Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 21º

Comissão Europeia apaga a luz em solidariedade para com a Ucrânia

Eis as imagens.

Notícias ao Minuto

09:09 - 22/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Acedendo ao pedido do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a Comissão Europeia (CE) apagou as luzes na quarta-feira, como símbolo da sua solidariedade para com a Ucrânia que, face aos ataques russos contra as infraestruturas essenciais, se vê “ao frio e ao escuro”.

“A Rússia deixou 10 milhões de ucranianos ao frio e ao escuro. Estamos a apoiar a Ucrânia durante o inverno com quase 900 geradores, para evitar apagões", começou por escrever o organismo, na rede social Twitter.

Partilhando um vídeo do edifício da sede da Comissão Europeia às escuras, que poderá ver na galeria acima, a entidade revelou que, ontem, juntou-se "ao mundo ao apagar as luzes do Edifício Berlaymont, em solidariedade com o povo ucraniano”.

De notar que Zelensky tinha pedido, na segunda-feira, para que instituições e cidadãos de todo o mundo apagassem as luzes na quarta-feira, sob o mote #LightUpUkraine.

A campanha também pretende arrecadar pelo menos 10 milhões de dólares (mais de 9 milhões de euros), com o objetivo de financiar a compra de mil geradores elétricos para permitir o funcionamento dos hospitais ucranianos. Até ao momento, foram arrecadados mais de dois milhões de dólares, o equivalente a cerca de 1.919.651 euros.

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já provocou a fuga de mais de 14 milhões de pessoas, segundo dados os mais recentes da Organização as Nações Unidas (ONU), que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A entidade confirmou ainda que já morreram 6.755 civis desde o início da guerra e 10.607 ficaram feridos, sublinhando, contudo, que estes números estão muito aquém dos reais.

Leia Também: Monumentos de Lisboa vão desligar as luzes em solidariedade com a Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório