Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 21º

Turquia e Arábia Saudita confirmam reaproximação

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, recebeu hoje em ambiente de pompa no seu palácio presidencial em Ancara o rei Salman da Arábia Saudita, numa comprovação da reaproximação política entre Ancara e Riade.

Turquia e Arábia Saudita confirmam reaproximação
Notícias ao Minuto

19:27 - 12/04/16 por Lusa

Mundo Tayyip Erdogan

Após as honras militares dispensadas ao seu convidado, o Presidente turco atribuiu ao rei saudita a Ordem do Estado da República, a mais elevada condecoração a visitantes estrangeiros.

"O reforço das relações entre a Turquia e a Arábia Saudita em todos os domínios, com o vosso apoio, representa uma oportunidade para a paz regional e mundial", considerou Erdogan no decurso da cerimónia, segundo um comunicado da presidência turca, e onde também estiveram presentes o primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu e o chefe de estado-maior, Hulusi Akar.

No seu discurso, Erdogan elogiou a "competente governação" do seu convidado desde a sua ascensão ao trono de janeiro de 2015. "Não existem dúvidas que a visita histórica de hoje constitui uma mensagem forte e clara sobre o futuro da nossa relação", acrescentou.

Após um período de crispação na sequência do derrube em 2013 do presidente egípcio Mohamed Morsi, a Turquia e a Arábia Saudita, duas importantes potências regionais de maioria sunita, ensaiaram uma reaproximação, no essencial justificada pelas suas posições convergentes sobre o conflito na Síria.

Os dois países têm manifestado a sua hostilidade face ao Presidente sírio Bashar al-Assad e aos seus principais apoios, o Irão e a Rússia.

Quatro caças sauditas estão estacionados desde fevereiro na base turca de Incirlik, sul da Turquia, para participar na campanha de ataques aéreos contra o grupo jihadista Estado Islâmico na Síria e no Iraque.

A Arábia Saudita já integrava a coligação internacional dirigida pelos Estados Unidos, mas nos últimos meses optou por se concentrar na intervenção militar que desencadeou no vizinho Iémen.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório