Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 22º

Polícia britânica terá de pagar multa "substancial" a francês que deteve

A legislação permite que a polícia detenha alguém por até seis horas, mas Moret esteve detido por cerca de 24 horas.

Polícia britânica terá de pagar multa "substancial" a francês que deteve
Notícias ao Minuto

19:11 - 29/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

A polícia metropolitana terá de pagar uma quantia "substancial" a um editor francês preso com base em leis antiterroristas.

Segundo a BBC, Ernest Moret estava a caminho da Feira do Livro de Londres, em 2023, quando foi parado e interrogado pela polícia antiterrorista na estação de St Pancras.

Os polícias questionaram-no sobre as manifestações em que ele participou, em França, e levaram o seu telefone e computador portátil.

Um especialista sobre a legislação sobre terrorismo, Jonathan Hall KC, disse que o interrogatório nunca deveria ter acontecido e que as afirmações feitas pela polícia ao questionar Moret foram "exageradas e autoritárias".

Note-se que o Anexo 7 da Lei do Terrorismo de 2000 permite que a polícia reviste, sem quaisquer motivos de suspeita, indivíduos que entram ou saem do país para determinar se são terroristas.

Se o poder for exercido de forma legítima, os agentes podem exigir que os visados entreguem as palavras-passe dos dispositivos apreendidos, o que Moret recusou fazer.

A legislação permite que a polícia detenha alguém por até seis horas, mas Moret esteve detido por cerca de 24 horas. O homem processou a Polícia Metropolitana, tendo chegado a acordo com uma quantia de cinco dígitos.

Leia Também: Mulher de 80 anos violada pelo seu cuidador em França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório