Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Presidente catalão diz que a votação "é uma grande vitória" apesar dos "obstáculos de Madrid"

O presidente do governo regional da Catalunha e candidato pela lista independentista Junts pel Sí, Artur Mas, sublinhou que as eleições hoje na Catalunha "são uma grande vitória da democracia", apesar "dos obstáculos criados pelo Governo" central em Madrid.

Presidente catalão diz que a votação "é uma grande vitória" apesar dos "obstáculos de Madrid"
Notícias ao Minuto

14:21 - 27/09/15 por Lusa

Mundo Artur Mas

Artur Mas, número 4 da Junts pel Sí (mas o provável candidato a presidente da lista vencedora na posterior eleição no recém-eleito Parlamento) votou numa assembleia de voto em Barcelona, onde foi recebido com aplausos e gritos de independência.

No momento do voto, elementos do PP - partido que se opõe à separação da Catalunha do resto de Espanha - levantaram imagens do logotipo do seu partido, cartazes alusivos à constituição espanhola e mesmo bandeiras de Espanha, o que levou os guarda-costas do presidente a retirarem-nos da zona de voto.

Mas acabou por esperar mais de meia-hora para votar, devido ao elevado número de pessoas que esperavam para exercer o seu direito.

"Superamos todos os obstáculos - muito grandes - colocados pelo Governo espanhol, mas não conseguiram: as urnas estão aqui para que o povo da Catalunha possa depositar o seu voto, de forma livre, com a sua visão, a sua opinião e a sua aposta no futuro", afirmou o presidente da Catalunha.

Artur Mas especificou os obstáculos criados por Madrid: oposição a um Estatuto de Autonomia da Catalunha (semelhante ou melhorado face ao que já tem o País Basco), oposição a um Pacto fiscal (como já tem o País Basco e Navarra) e a proibição (a partir do Tribunal Constitucional) da realização de um referendo pela independência a 09 de novembro de 2014.

"Hoje haverá formalmente ganhadores e perdedores, mas todos já ganhamos votando, apesar dos obstáculos", afirmou.

O presidente catalão salientou que o processo soberanista que pôs em marcha (incluindo com as eleições autonómicas antecipadas de hoje) resultam numa situação "Win/Win", um ganho tanto para a Catalunha como para Espanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório