Meteorologia

  • 12 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Príncipe herdeiro saudita adia visita ao Japão face à saúde do rei

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita adiou uma visita oficial prevista para esta semana ao Japão "devido ao estado de saúde" do pai, o rei Salman, anunciou hoje o porta-voz do Governo nipónico.

Príncipe herdeiro saudita adia visita ao Japão face à saúde do rei
Notícias ao Minuto

06:34 - 20/05/24 por Lusa

Mundo Arábia Saudita

A visita ao Japão de Mohammed bin Salman, anunciada em 10 de maio e que deveria começar hoje e decorrer até quinta-feira, "voltará a ser organizada entre os dois países", declarou Yoshimasa Hayashi, numa conferência de imprensa.

De acordo com uma fonte saudita, citada hoje pela agência de notícias France-Press, apesar da ausência do príncipe herdeiro, a visita dos membros da delegação que acompanharia Mohammed bin Salman irá decorrer como programado.

O rei Salman, de 88 anos, sofre de uma infeção pulmonar e está a receber tratamento médico, incluindo com antibióticos, anunciou no domingo a corte real da Arábia Saudita.

A primeira viagem de Mohammed bin Salman ao Japão desde 2019 era uma oportunidade para Riade e Tóquio intensificarem já importantes relações económicas, especialmente no domínio da energia.

O Japão importa cerca de 40% do seu petróleo da Arábia Saudita e tem procurado desenvolver no Golfo uma produção em grande escala de hidrogénio e amoníaco, dois gases nos quais Tóquio aposta fortemente para a sua transição energética.

Riade também está muito interessado na indústria japonesa de videojogos, um dos pilares da estratégia "Visão 2030" do reino saudita para diversificar a economia para além dos combustíveis fósseis e melhorar a imagem internacional.

O fundo soberano da Arábia Saudita detém atualmente mais de 8% do capital da empresa de videojogos e consolas japonesa Nintendo.

Leia Também: Biden envia conselheiro de Segurança Nacional à Arábia Saudita e a Israel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório