Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

"Enquanto não apanharmos todos os suspeitos, a luta não chega ao fim"

O primeiro-ministro belga e o presidente francês parabenizaram as autoridades envolvidas nas operações policiais realizadas nos últimos dias em Bruxelas.

"Enquanto não apanharmos todos os suspeitos, a luta não chega ao fim"
Notícias ao Minuto

19:59 - 18/03/16 por Andrea Pinto com Lusa

Mundo Hollande

No rescaldo da detenção de Salah Abdeslam, o presidente francês François Hollande congratulou-se pelo fim de mais uma busca ligada ao ataque terrorista de 13 de novembro, mas garante que "a luta contra o terrrorismo" continuará e que haverá mais detenções.

"Hoje as minhas preces vão para as vítimas dos ataques de 13 de novembro, porque Salah estava diretamente ligado à preparação dos ataques", começou por afirmar o presidente francês, elogiando o primeiro.ministro e o governo belgas "pelas ações que desencadearam nas últimas semanas e, particularmente, prestar tributo às forças especiais".

"A cooperação entre a França e Bélgica, desde os ataques, foi sempre intensa", destacou, referindo que o objetivo é que essa cooperação continue e se expanda ainda mais.

"Estamos cientes de que embora esta detenção seja importante não é o final da operação. Já houve detidos e haverá mais porque sabemos que a rede é grande", disse Hollande, acrescentando que "enquanto não apanharmos todos os que participaram e contribuído para este rede de terrorismo a nossa luta não chega ao fim".

Relativamente ao pedido de extradição de Salah Abdeslam, para que este seja julgado em França, disse estar certo de que "as autoridades belgas responderão da forma mais favorável e rápida possível".

"Uma tarde de sucesso contra o terrorismo"

Charles Michel, em conferência de imprensa, fez o rescaldo das buscas realizadas esta tarde e que resultaram na detenção de Salah Abdeslam.

O primeiro-ministro belga enalteceu a forma como as autoridades "belgas e francesas na cooperaram na luta contra o terrorismo" e na forma como conseguiram alcançar o seu "objetivo de prevenir e impedir o terrorismo".

"Esta tarde foi um sucesso nesta batalha contra o terrorismo", atirou.

Charles Michel contou ainda que momentos antes havia estado em conversa com Barack Obama que o congratulou pela detenção de Salah ABdeslame que mostrou o seu apoio na luta contra o terrorismo.

 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório