Acompanhados por vários candidatos da CDU a câmaras no distrito de Lisboa, como Loures, Sintra, Vila Franca de Xira, Odivelas, Oeiras ou Cascais, Paulo Raimundo e João Ferreira desceram hoje o Chiado, em Lisboa, com uma moldura humana de milhares de pessoas que, de bandeiras e balões ao alto, encheram a Rua do Carmo no final do desfile.
Ao som de bombos e de cânticos como "A CDU avança com toda a confiança", Paulo Raimundo disse aos jornalistas que a coligação tem "o melhor projeto para a cidade de Lisboa".
"Temos um projeto transformador, um projeto que responde às necessidades de Lisboa, para romper com este caminho de 24 anos de alternância entre PS e PSD", afirmou Paulo Raimundo, defendendo que a coligação está "a abrir o caminho da alternativa em Lisboa".
"A porta está aberta e agora, daqui até domingo, é alargá-la", disse.
Questionado se não teme que a candidatura de João Ferreira possa dividir o voto à esquerda e dar a vitória a Carlos Moedas, Paulo Raimundo respondeu: "Isto não é para dividir nada, é para construir".
"Aí está o João para construir", disse.
Ao longo do caminho, que também foi percorrido por personalidades como o ex-secretário-geral do PCP Carlos Carvalhas, Paulo Raimundo recebeu apoios de algumas pessoas e foi acenando para as varandas.
No final da Rua do Carmo, Paulo Raimundo dirigiu-se às milhares de pessoas que integraram a arruada para defender que, em Lisboa, a CDU é "o grande espaço de convergência para onde convergem energias, esperança e entusiasmo para mudar Lisboa".
O secretário-geral do PCP disse que a CDU não tem "um projeto", mas "o projeto, as ideias, as soluções" para a Lisboa.
"Nós temos tudo para pôr Lisboa a andar para a frente. E nós não temos uns candidatos, nós temos os candidatos: gente séria, honesta, gente ligada à vida, gente que não fala de cor dos problemas da vida das populações de Lisboa. Aqui sentem, aqui vivem, aqui enfrentam também esses problemas", disse.
Depois, o secretário-geral do PCP abordou a candidatura de João Ferreira para destacar um "facto indesmentível".
"Toda a gente sabe, conhece, toda a gente reconhece: nós não temos um candidato à presidência da Câmara. Nós temos o melhor, o candidato mais preparado para assumir todas as responsabilidades que o povo lhe quiser conferir. O João Ferreira", afirmou o secretário-geral do PCP, antes de se virar para o candidato da CDU e lhe dizer: "Agora está dito, está dito, João, agora tens de assumir".
Apelando a que os lisboetas votem "na melhor solução, no melhor projeto, no melhor candidato e no João Ferreira", Paulo Raimundo deixou também um pedido aos militantes da CDU.
"Nestes dois mil e qualquer minutos que faltam até às 19h00 de domingo, que não se perca um minuto que seja para continuar o esclarecimento, a conversa, a mobilização, para continuar, como dizia o João, a virar votos para aqui", pediu.
Leia Também: AO MINUTO: Montenegro "desligado da realidade"; "Vamos celebrar vitórias"