Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 21º

Ataque paquistanês no Irão atingiu "esconderijos usados por terroristas"

Foram utilizados "drones, 'rockets' e mísseis".

Ataque paquistanês no Irão atingiu "esconderijos usados por terroristas"
Notícias ao Minuto

10:06 - 18/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Paquistão/Irão

O ataque que atingiu o Irão, esta quinta-feira, matando pelo menos nove pessoas, atingiu "esconderijos utilizados por organizações terroristas", disse o exército do Paquistão, citado pela agência Al Jazeera.

Os alvos "foram atingidos com sucesso numa operação baseada em inteligência", disse o Inter-Services Public Relations (ISPR), o braço mediático das forças armadas do Paquistão, em comunicado.

Nas mesmas declarações, os militares paquistaneses acrescentaram que foram utilizados “drones, 'rockets' e mísseis" na operação.

"No futuro, o diálogo e a cooperação são considerados prudentes na resolução de questões bilaterais entre os dois países irmãos vizinhos", dizia o comunicado.

Também citada pela Al Jazeera, por sua vez, o Exército de Libertação do Baluchistão (BLA) - um grupo separatista do Parquistão - disse que "não tem esconderijos no Irão" e que nenhum dos seus militantes "foi martirizado nos recentes ataques".

Dois dias depois de um ataque iraniano no seu território, o Paquistão anunciou esta quinta-feira que tinha realizado durante a noite  ataques no Irão, matando pelo menos nove pessoas, de acordo com a televisão estatal iraniana.

O Irão e o Paquistão acusam-se frequentemente um ao outro de permitir que grupos rebeldes operem a partir do território do outro para lançar ataques, mas é raro que as forças oficiais de qualquer um dos países estejam envolvidas.

Os ataques ocorrem numa altura em que o Médio Oriente é abalado pela guerra entre o movimento islâmico palestiniano Hamas e Israel na Faixa de Gaza e por ataques a navios mercantes no Mar Vermelho por rebeldes Huti apoiados pelo Irão no Iémen.

Leia Também: Tensão entre Paquistão e Irão? China está "pronta para acalmar situação"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório