caso não vença as eleições de domingo, assumindo algumas "preocupações" com o desafio de liderar o executivo.
"Há sempre preocupações, que só mostram que encaramos com responsabilidade tudo isto. Mas, também fiz-me acompanhar por uma equipa de pessoas experientes", uns "empresários e empreendedores, outros que estão muito habituados a trabalhar na administração pública, também em câmaras municipais, e por isso estou confiante de que cada um de nós contribui com um perfil distinto", afirmou Rita Matias.
Leia mais aqui.
Pacheco (Chega) pede oportunidade para liderar Câmara de Ponta Delgada
Lusa há 8 horas
O candidato do Chega à presidência da Câmara de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, pediu hoje uma oportunidade aos eleitores do concelho para que no domingo seja eleito líder da maior autarquia dos Açores.
"Eu quero deixar uma mensagem bastante simples às pessoas. É que têm que fazer uma análise se querem continuar a empurrar [a presidência da autarquia de Ponta Delgada] de um partido para o outro, ou seja PS [e] PSD, ou se querem finalmente algo diferente", disse José Pacheco.
O candidato, que é também o líder do Chega/Açores, falava aos jornalistas durante a arruada de encerramento da campanha, realizada esta tarde no centro da cidade.
"Eu peço uma oportunidade a toda a gente, para nós podermos - não só em Ponta Delgada, [mas] nos restantes concelhos onde o Chega concorre -, [...] demonstrar o que é que valemos", declarou.
Juntos Somos Coimbra sente ambiente "ainda mais positivo"
Lusa há 8 horas
O recandidato pela coligação Juntos Somos Coimbra afirmou hoje que sente um ambiente "ainda mais positivo" do que nas eleições autárquicas de 2021 e garantiu acreditar na repetição da maioria absoluta.
O atual presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, fez um "balanço surpreendentemente positivo", face a quatro anos de governação "num período muito difícil, um período difícil em termos financeiros, um período difícil em termos de obras".
Para o recandidato pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/MPT/Volt), as pessoas "reconhecem o trabalho feito e estão agradecidas, porque sentem uma nova dinâmica e outra vida na cidade de Coimbra".
À agência Lusa, o autarca admitiu que esperava ser "mais questionado, mais interpelado" nas ruas durante a campanha, e referiu que a "esmagadora maioria das pessoas teve uma atitude muito positiva".
CDU apela ao voto e avisa que a mentira não pode ganhar no Funchal
Lusa há 8 horas
O candidato da CDU à Câmara do Funchal, na Madeira, acusou hoje os executivos do PSD de terem criado uma "cidade para inglês ver" e outra onde vive o "povo trabalhador", vincando que "a mentira não pode ganhar".
"A mentira não pode sair vencedora destas eleições. Aqueles que ao longo de anos governaram a cidade de costas voltadas para as populações, que nas vésperas das eleições prometem mundos e fundos, que enganam as pessoas com mentiras eleitorais, não podem ser os vencedores destas eleições", disse Ricardo Lume.
Carlos Moedas pede "mais um voto" aos lisboetas
Maria Gouveia há 8 horas
O ainda presidente da Câmara de Lisboa e recandidato nestas eleições, Carlos Moedas, encontra-se, ao final desta tarde, em campanha no Chiado, em Lisboa.
"Aquilo que peço aos lisboetas é mais um voto, é não voltarmos para trás. É um dia muito importante, escolher voltar para trás ou avançar, crescer ou estagnação. Entre aquilo que é uma política moderada, que os lisboetas conhecem, e aquilo que é uma política radical como temos visto nos últimos dias", começou por dizer em declarações aos jornalistas quando questionado acerca das palavras de Luís Montenegro acerca de uma maioria absoluta.
Carlos Moedas disse ainda que espera "ter uma votação melhor do que há quatro anos", mas "isso depende dos lisboetas".
"Aquilo que vejo é que a Esquerda se move pelo ódio, pela raiva, pelo negativo. Nós mobilizamo-nos pelo que é positivo", salientou.
CDU de Coimbra pede reflexão sobre conceito de cidade e está confiante
Lusa há 8 horas
A candidatura da CDU (PCP/PEV) a Câmara de Coimbra escolheu hoje um hipermercado para apelar a uma reflexão dos cidadãos sobre o modelo de cidade e mostrou-se confiante quanto a um reforço da votação no domingo.
O cabeça de lista Francisco Queirós disse à agência Lusa que perspetiva um reforço das posições autárquicas relativamente a 2021, quando elegeu um vereador e três elementos para a Assembleia Municipal.
"Vejo mais envolvimento e participação, com uma mobilização melhor do que há quatro anos", salientou o candidato, que escolheu uma grande superfície comercial para contactos com a população, antes de terminar a campanha com uma caravana em Cernache.
Candidata do ADN quer ser "voz do povo" em Lisboa
Lusa há 8 horas
A candidata da Alternativa Democrática Nacional (ADN) à Câmara de Lisboa promete ser "a voz do povo" caso seja eleita no domingo, defendendo que os partidos têm de se unir para resolver os problemas da cidade.
"O balanço da campanha foi ótimo, eu adorei participar nesta campanha. Acho que passámos a mensagem de que somos um partido bastante permeável à verdade dos outros. Eu acho que isso é essencial nos tempos que correm, e, portanto, somos pela liberdade, pela capacidade de ouvir o outro, é muito importante", destacou.
Em declarações à agência Lusa junto do metro do Campo Grande, local da capital que o ADN elegeu para a ação de derradeiro dia oficial de campanha para as eleições autárquicas de domingo, Adelaide Ferreira assumiu ter aceitado concorrer à Câmara de Lisboa para ser "a voz do povo".
ADN entra em hotel devoluto no Porto onde vivem imigrantes sem condições
Lusa há 9 horas
O candidato do ADN à Câmara do Porto, Frederico Duarte Carvalho, entrou hoje no antigo Hotel Nave, imóvel devoluto e vandalizado no centro do Porto, para denunciar que ali vivem cerca de 60 imigrantes sem condições de salubridade.
O candidato do ADN (Alternativa Democrática Nacional), Frederico Duarte Carvalho, entrou esta tarde no Hotel Nave, no Bonfim, por uma pequena claraboia partida e acedeu através de uma cadeira e ferros à unidade hoteleira, que é composta por 81 quartos, e que estão atualmente vandalizados e ocupados por dezenas de imigrantes que vivem sem água e sem eletricidade.
"Foi-nos dito que 60 pessoas podem viver aqui. Há capacidade para 81 quartos. Nós vimos alguns dos quartos onde as pessoas vivem e são condições com cheiros a urina, não há qualquer indicação da salubridade, o chão está destruído, há garrafões com urina. Pensei que fosse encontrar uma comunidade minimamente organizada, mas não. (...) Não há condições de habitabilidade, as pessoas vivem aqui como animais (...). Do outro lado da rua há um hotel de luxo com vista para o antigo hotel Nave", descreveu o candidato do ADN, em declarações à Lusa depois da visita àquela antiga unidade hoteleira.
Coimbra. Candidato do BE diz que campanha deixou o seu partido mais forte
Lusa há 9 horas
O cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Coimbra, José Manuel Pureza, afirmou hoje que a campanha eleitoral deixou o seu partido mais forte e com maior credibilidade junto dos habitantes do concelho de Coimbra.
"Fizemos uma campanha boa, forte, com uma capacidade de escutar e de dar as nossas respostas às ansiedades das pessoas. Tivemos uma campanha forte nas várias freguesias onde concorremos e o Bloco [de Esquerda] sai desta campanha, isso já é um dado adquirido, mais forte e com maior credibilidade junto das pessoas do nosso concelho", evidenciou.
Montenegro prevê vitórias e Esquerda (quase) toda junta em Lisboa
Lusa há 9 horas
Os líderes do PS, Livre e Bloco estiveram hoje juntos em Lisboa para apoiar a candidata socialista Alexandra Leitão, enquanto o secretário-geral do PCP atacou o PS e o presidente do PSD previu vitórias no domingo.
O último dia de campanha para as eleições autárquicas de domingo trouxe à memória o período da "Geringonça", entre 2015 e 2021, quando os líderes de então do PS, Bloco de Esquerda e PCP estiveram envolvidos na mesma solução governativa.
Filipe Araújo garante que estará do lado responsável da gestão no Porto
Lusa há 9 horas
O candidato independente à Câmara do Porto, Filipe Araújo, garantiu hoje que uma vez conhecidos os resultados da eleição estará do lado responsável da gestão da cidade, mas sem adiantar que cenário de maioria admite integrar.
Em declarações à Lusa antes de começar a última arruada da campanha até à Praça Francisco Sá Carneiro, nas Antas, o cabeça de lista do movimento Fazer à Porto afirmou: "aquilo a que posso comprometer-me com os portuenses é que estarei do lado da gestão responsável da cidade dos próximos anos".
Sem especificar com quem admite constituir maioria para governar e com quem recusará fazê-lo, Filipe Araújo foi taxativo na argumentação: "não me peçam é para passar linhas sobre princípios, valores e sobre aquilo que nós propomos no manifesto eleitoral. Isso, para mim, é inegociável. Desde que seja de acordo com aquilo que nós propusemos aos portuenses, estarei cá sempre para fazer o melhor".
O candidato afirmou-se ainda convencido de que "as pessoas ainda não sabem bem em quem vão votar", aproveitando para apelar a que façam uma reflexão, lembrando-lhes que nas últimas três eleições venceu sempre o projeto independente de Rui Moreira.
Candidato do ADN à Câmara de Leiria faz queixa na PSP por agressão
Lusa há 9 horas
O candidato da Alternativa Democrática Nacional à presidência da Câmara de Leiria, Nuno Henriques Barroso, fez hoje queixa na Polícia de Segurança Pública (PSP) por agressão.
A agressão ocorreu hoje na cidade de Leiria e, num vídeo divulgado pelo Diário de Leiria, vê-se o cabeça de lista do ADN e outro homem no chão, tendo depois o candidato sido atingido com um pontapé antes de regressar ao seu carro que estava parado na estrada.
À agência Lusa, Nuno Henriques Barroso afirmou que um homem que estava num carro com outras pessoas começou a ofender e a chamar-lhe nomes, pelo que tentou "perceber o que se estava a passar".
"Quem fez primeiro as agressões verbais foi o condutor do carro. E depois sai do lugar do pendura outro homem", referiu.
Líderes de PS, Livre, BE e PAN descem Chiado a cantar "vitória" de Leitão
Lusa há 9 horas
Os líderes do PS, Livre, BE e PAN entoaram hoje cânticos de "vitória" na descida do Chiado, em Lisboa, com José Luís Carneiro a acusar Luís Montenegro de estar "desligado da realidade" por pedir maioria absoluta na capital.
No último dia de campanha autárquica, José Luís Carneiro, Rui Tavares, Isabel Mendes Lopes, Mariana Mortágua e Inês de Sousa Real fizeram juntos a tradicional descida do Chiado, em Lisboa, acompanhados por centenas de apoiantes e figuras conhecidas da política nacional como Carlos César, presidente do PS, João Gomes Cravinho, ex-ministro da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, Eurico Brilhante Dias, líder parlamentar do PS, e Francisco Louçã, ex-líder do BE.
Leia mais aqui.
Nova Direita em festa no Rossio e com o sentimento de "dever cumprido"
Lusa há 9 horas
A candidata à Câmara de Lisboa da Nova Direita, Ossanda Líber, afirmou hoje que se sente realizada com a campanha e tem o "sentimento de dever cumprido", durante um evento do partido na Praça do Rossio.
"Eu dei tudo, ou seja, estive com as pessoas, apresentei propostas, denunciei os problemas, andei na rua e, por isso, sinto que tenho o sentimento de dever cumprido e o sentimento de ter escolhido as pessoas certas para este combate", sublinhou Ossanda Líber.
Em plena Praça do Rossio, o partido ergueu um palco encostado ao monumento em homenagem a D. Pedro IV onde a música ao vivo reunia algumas dezenas de pessoas, sobretudo turistas curiosos.
Ana Abrunhosa antevê vitória em Coimbra: "Não concebo outro desfecho"
Lusa há 9 horas
A candidata da coligação Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN), Ana Abrunhosa, afirmou hoje estar muito otimista para domingo, disse que antevê a vitória e deixou ainda a garantia de que estará sempre comprometida com o concelho.
"Não concebo outro desfecho que não seja a vitória, mas quero dizer que estarei sempre comprometida com Coimbra", destacou, no último dia de campanha, minutos antes de partir para mais uma arruada, desta vez desde a Rua da Sofia, passando pela Rua Doutor Manuel Rodrigues e seguindo até à Avenida Fernão Magalhães.
Em declarações à agência Lusa, Ana Abrunhosa explicou que o seu otimismo para domingo é fruto do "trabalho sério, comprometido e dedicado" que vem sendo realizado desde maio, "rua a rua, associação a associação".
Leia mais aqui.
Leitão à espera de sorrir com resultados da 1.ª campanha como líder da IL
Lusa há 9 horas
A líder da Iniciativa Liberal manifestou-se hoje convicta de que irá acordar segunda-feira com um "grande sorriso" após os resultados do partido nas eleições de domingo.
"Sinceramente, eu estou mesmo muito convencida que vou estar com um grande sorriso na segunda-feira de manhã, aliás, no próprio domingo à noite, com o ótimo resultado da Iniciativa Liberal das nossas candidaturas próprias, também das nossas coligações", afirmou aos jornalistas Mariana Leitão, no final de contactos com a população em Santa Maria da Feira, Aveiro, que assinala o último momento público da campanha eleitoral, a primeira que fez enquanto líder partidária.
Mostrando-se "extremamente satisfeita", Mariana Leitão acrescentou que, "a partir de segunda-feira", o objetivo é "começar a trabalhar efetivamente e a exercer o poder nas autarquias locais", naquilo que será "um marco significativo" para o partido, que tem 90 eleitos desde 2021.
Leia mais aqui.
Porto. Guilherme Alexandre Jorge será "vereador sombra" se não for eleito
Lusa há 9 horas
O cabeça de lista do Volt à Câmara do Porto, Guilherme Alexandre Jorge, prometeu hoje que vai atuar como "vereador sombra" na cidade se não for eleito para o executivo, embora aponte à eleição.
"[O objetivo é] seis mil votos, quero ser vereador. Queremos também eleger na Assembleia Municipal, onde também se escrutina o executivo mesmo sem ter entrado nele. (...) Mesmo que o Volt não seja eleito, fica o nosso compromisso de uma vereação sombra", disse à Lusa Guilherme Alexandre Jorge.
O candidato falava à margem de uma ação de contacto com a população na estação de metro e autocarros da Trindade, na qual teve a companhia da co-presidente do partido, Inês Bravo Figueiredo, no último dia de campanha antes das eleições de domingo.
"Queria apelar ao povo da Direita que vote Chega. Votar no PSD é inútil"
Maria Gouveia há 10 horas
O presidente do Chega, André Ventura, reafirmou, esta tarde, numa arruada em Vila Verde, que o partido quer "ganhar estas eleições" e que estão "a lutar para isso".
"Acho que nunca houve um movimento em Portugal como aquele que estamos a ver agora com o entusiasmo dos mais jovens que são o futuro do país e querem uma mudança", disse.
E continuou: "Eu queria apelar hoje, há muitas zonas do país onde as coisas estão muito, muito taco a taco uns com os outros. Sinceramente, em grande parte do país onde o Chega está a disputar, em alguns casos com o Partido Socialista as Câmaras Municipais, eu queria apelar ao povo da Direita que vote no Chega. Votar no PSD é inútil nestas eleições, não trazer nada de diferente".
De acordo com André Ventura, o seu partido "está à frente de quase todas as regiões" e reiterou que "votar no PSD é inútil". "Eu gostava que a Direita concentrasse os votos no Chega para podermos ter uma vitória, não do PS, mas da Direita e do Chega".
César esperançoso na recuperação de "tsunami" pede concentração de votos
Lusa há 11 horas
O presidente do PS, Carlos César, mostrou-se hoje esperançoso que nas autárquicas o partido recupere do "tsunami" das legislativas, apelando à concentração de votos nas listas socialistas para "derrotar a AD".
Carlos César falava aos jornalistas a meio da tradicional descida do Chiado, em Lisboa, que reúne os líderes de todos os partidos que integram a coligação Viver Lisboa (PS/Livre/BE/PAN), encabeçada pela socialista Alexandra Leitão
"Eu estou muito esperançoso nestas eleições porque o PS ao longo deste ano procurou escolher os seus melhores para agora ser a melhor escolha e recuperar dos resultados e da quebra eleitoral que nos tivemos nas últimas eleições legislativas", disse.
Leia mais aqui.
Tinoco Azevedo diz que PLS é "única alternativa moderada" no Porto
Lusa há 11 horas
O cabeça de lista do Partido Liberal Social (PLS) à Câmara do Porto, Luís Tinoco Azevedo, disse hoje que votar no seu partido é "votar na única alternativa moderada que quer construir e melhorar o sistema".
Em declarações à agência Lusa no último dia de campanha eleitoral antes das eleições autárquicas de domingo, Luís Tinoco Azevedo descreveu a lista de candidatos ao Porto por "blocos", separando os eleitores por "satisfeitos" e "insatisfeitos", para garantir que votar PLS servirá para "acabar com o bipartidarismo".
"Acho que nós temos quatro blocos a votos. Os partidos das pessoas que estão satisfeitas, o PS e o PSD, e depois temos um grande bloco de partidos insatisfeitos. Temos partidos de insatisfeitos com independentes e temos depois as pessoas que estão insatisfeitas e que querem destruir o sistema, mandar abaixo o sistema. Por fim, temos as pessoas que estão insatisfeitas e que querem construir o sistema", descreveu.
E garantiu: "Dentro destes que estão insatisfeitos e que querem ajudar a melhorar e a construir o sistema, faltava uma alternativa moderada em quem votar e nós somos essa alternativa".
Mariana Leitão elogia atribuição de Nobel a "símbolo de luta"
Lusa há 11 horas
A líder da Iniciativa Liberal (IL) elogiou hoje a atribuição do prémio Nobel à venezuelana María Corina Machado, um "símbolo de luta contra regimes opressores" e contra o discurso populista de "pôr uns contra outros".
María Corina Machado "é um extraordinário símbolo de luta contra regimes opressores autocráticos, é a vitória da resistência pacífica, da luta pela liberdade, da luta pela democracia liberal e, portanto, deixa-nos obviamente muitíssimo satisfeitos que o Prémio Nobel tenha sido entregue" à ativista, que "é sem dúvida uma representante desta luta pela liberdade, pelos direitos humanos, pela dignidade", afirmou Mariana Leitão, à margem de uma ação de campanha para as eleições autárquicas de domingo.
Leia mais aqui.
Boa relação com o Governo pode "ajudar muito o Porto", diz Pedro Duarte
Lusa há 11 horas
O candidato do PSD/CDS-PP/IL à Câmara do Porto, Pedro Duarte, disse hoje que a sua boa relação com o Governo pode "ajudar muito" a cidade, considerando "'fake news'" declarações do PS sobre portagens na Via de Cintura Interna (VCI).
"Acho que o Porto tem de falar olhos nos olhos com o poder central. Eu orgulho-me muito de ter uma grande proximidade, e até amizade, com muitos - desde logo o atual primeiro-ministro - dos atuais governantes, e eu acho que isso vai ajudar muito o Porto", disse hoje aos jornalistas Pedro Duarte, ex-ministro dos Assuntos Parlamentares, no Mercado do Bolhão.
Leia mais aqui.
João Ferreira associa Lei das Rendas a despejos de associações culturais
Lusa há 11 horas
O candidato da CDU à Câmara de Lisboa, João Ferreira, associa a lei das rendas aos recentes despejos de associações culturais, lembrando uma medida aprovada, mas ainda não concretizada, para a criação de um Gabinete de Apoio às Coletividades.
Em declarações à Lusa, a propósito do encerramento de associações culturais e recreativas em Lisboa, João Ferreira lembrou que neste mandato apresentou uma proposta na câmara, "que foi aprovada, mas que não teve ainda concretização, para a criação de um Gabinete de Apoio às Coletividades em situação de emergência".
De acordo com o candidato da coligação que junta PCP e PEV, a proposta prevê várias coisas, nomeadamente que a câmara possa avaliar, de entre o património municipal, "a existência de espaços adequados que possam servir" para associações que estejam na iminência de um despejo, ou que tenham sido alvo de despejo, "o que põe em causa, evidentemente, a sua continuidade".
Leia mais aqui.
Marcelo fará com "gosto democrático" última mensagem de apelo ao voto
Lusa há 11 horas
O Presidente da República disse hoje, em Tallin, que se dirigirá no sábado ao país com "gosto democrático" para a "última mensagem ao longo de dois mandatos de apelo ao voto" nas autárquicas de domingo.
"Eu vou ter que fazer uma mensagem, que farei, aliás, com gosto democrático, e que será a minha última mensagem ao longo de dois mandatos de apelo ao voto, e que farei amanhã [sábado], para naturalmente sensibilizar os portugueses para aquilo que eles sabem que é fundamental", disse aos jornalistas, à margem de uma reunião do Grupo de Arraiolos, que coincide com o último dia de campanha eleitoral em Portugal.
Marcelo Rebelo de Sousa notou que, "em regra, as eleições locais têm abstenção mais baixa do que outras eleições, porque precisamente são eleições de maior proximidade, as pessoas conhecem melhor, conhecem mais de perto os autarcas e, portanto, [as eleições autárquicas] têm tido essa participação cívica muito forte".
Leia mais aqui.
Candidato do Volt quer evitar encerramento de associações em Lisboa
Lusa há 11 horas
O candidato do Volt à presidência da Câmara de Lisboa, José Almeida, destacou hoje a importância de apoiar as associações culturais, desportivas e sociais, defendendo a criação de centros municipais de recursos para evitar o encerramento destas coletividades.
"Elas [coletividades] dão aos bairros, às freguesias, uma atividade cultural, desportiva, em zonas da cidade onde muitas vezes não existe nada ou muito pouco. Para nós é um ponto muito importante, porque isso também tem a ver com a qualidade de vida dos moradores", afirmou José Almeida, em declarações à agência Lusa.
ADN garante descentralização da cultura em Coimbra
Lusa há 11 horas
O candidato do ADN à Câmara de Coimbra assumiu hoje o compromisso de expandir e descentralizar as atividades culturais da autarquia para fora da cidade e apoiar os agentes locais.
"Entendemos que a cultura tem de chegar a todo o concelho e a todas as freguesias. Quando se fala em cultura não é em concertos dos Rolling Stones, é em cultura mesmo, aberta a todos os gostos e a todos os tipos", defendeu Sancho Antunes, no último dia de campanha para as eleições autárquicas do próximo domingo.
Numa análise à situação atual, o candidato salientou que Coimbra "só olha para dentro e não para fora", pelo que falta levar os eventos culturais a todos os pontos do município, constituído por 18 freguesias e uniões de freguesia.
Cascais: Piteira Lopes quer "contrato geracional" para qualidade de vida
Lusa há 11 horas
O candidato de PSD/CDS-PP à Câmara de Cascais, atual vice-presidente do município, defendeu hoje "um contrato geracional" para 10 anos, para transformar o concelho na "capital da qualidade de vida", e recusou que o executivo esteja fechado à comunidade.
"Estivemos a trabalhar muito durante os últimos três meses, fizemos uma campanha sempre, mas sempre pela positiva, não precisamos de dizer mal dos nossos adversários, basta-nos apresentar aquilo que é as nossas propostas", que "não é um programa eleitoral para os próximos quatro anos", mas mais amplo, afirmou Nuno Piteira Lopes.
"O Chega vai sempre para ganhar, a meta é ganhar. Não temos outra"
Lusa há 11 horas
O líder do Chega, André Ventura, afirmou hoje que a única meta que o partido pode ter é vencer as eleições autárquicas de domingo, mas indicou que vai aguardar "humildemente" pelos resultados.
Durante uma arruada em Braga, o presidente do Chega foi questionado pelos jornalistas qual é a meta do partido para domingo.
"Ganhar, o Chega vai sempre para ganhar, a meta é ganhar. Não temos outra meta que não seja ganhar. O Chega tornou-se o líder da oposição, o líder da oposição tem de querer ganhar. Em Braga, no Porto, no Algarve, em Ponta Delgada, ganhar", afirmou.
Leia mais aqui.
"Quero que esta coligação [Viver Lisboa] ganhe", diz Mortágua
Maria Gouveia há 11 horas
"Hoje é o dia da Alexandra, estamos aqui para a apoiar. Eu como lisboeta também quero ver Alexandra a presidente. Quero que esta coligação [Viver Lisboa] ganhe. Acho que é p melhor para Lisboa e é o mais importante hoje neste encerramento de campanha", referiu a líder do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua.
Já o porta-voz do Livre, Rui Tavares, salientou que "não se pode repetir quatro anos como os que tivemos de Carlos Moedas", notando que, no domingo, "é para ganhar".
A coligação Viver Lisboa junta o PS, Livre, Bloco de Esquerda e PAN.
"A minha expectativa é ganhar as eleições. Estou muito confiante"
Maria Gouveia há 11 horas
A candidata à autarquia lisboeta pelo PS, Alexandra Leitão, afirmou, durante a arruada no Chiado, esta tarde, que tem boas expectativas para as eleições que se realizam no domingo, dia 12 de outubro.
"A minha expectativa é ganhar as eleições. A nossa campanha vai num grande crescendo, temos sentido imenso apoio na rua. As pessoas vêm espontaneamente falar connosco na rua, falar dos seus problemas, falar daquilo que está mal em Lisboa e sinto uma grande convergência em torno desta coligação [Viver Lisboa] que já é de grande convergência. Por isso, estou muito, muito confiante", salientou, em declarações aos jornalistas.
Recorde-se que Alexandra Leitão encabeça a coligação Viver Lisboa, que é constituída pelo PS, Livre, Bloco de Esquerda e PAN.
Maioria de Moedas? "Primeiro-ministro está desligado da realidade"
Maria Gouveia há 11 horas
"Confio na vitória em Lisboa e na vitória no Porto também. Vai ser um grande resultado", referiu o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, esta tarde, durante a arruada de apoio a Alexandra Leitão, no Chiado, em Lisboa.
Questionado acerca das palavras do primeiro-ministro que pediu uma maioria do PSD em Lisboa, Carneiro respondeu: "Já há muito que digo que o primeiro-ministro está desligado da realidade, mais uma vez se confirma".
Luís Filipe Menezes? "Uma liderança que conhece a história de Gaia"
Maria Gouveia há 12 horas
O presidente do PSD, Luís Montenegro, encontra-se, esta tarde, em Vila Nova de Gaia, onde participa de uma arruada em Afurada.
"Uma liderança com visão, com proximidade, uma liderança que conhece a história desta terra, mas que está sempre focado em construir o futuro. Quase todos os grandes equipamentos, as grandes transformações, as grandes obras de Gaia ficaram a dever-se aqueles 16 anos de presidência de Luís Filipe Menezes" - que é novamente candidato à autarquia nestas eleições, afirmou Montenegro.
E acrescentou: "É muito, muito gratificante para mim estar aqui hoje. Perceber que ele se mantém em forma e mantém uma relação de grande intimidade com os gaienses".
Note-se que Luís Filipe Menezes foi eleito presidente da Câmara Municipal de Gaia por três vezes (2001, 2005 e 2009).
Por fim, Luís Montenegro apelou ao voto, dizendo: "É preciso ir votar no domingo. Não há dúvida de que os gaienses preferem Luís Filipe Menezes. Nós sentimos isso na rua, sentimos isso em todos os espaços das 24 freguesias do concelho de Gaia".
"Mas, o facto de as pessoas estarem ao lado dele e querem que seja presidente da câmara, só se pode tornar efetivo se forem votar no domingo. Porque nada vale dizer que ele tem de voltar, que tem de ganhar se não se votar. É preciso votar, não desperdicem nenhuma oportunidade de até ao último levar toda a gente a votar para que consigamos ter uma grande vitória, uma grande maioria e tornarmos a por Gaia no mapa do desenvolvimento, no mapa daqueles municípios onde vale a pena ficar, onde vale a pena morar, onde há oportunidades de emprego", disse.
Junto do líder do PSD estava também o atual ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, que é natural de Vila Nova de Gaia.
João Rodrigues (PSD/CDS/PPM) acredita que vai vencer Braga com maioria
Lusa há 12 horas
O candidato pela Coligação Juntos Por Braga (PSD/CDS-PP/PPM) acredita que vai vencer as autárquicas de domingo com maioria, esperando não ter de negociar na segunda-feira com quem os eleitores não quiseram escolher no domingo.
Em declarações à agência Lusa, durante uma arruada no Bairro das Andorinhas, numa das últimas iniciativas de campanha para as eleições autárquicas de domingo, 12 de outubro, João Rodrigues mostrou-se confiante na vitória e com maioria.
Leitão quer concretizar projeto para a antiga Manutenção Militar
Lusa há 12 horas
A candidata à Câmara de Lisboa Alexandra Leitão diz que há falta de "lugares de cultura" e quer concretizar o projeto para o complexo da antiga Manutenção Militar, que o Governo colocou numa lista de parcerias público-privadas.
Questionada pela Lusa, na quinta-feira, antes de um encontro com agentes da cultura de Lisboa, a cabeça de lista da coligação "Viver Lisboa", que junta PS, Livre, BE e PAN, assegurou que, se for eleita, vai "avaliar as possibilidades de atuação" da autarquia no sentido de manter como património da cidade o projeto habitacional e cultural desenhado para o Bairro do Grilo, na freguesia do Beato, que foi sede da Jornada Mundial da Juventude 2023.
Livre defende ter a proposta que encara a região do Porto "como um todo"
Lusa há 12 horas
O cabeça de lista do Livre à Câmara do Porto defendeu hoje que apresenta "a única proposta que encara a região como um todo" e, "a 11 horas" do fim da campanha, considera ter passado "uma mensagem clara".
"Talvez seja esta a mensagem com que devemos ficar para o resto do dia: nós somos a única proposta política que, além de conhecer o território, basear as suas políticas em conhecimento técnico, científico, estruturado e sustentado, encara a região como um todo, que a vê num contexto nacional e num contexto internacional e que se vai bater por ela no Porto, em Gondomar, em Matosinhos, em Vila Nova de Gaia e em todos os outros sítios onde existir uma papoila e onde o Livre estiver", garantiu Hélder Sousa.
"Montenegro não é um político que leva a sério a política social"
Lusa há 12 horas
O porta-voz do Livre defendeu hoje que o primeiro-ministro "não é um político que leva a peito a justiça social" e criticou a política fiscal do executivo, considerando que a proposta orçamental para 2026 está "despida de empatia".
"É um orçamento com uma marca de justiça social? Não é. E Montenegro não é um político que leva a peito e a sério a política social. O que eu tenho visto é um PSD que governa para pessoas que são parecidas com as elites que já estão no próprio PSD", criticou Rui Tavares.
PAN acusa Governo de "dar a mão a quem não precisa e a quem mais lucra"
Lusa há 12 horas
A porta-voz do PAN acusou hoje o Governo de, no Orçamento do Estado para 2026, "dar a mão a quem não precisa" e pediu uma "nova visão" para a violência doméstica ou proteção animal.
Em declarações à Lusa durante uma ação de contacto com a população, em Oeiras, onde o partido avança coligado com o PS, Inês de Sousa Real reagiu à proposta orçamental apresentada pelo executivo, lamentando que a entrega do Orçamento fosse agendada para o fim da eleitoral e salientou "algumas preocupações" com o seu conteúdo, embora sem adiantar qual será o sentido de voto do partido na generalidade.
Extrema-direita aproveita "desertos noticiosos" para amplificar mensagens
Lusa há 12 horas
A investigadora do ICNOVA Dora dos Santos Silva afirma que a extrema-direita aproveita os chamados "desertos noticiosos" para chegar mais rapidamente à população e disseminar as suas mensagens facilmente.
Segundo o estudo Media Trust.Lab 2022, mais de metade dos 308 municípios podem ser considerados em 'situação de deserto noticioso' ou a caminho de se tornarem um, ou seja, "áreas que não têm órgãos de comunicação social, mas também zonas que não têm qualquer representação mediática", explicou a investigadora à Lusa.
Montenegro espera "celebrar muitas vitórias", incluindo a de Pedro Duarte
Lusa há 12 horas
O líder do PSD disse hoje esperar celebrar no domingo muitas vitórias a partir do Porto, onde vai acompanhar a noite eleitoral, incluindo a de Pedro Duarte na Câmara Municipal do Porto.
"Vamos celebrar muitas vitórias, seguramente mais vitórias do que derrotas ou insucessos e estou convencido que será uma oportunidade de felicitar de viva voz e presencialmente o Presidente da Câmara eleito que se vai chamar Pedro Duarte", disse.
Luís Montenegro vota no domingo, às 09h00, em Espinho
Notícias ao Minuto há 12 horas
O Presidente do PSD e atual primeiro-ministro, Luís Montenegro, irá exercer o direito de voto este domingo, às 09h00, na Escola Primária N.º 2, em Espinho, informou a campanha do partido.
Sérgio Aires diz que BE foi único que fez verdadeira oposição no Porto
Lusa há 14 horas
O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara do Porto, Sérgio Aires, disse hoje que haverá "surpresas" nos resultados das eleições autárquicas de domingo e mostrou-se confiante na sua reeleição, porque "foi o único que fez verdadeira oposição".
"Vai ser uma eleição muito estranha em termos de resultados, acho que toda a gente está à espera disso mesmo, de todos os candidatos. Toda a gente vai ter surpresas. Temos que esperar pela decisão do povo", disse Sérgio Aires enquanto caminhava na zona do Marquês ao lado da líder do partido Mariana Mortágua e da dirigente bloquista Marisa Matias.
O candidato contactou com comerciantes e pessoas que circulavam pelas ruas, distribuiu panfletos e ouviu as várias queixas e pedidos dos portuenses numa caravana que foi avançando a passo demorado com bandeiras na mão e muitas interações dos transeuntes com Mortágua, sobre a qual queriam saber se tinha regressado bem da flotilha humanitária de ajuda a Gaza.
Socialista Ricardo Leão confiante na reeleição em Loures
Lusa há 14 horas
O recandidato a presidente da Câmara de Loures Ricardo Leão (PS) fez hoje um balanço "muito positivo" da campanha eleitoral, afirmando que sentiu "uma receção excecional nas ruas" e que as expectativas de vitória no domingo "são boas".
"Só no domingo é que as pessoas exercem o seu direito de voto, e espero que votem, mas com aquilo que nós tivemos nas ruas, se isso se refletir depois no voto, é óbvio que as expectativas são boas", afirmou o candidato socialista.
Mariana Mortágua "muito confiante" num bom resultado domingo
Lusa há 14 horas
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, disse hoje que está "muito confiante" nos resultados das eleições autárquicas de domingo e acredita que a "garra" do partido vai ser reconhecida em "muitos sítios e em sítios muito diferentes".
"Estou muito confiante. Penso que o Bloco de Esquerda fez uma campanha de valores, fez uma campanha de política como ela deve ser (...). No Bloco de Esquerda a política não se faz por favores, a política não se faz por interesse, faz-se por valores, por firmeza de valores. Acho que esse trabalho vai ser reconhecido, que essa vontade e essa garra de estar na política pelo bem comum, vai ser reconhecida e em muitos sítios e em sítios muito diferentes", disse.
Rodeada de militantes, entre bandeiras e panfletos, e a passo lento a cumprimentar quem passava e lhe pedia para gravar vídeos ou tirar fotografias, Mariana Mortágua fez uma arruada na zona do Marquês, no Porto, onde aproveitou para fazer um balanço sobre a campanha autárquica à qual chegou recentemente após ter integrado a missão humanitária da flotilha Global Sumud.
PS avisa Passos que Sintra não será "palco de ensaio do seu sonho"
Lusa há 14 horas
A cabeça de lista do PS e Livre à Câmara de Sintra avisou hoje o antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho de que o concelho não será "palco de ensaio" para o seu "sonho de se juntar à extrema-direita".
"Não regressem, aqui não passarão. Sintra não vai ser o palco de ensaio do regresso ou do sonho do doutor Pedro Passos Coelho de se juntar à extrema-direita", avisou Ana Mendes Godinho, antiga ministra e candidata à autarquia de Sintra, numa ação de campanha para as eleições de domingo.
Carneiro garante que maiorias do PS vão respeitar oposições
Lusa há 14 horas
O líder socialista assegurou hoje que as maiorias do PS nas câmaras vão respeitar as oposições e recordou a "resposta solidária" dada na pandemia pela agora candidata a Sintra, Ana Mendes Godinho, ao contrário do PSD/CDS na 'troika'.
