Meteorologia

  • 20 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 22º

Sporting chega ao 20.º título em época de recordes e golos

O Sporting chegou na edição 2023/24 da I Liga de futebol ao 20.º título, numa temporada preenchida por recordes e golos, com o sueco Viktor Gyökeres, praticamente desconhecido no arranque da época, como principal figura.

Sporting chega ao 20.º título em época de recordes e golos
Notícias ao Minuto

07:07 - 20/05/24 por Lusa

Desporto I Liga

O avançado nórdico, algo 'perdido' na segunda divisão inglesa, no Coventry, custou mais de 20 milhões de euros aos cofres do emblema de Alvalade, tornando-se a contratação mais cara do clube, e foi determinante para o regresso do Sporting e do técnico Rúben Amorim ao título.

O sueco, de 25 anos, registou 29 golos e ficou muito perto de ser juntar a figuras como Bas Dost (34) e Jardel (42) no grupo de jogadores que alcançaram as três dezenas no novo século.

Gyökeres contribuiu e muito para os 'leões' terem marcado em todas as 34 jornadas e também para terem vencido todos os jogos em Alvalade, não cedendo qualquer ponto no seu 'covil'.

Pela primeira vez, os 'leões' chegaram às 29 vitórias no primeiro escalão (mais três empates e apenas duas derrotas) e aos 90 pontos, a segunda melhor marca de sempre, só ultrapassada pelos 91 do FC Porto, em 2021/22.

No número de golos, o Sporting também fez a sua melhor temporada de sempre no novo século, chegando aos 96 golos, sendo apenas superado pelos 103 do Benfica em 2018/19, com Bruno Lage.

A campanha do Sporting, que terminou com uma confortável vantagem de 10 pontos sobre os 'encarnados', segundos, ficou marcado pelo excelente arranque e também por um ano de 2024 imbatível, com os 'acidentes' a acontecerem a caminho da época de natal.

Após nove vitórias e um empate, a equipa de Rúben Amorim caiu pela primeira vez em novembro, com um desaire por 2-1 perante o Benfica, na Luz, com uma reviravolta inesperada da equipa da casa no descontos, e nova derrota aconteceu poucos dias depois, já em dezembro, em Guimarães (3-2).

Com duas séries de oito vitórias seguidas, interrompidas apenas com empates perante o Rio Ave (3-3) e, mais tarde, com o FC Porto (2-2), o Sporting trilhou caminho para o título, comprovando o estatuto de equipa mais regular.

Durante esta 'viagem', os 'leões' protagonizaram vitórias motivadoras em Alvalade sobre o FC Porto (2-0 em Alvalade), Sporting de Braga (5-0) e, com mais impacto, sobre o Benfica (2-1), que lançou a equipa definitivamente par ao título.

Esse encontro com os 'encarnados' teve um herói inesperado, com Catamo a assinar um 'bis', incluindo o golo da vitória já perto do fim.

Além do moçambicano e de Gyökeres, a época do Sporting teve outros protagonistas, com outra contratação nórdica a chegar e a ter sucesso, como foi o médio dinamarquês Hjulmand.

Depois de uma primeira parte de época bem apagada, Trincão renasceu em 2024, assim como Pedro Gonçalves, que estiveram em forma e foram muito importantes na fase mais critica da temporada.

Também durante esse período, o guarda-redes espanhol Adán, que vinha de exibições algo irregulares, lesionou-se, abrindo portas para o jovem uruguaio Franco Israel, que cumpriu e parece ter conquistado lugar para a próxima época.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório