Meteorologia

  • 22 JUNHO 2024
Tempo
27º
MIN 14º MÁX 27º

PCP inicia jornadas parlamentares em Setúbal com várias iniciativas

O PCP inicia hoje jornadas parlamentares de dois dias na península de Setúbal, com foco no ambiente e desenvolvimento nacional, e contando com a participação dos eurodeputados do partido e do cabeça de lista às europeias, João Oliveira.

PCP inicia jornadas parlamentares em Setúbal com várias iniciativas
Notícias ao Minuto

07:12 - 20/05/24 por Lusa

Política PCP

As jornadas arrancam às 11h00 na Casa do Governador da Fortaleza de Sesimbra, com a tradicional sessão de abertura, que contará com intervenções do secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, e da líder parlamentar comunista, Paula Santos.

Entre hoje e terça-feira, os deputados e eurodeputados do PCP terão várias iniciativas na península de Setúbal que, segundo disse Paula Santos aos jornalistas, irão estar relacionadas com o ambiente e o desenvolvimento nacional, designadamente "as questões da produção nacional, do apoio aos setores produtivos" e dos direitos laborais.

Paula Santos referiu que estas questões têm um "enorme significado" em Setúbal, um distrito "com grandes potencialidades, que pode contribuir em muito para a criação de maior riqueza, de mais emprego com direitos, mas também da preservação do ambiente".

Nesta temática do clima, o programa das jornadas parlamentares prevê uma viagem de barco entre Sesimbra e o Portinho da Arrábida, para "abordar questões ambientais e de ordenamento do território", além de um encontro com pescadores no porto de Sesimbra.

A temática da imigração também estará presente nestas jornadas, estando previsto um jantar com associações representantes das comunidades imigrante residente no Seixal.

Ao contrário das últimas jornadas parlamentares do PCP, estas também contarão com a participação dos eurodeputados do partido e do cabeça de lista da CDU às europeias, João Oliveira, a menos de um mês das eleições.

Paula Santos explicou que o PCP optou por fazer jornadas parlamentares conjuntas porque o distrito de Setúbal também é um exemplo das "imposições e dos condicionalismos" da União Europeia, em particular nas questões da agricultura, das pescas ou da produção nacional.

"A península de Setúbal é uma região do nosso país que foi muito afetada e que tem sido afetada exatamente por esse processo de integração, na altura da Comunidade Económica Europeia (CEE) e da União Europeia, que levou à privatização de muitas empresas, à destruição de postos de trabalho, à perda de capacidade produtiva", disse, acrescentando que "não é a primeira vez" que o PCP faz jornadas conjuntas.

As jornadas acabam na terça-feira às 15:00, também na Casa do Governador da Fortaleza de Sesimbra, numa sessão com intervenções de Paula Santos e do eurodeputado do PCP João Pimenta Lopes.

Estas vão ser as primeiras jornadas parlamentares em que o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, vai participar enquanto deputado, tendo em conta que foi eleito pela primeira vez nas últimas eleições legislativas, em março.

Nessas eleições, a CDU registou o pior resultado da sua história no distrito de Setúbal, com 7,7%, só conseguindo eleger um deputado: Paula Santos.

Leia Também: PCP acusa Governo de "multiplicar justificações" para faltar às promessas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório