Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 25º

Estados Unidos alertam para potenciais ataques no Mês do Orgulho LGBT+

Os Estados Unidos alertaram hoje para o risco de ataques contra a comunidade LGBT+ em todo o mundo, por ocasião do Mês do Orgulho, em junho, exortando os norte-americanos a serem prudentes nas deslocações ao estrangeiro.

Estados Unidos alertam para potenciais ataques no Mês do Orgulho LGBT+
Notícias ao Minuto

23:53 - 17/05/24 por Lusa

Mundo LGBT+

O Departamento de Estado afirmou em comunicado que "tem conhecimento do risco crescente de violência inspirada por grupos terroristas contra indivíduos e eventos LGBT+".

Washington "aconselha os cidadãos norte-americanos a terem maior prudência".

A polícia federal norte-americana, FBI, emitiu um alerta similar no passado dia 10 de maio.

O FBI apontava a recente retórica contra a comunidade LGBT+ em publicações nas redes sociais do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI), que apelou aos seus seguidores "para realizarem ataques a alvos fáceis não identificados".

O alerta do FBI sublinhava igualmente a detenção em 2023 em Viena de três indivíduos suspeitos de ser simpatizantes do EI, acusados de planear um ataque a uma marcha na capital austríaca usando facas e um veículo.

Em junho de 2016, um tiroteio numa discoteca 'gay', em Orlando, nos Estados Unidos, fez 49 mortos. O atirador, Omar Mateen, que disse ser seguidor do EI numa chamada para os serviços de emergência durante o ataque, viria a ser abatido quando a polícia entrou no local.

Leia Também: UE denuncia estigmatização de LGBTI e promove luta contra desigualdade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório