Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Trump agradece apoio de DeSantis e ataca Nikki Haley

O ex-presidente norte-americano Donald Trump agradeceu hoje o apoio do governador da Florida, Ron DeSantis, anunciado quando este se retirou das eleições primárias republicanas, e atacou a única rival que permanece na corrida, Nikki Haley.

Trump agradece apoio de DeSantis e ataca Nikki Haley
Notícias ao Minuto

23:14 - 21/01/24 por Lusa

Mundo EUA/Eleições

"Estamos honrados com o apoio do governador Ron DeSantis e de tantos outros ex-candidatos republicanos", de acordo com a equipa da campanha de Donald Trump, num comunicado hoje divulgado e citado pela agência EFE.

Ron DeSantis suspendeu hoje a campanha para as eleições primárias republicanas, em vésperas da votação no estado de New Hampshire, e anunciou que apoia Donald Trump.

Para a equipa do ex-presidente norte-americano agora é altura de todos os republicanos se unirem em torno de Trump para derrotar o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a sua "presidência desastrosa".

No comunicado, Nikki Haley, a oponente de Trump nas primárias republicanas, é apelidada de "candidata dos globalistas e dos democratas".

Depois de Ron DeSantis anunciar que se retirava da corrida, Nikki Haley lembrou, numa ação de campanha em Seabrook, no estado do New Hampshire, que só sobra "um homem e uma mulher" nas eleições primárias republicanas.

Nikki Haley desejou "o melhor" a Ron DeSantis e referiu que este tem feito uma grande carreira e está a ser um grande governador".

A primeira das eleições primárias republicanas está marcada para terça-feira no New Hampshire.

As primárias republicanas testarão a liderança do ex-presidente Trump num estado em que venceu por uma margem confortável nas primárias de 2016, mas que tem um eleitorado consideravelmente mais moderado do que aquele que lhe proporcionou uma grande vitória nos 'caucus' do Iowa em 15 de janeiro.

Um 'caucus' é uma reunião de pessoas com interesses ou objetivos comuns, que pode repetir-se em diversos locais nos estados onde decorrem, com os participantes a discutir assuntos partidários em que indicam a sua preferência por um candidato presidencial para representar o partido nas eleições de novembro.

Três sondagens de alta qualidade realizadas em New Hampshire após os 'caucus' do Iowa evidenciaram a consistência do favoritismo de Donald Trump face aos seus oponentes na corrida à indicação republicana, com Haley a posicionar-se como a principal adversária.

Duas sondagens do Boston Globe/NBC-10/Suffolk, assim como outro levantamento feito pelo St. Anselm College, mostram o ex-presidente a superar a ex-embaixadora da ONU Nikki Haley por dois dígitos, dando todas elas 50% - ou mais - dos votos a Trump.

Ainda de acordo com as três sondagens, Haley vence entre os independentes por entre 10 a 20 pontos, enquanto Trump sai vitorioso entre republicanos registados por cerca de 40 pontos.

Leia Também: Ron DeSantis sai da corrida à Casa Branca e anuncia apoio a Trump

Recomendados para si

;
Campo obrigatório