"Eu queria dizer às portuguesas e aos portugueses que nós temos um grande sentido da humildade democrática e essa é a razão porque podem confiar em nós. Podem confiar-nos as maiorias nos municípios, porque essas maiorias respeitarão a pluralidade de pensamento, a diversidade de opiniões e far-se-á com respeito pelas oposições", assegurou José Luís Carneiro no arranque do último dia de campanha autárquica.
Líder da IL sentiu-se "à vontade na campanha" e promete tirar ilações
Lusa há 14 horas
Mariana Leitão mostrou-se hoje satisfeita com a sua primeira campanha eleitoral como líder partidária da Iniciativa Liberal (IL) e prometeu "retirar ilações" dos resultados, positivos ou negativos.
"Senti-me muito à vontade, gostei muito de fazer esta campanha, gostei muito de estar na rua, de falar com as pessoas. Foi algo que me deixou muito satisfeita", resumiu Mariana Leitão, no balanço do seu trabalho, no último dia de campanha para as autárquicas de domingo, o primeiro como líder, desde que foi eleita, há três meses.
"Não deram o Nobel da Paz a Trump, deram a uma 'trumpista'"
Lusa há 14 horas
O secretário-geral do PCP criticou hoje a atribuição do Prémio Nobel da Paz à opositora venezuelana María Corina Machado, considerando que "não deram o Nobel a Trump, deram a uma 'trumpista'".
"Tudo indicava que havia que ia haver uma golpada em que Trump seria o prémio Nobel. Não foi Trump, foi uma 'trumpista'. E, portanto, não há muito mais a dizer sobre isso. A Academia entregou um prémio não a Trump - o que também era demais -, então entregou-o a uma 'trumpista'", criticou Paulo Raimundo em declarações aos jornalistas durante uma arruada na Baixa da Banheira, no concelho da Moita.
Fatura do regresso a Portugal? Mortágua está "à espera com tranquilidade"
Lusa há 15 horas
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, diz que aguarda com "muita tranquilidade" a notificação do Governo português para pagar os custos do seu regresso ao país depois de integrar as embarcações da flotilha humanitária de ajuda a Gaza.
"Estamos à espera dessa notificação, com muita tranquilidade. Achamos que esse não é o tema. Se queremos falar sobre a Palestina, vamos falar sobre o sofrimento do povo palestiniano e a grandeza dos movimentos de solidariedade", disse Mariana Mortágua que falava aos jornalistas no Porto numa ação de rua dedicada às eleições autárquicas que se realizam domingo.
Pizarro sugere que Governo e PSD querem pôr portagens na VCI no Porto
Lusa há 15 horas
O candidato socialista à Câmara do Porto Manuel Pizarro sugeriu hoje que o Governo e Pedro Duarte (PSD/CDS/IL) querem pôr portagens na VCI, por não ver a retirada das mesmas na CREP no Orçamento do Estado.
"Suspeitamos que vai ficar claro que, ao contrário do que nós pedimos ao senhor primeiro-ministro numa carta que eu lhe escrevi em agosto, o que o Governo e o PSD querem mesmo é fazer as tais portagens na VCI [Via de Cintura Interna] de que o candidato do PSD ao Porto fala, e não acabar com as portagens na CREP [Circular Regional Exterior do Porto] para aliviar a VCI, medida que é completamente consensual no Porto", disse hoje Manuel Pizarro aos jornalistas.
Mariana Leitão diz que é "normal" PS viabilizar um OE "pouco ambicioso"
Lusa há 15 horas
A presidente da Iniciativa Liberal (IL) não se mostrou surpreendida com a disponibilidade do PS para viabilizar a proposta de Orçamento de Estado para 2026, porque o documento não é ambicioso e favorece o Estado.
Falando aos jornalistas no mercado municipal de Guimarães, durante uma ação de campanha para as autárquicas de domingo, Mariana Leitão considerou que "é normal o Governo negociar como bem entender" e, "lá está, este orçamento, como também não muda muito, é normal que o Partido Socialista não tenha grandes problemas com o documento".
Norte e câmaras com novos presidentes 'escapam' a nova tendência
Lusa há 15 horas
As câmaras que "necessariamente" vão mudar de presidente nas eleições autárquicas de domingo e o Norte "mais conservador" e "festivo" ainda seguem mais o modelo tradicional de campanhas de rua, segundo especialistas ouvidos pela agência Lusa.
"Não vivo no Porto, nem em Lisboa, não tenho termo de comparação. Apenas sei que no Porto a campanha envolve muitos candidatos, é uma campanha muito aberta, porque o atual presidente [Rui Moreira] não se pode candidatar, e também é verdade que o norte do país é mais festivo, é mais de romarias. É mais dado a esse tipo de ajuntamentos", distinguiu o politólogo José Palmeira.
Segundo o professor de Ciência Política da Universidade do Minho, em Lisboa há muita gente que trabalha na capital, mas não vota lá, enquanto no caso do Porto "há uma população mais fixa".
Campanha digitalizou-se e candidatos tornaram-se mais seletivos
Lusa há 15 horas
O paradigma de campanha mudou nestas eleições autárquicas, com muitas ações a transferirem-se da rua para as redes sociais e os políticos a serem mais seletivos no formato escolhido para passar as suas mensagens.
"Os agentes políticos são muito racionais e hoje há muito profissionalismo em tudo aquilo que se faz. E, nesse sentido, um eventual menor número de atividades do foro partidário pode ter a ver com uma nova realidade. No passado, nas campanhas eleitorais, o que é que constatávamos? Que são campanhas muito festivas, que envolvem tradicionalmente bombos, gaitas de foles. Ora bem, esse tipo de campanhas na maior parte dos países europeus já não se usa", elucida o politólogo José Palmeira.
Na capital, por exemplo, a agenda do social-democrata Carlos Moedas (atual presidente e recandidato) não teve ações eleitorais divulgadas à comunicação social no dia do debate concelhio na RTP, tal como nos dias que antecederam a campanha oficial, ao contrário dos principais adversários.
Além das intermitências nas agendas - com ações em modo 'dia sim, dia não', uma realidade que 'contagiou' os concelhos vizinhos da capital, como Almada, Setúbal, Sintra ou Cascais -, várias candidatos transferiram a habitual divulgação junto dos meios de comunicação social para as redes sociais, onde os seus slogans, muitas vezes compostos apenas por um verbo associado ao nome do concelho, ressoaram.
