"Agora, onde antes triplicámos ou quintuplicámos o número de candidaturas, acho que podemos triplicar ou quintuplicar o número de eleitos locais, vamos eleger vereadores, vamos ganhar municípios e vamos ganhar freguesias", antecipou Rui Tavares, à margem do comício de encerramento da campanha do Livre, realizado na zona exterior do Pavilhão Multiusos de Gondomar, no Porto.
Esta foi a primeira vez durante a campanha que o porta-voz do Livre estabeleceu metas eleitorais, para um partido que tem atualmente apenas oito eleitos no país e nestas eleições conta com 49 candidaturas, mais de metade resultantes de coligações à esquerda.
O Livre quer "ajudar o campo progressista" a ganhar câmaras como Lisboa, Sintra e Coimbra, contando aí com a ajuda de partidos como o PS, além de BE ou PAN, dependendo do município.
"Nos municípios onde temos coligações, e em que o Livre tem uma voz marcante, nós vamos ganhar, eu acredito que podemos ganhar municípios", afirmou.
Além destes municípios, o partido quer eleger Helder Sousa como vereador no Porto e ter responsabilidades em freguesias cujas lideranças encabeça, como Areeiro, Alvalade e Avenidas Novas, fortes apostas do partido nesta campanha eleitoral
Rui Tavares salientou que o Livre não tem medo de ter responsabilidades autárquicas, à semelhança de outros partidos da sua família verde europeia.
"O Livre, ao contrário de outros partidos que sempre fugiram um pouco a ter responsabilidades autárquicas, quer mesmo ter freguesias e apresentá-las como modelo, e depois sermos julgados por isso, se acertamos ou não", acrescentou.
Nas últimas eleições autárquicas, de 2021, o Livre conquistou oito eleitos locais, que mantém até hoje: um vereador e uma deputada municipal em Lisboa (Rui Tavares e Isabel Mendes Lopes), onde se candidatou em coligação com o PS, deputados municipais em Oeiras, Felgueiras e Vila Real de Santo António e três membros nas assembleias de freguesia de Penha de França, Lumiar e Carnaxide e Queijas.
Leia Também: AO MINUTO: Montenegro "desligado da realidade"; "Vamos celebrar vitórias"