Procurar

Montenegro espera "celebrar muitas vitórias", incluindo a de Pedro Duarte

 O líder do PSD disse hoje esperar celebrar no domingo muitas vitórias a partir do Porto, onde vai acompanhar a noite eleitoral, incluindo a de Pedro Duarte na Câmara Municipal do Porto.

Montenegro espera "celebrar muitas vitórias", incluindo a de Pedro Duarte

© Getty Images

Lusa
10/10/2025 14:35 ‧ há 13 horas por Lusa

Política

Autárquicas

Luís Montenegro juntou-se hoje pela segunda vez à campanha de Pedro Duarte, depois de terem estado juntos no último sábado, com uma visita ao Mercado do Bolhão.

 

O também primeiro-ministro vai acompanhar a noite eleitoral na sede do PSD/Porto, "por questões logísticas", uma vez que a sede nacional está em obras, e manifestou-se confiante.

"Vamos celebrar muitas vitórias, seguramente mais vitórias do que derrotas ou insucessos e estou convencido que será uma oportunidade de felicitar de viva voz e presencialmente o Presidente da Câmara eleito que se vai chamar Pedro Duarte", disse.

Questionado se também apela à maioria absoluta, como fez em Lisboa, o líder do PSD admitiu que "há duas candidaturas" que disputam a vitória, falando na do PS, mas disse acreditar que, com mobilização, o cenário de maioria absoluta é possível.

"Com o apoio que durante a campanha eleitoral se juntou a esta candidatura, é possível conquistar a maioria absoluta na Câmara Municipal do Porto e ter condições de governabilidade nos próximos anos para cumprir o programa, colocar esta equipa a trabalhar e com essa dinâmica também arrastar a região Norte, todo o perímetro da área metropolitana do Porto e mesmo a partir daí também estimular políticas públicas e o desenvolvimento do país como um todo", afirmou.

O líder do PSD considerou que "seria um desperdício que os eleitores do Porto pudessem agora dispersar o seu voto de maneira a favorecer a candidatura alternativa", a do PS.

"A nossa candidatura é uma candidatura fortíssima, que tem o apoio do PSD, tem o apoio do CDS, tem o apoio da Iniciativa Liberal, tem o apoio do Movimento Independente que governou a Câmara e liderou os destinos da Câmara nos últimos 12 anos, tem um nível da abrangência que é muito grande", sublinhou.

Questionado se valeu a pena perder Pedro Duarte como ministro para este desafio autárquico, respondeu afirmativamente.

"Sinto mesmo que valeu a pena, valeu a pena corresponder àquilo que foi um impulso do próprio", afirmou, reiterando que nunca viu o seu antigo ministro dos Assuntos Parlamentares "tão empolgado" com esta missão.

"É de facto a cadeira de sonho dele, no bom sentido do termo, no sentido de que não é um objetivo fechado em si mesmo, é um objetivo de transformar a sua terra, transformar a vida da sua comunidade", acrescentou.

Luís Montenegro e Pedro Duarte percorreram um corredor do mercado do Bolhão, acompanhados dos ministros Paulo Rangel, Castro Almeida e Carlos Abreu Amorim e de outras figuras do Porto, como Valente de Oliveira.

No percurso, Montenegro e Pedro Duarte foram tirando 'selfies' e distribuindo beijinhos, com o candidato a ouvir elogios.

"Queremos esta coisa boa na Câmara", pediu uma senhora no mercado.

Outra disse a ambos que "já está ganho" no Porto, com Montenegro a avisar: "falta votar".

[Notícia atualizada às 14h52]

Leia Também: "Montenegro não é um político que leva a sério a política social"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10