"Se compararmos com outras eleições autárquicas, pode ser que este ano esteja a haver menos ações de rua muito por causa de uma aposta maior nas campanhas de comunicação digital", avaliou o consultor José Pedro Mozos, que defende existir "uma simbiose maior" entre os dois tipos de formato de campanha.
Mortágua acusa Governo de transformar Portugal em "cúmplice" de genocídio
Natacha Nunes Costa há 15 horas
A coordenadora do Bloco de Esquerda acusou hoje o Governo português de transformar Portugal num "cúmplice direto" do genocídio em Gaza, avançando que vai exigir explicações sobre as "conversas fechadas" sobre caças F-35 com destino a Israel.
"Estamos a falar dos caças F-35, um dos aviões mais avançados, das mais avançadas armas de guerra do mundo. Eu acho que este tema é sério, porque para já coloca em causa a palavra do próprio primeiro-ministro que disse que isso não aconteceria e transforma Portugal num cúmplice direto de um genocídio contra a vontade do povo português", disse Mariana Mortágua.
No Porto, onde esta manhã fez uma arruada ao lado do cabeça de lista à Câmara Municipal, Sérgio Aires, a líder bloquista disse que o Bloco de Esquerda exigirá "explicações do Governo português até o último momento", referindo-se a uma notícia do Expresso que dá conta de que terão existido conversas em "salas fechadas" com Portugal sobre a passagem dos F-35 pela base das Lajes, nos Açores.
CNE alerta para proibição de propaganda no dia de eleições autárquicas
Lusa há 15 horas
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recomenda aos candidatos e responsáveis políticos e à comunicação social para que no domingo, dia de eleições autárquicas, se abstenham de comentários que possam configurar propaganda eleitoral proibida por lei.
Num comunicado divulgado na sua página na internet, o organismo recomenda "a todos os intervenientes, sejam candidatos, responsáveis políticos, agentes do processo eleitoral ou profissionais da comunicação social, que se abstenham de quaisquer comportamentos que possam constituir propaganda eleitoral no dia das eleições dos órgãos das autarquias locais".
Isaltinos raptados...e repostos. "Em Oeiras damos segundas oportunidades"
Natacha Nunes Costa há 15 horas
A saga dos Isaltinos de cartão continua a marcar a campanha eleitoral no município de Oeiras. Depois de, no início da semana, o movimento Inovar Oeiras 25 ter espalhado pelo concelho vários 'sócias' do atual presidente e recandidato ao cargo, e de Isaltino ter, inclusive, acusado a oposição de os retirar das ruas, eis que Oeiras amanheceu com novos (e mais) Isaltinos.
Alegada intimidação e queixa-crime marcam campanha do Chega em Vila Verde
Lusa há 15 horas
Em declarações à agência Lusa, André Gomes conta que a queixa surge na sequência de um episódio ocorrido na noite de quarta-feira, junto à igreja de Cabanelas, após gravar e publicar um vídeo nas redes sociais do Chega de Cabanelas a manifestar o seu apoio a Fernando Feitor, candidato independente à Câmara de Vila Verde apoiado pelo CDS-PP, que formalizou a mesma queixa-crime junto da GNR.
O candidato pelo Chega à freguesia de Cabanelas nas autárquicas de domingo diz que, minutos após gravar o vídeo com Fernando Feitor e de o publicar, chegaram ao local quatro automóveis da candidatura de Filipe Melo, incluindo o próprio, que, alegadamente, "cercaram e bloquearam" a única saída da estrada, ligando "os máximos" na direção de ambos, que se mantinham a conversar junto à igreja.
Confrontado pela Lusa com estes alegados factos e a queixa, o cabeça de lista à Câmara de Vila verde, Filipe Melo, refutou todas as acusações, considerando-as uma "encenação" e um episódio "lamentável e ridículo", anunciando a retirada do apoio político do Chega ao seu candidato à Junta de Freguesia de Cabanelas, onde reside uma comunidade cigana.
Domingo de Autárquicas será soalheiro (com temperaturas acima dos 30 ºC)
Lusa há 15 horas
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para domingo, dia de eleições autárquicas, temperaturas acima do normal para época podendo chegar e até ultrapassar os 30 graus Celsius em algumas regiões do continente e um céu soalheiro.
Já para o arquipélago da Madeira estão previstos períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e temperaturas a não ultrapassarem os 26ºC.
Nos Açores o domingo será muito nublado, com boas abertas, períodos de chuva na madrugada, passando a aguaceiros e vento moderado. As temperaturas vão rondar os 19 graus e as máximas os 24/25 graus Celsius.
Argumentos de tanto faz? "Deu mau resultado nos EUA e pode dar em Lisboa"
Natacha Nunes Costa há 15 horas
O socialista e ex-ministro da Saúde João Costa defendeu, na noite de quinta-feira, nas redes sociais, que o argumento de "tanto faz" para voltar nas eleições "deu mau resultado nos EUA" e "pode dar também em Lisboa".
O antigo governante começou por salientar num post partilhado nas redes sociais que "respira-se nalguns comentários de Lisboa o mesmo argumento que se ouvia nos EUA".
"Kamala ou Trump tanto faz, diziam eles. Está aí o resultado. Em Lisboa pode ser diferente. E isto não é ser útil. É saber a diferença entre Moedas e Leitão", considerou João Costa.
Maioria dos líderes partidários fecha hoje a campanha a Norte
Lusa há 15 horas
A campanha para as eleições autárquicas acaba hoje oficialmente, com a maioria dos líderes partidários, incluindo os dirigentes do PSD e PS, a escolherem o Norte do país para colocar um ponto final em 11 dias na estrada.
Apenas os dirigentes de PCP e Bloco de Esquerda vão descendo no mapa de Portugal ao longo do dia e o presidente do CDS-PP, Nuno Melo, escolheu as ilhas para o último dia de campanha, viajando até aos Açores.
Saiba onde vão estar cada um dos líderes dos partidos políticos esta sexta-feira, 10 de outubro, aqui
Início de acompanhamento
Notícias ao Minuto há 16 horas
Bom dia! Começamos aqui o acompanhamento AO MINUTO do último dia da campanha para as eleições autárquicas. Recorde o que aconteceu ontem aqui