A Câmara Municipal de Lisboa vai associar-se à campanha #LightUpUkraine e desligar simbolicamente, esta quarta-feira, entre as 18h00 e 18h30, as luzes da Praça do Município, da Árvore de Natal do Terreiro Paço, da Praça Marquês Pombal, do Castelo de S. Jorge e do Padrão Descobrimentos, foi hoje anunciado.
A campanha apela ao desligar das luzes em apoio à Ucrânia, afetada por apagões causados por ataques russos contra as suas infraestruturas de energia.
A iniciativa está prevista para as 20h00 na Ucrânia (18h00 em Lisboa) de hoje.
Recorde-se que a autarquia do Porto já tinha também anunciado que tanto o edifício da Câmara do Porto, como a Árvore de Natal vão desligar, simbolicamente, as suas luzes.
#Lisboa junta-se hoje, 21 dez, entre as 18h e as 18h30, ao “apagão” global solidário com a Ucrânia e vai desligar a iluminação da Praça do Município, Árvore Natal Terreiro Paço, Praça Marquês Pombal, Castelo S. Jorge e Padrão Descobrimentos. 🇺🇦#LightUpUkraine pic.twitter.com/NVGg6ydbFC
— Lisboa (@CamaraLisboa) December 21, 2022
Em plena época natalícia, espera-se que monumentos de todo o mundo, como o Rockefeller Center em Nova Iorque, a Trafalgar Square de Londres ou a Câmara Municipal de Paris se juntem à iniciativa, segundo um comunicado divulgado pelo governo ucraniano citado pela agência Efe.
Esta campanha também pretende arrecadar pelo menos dez milhões de dólares (cerca de 9,4 milhões de euros) para financiar a compra de mil geradores elétricos, para permitir o funcionamento dos hospitais ucranianos.
Num apelo à solidariedade, Zelensky sublinhou, na segunda-feira, que quando os apagões mergulham as pessoas na escuridão durante horas, isso significa que o inimigo não quer apenas tirar a luz, mas "tudo o que faz parte da vida" dos cidadãos.
"É assim que vivemos agora na Ucrânia, defendendo-nos de um inimigo que veio para nos destruir", salientou.
Leia Também: #LightUpUkraine. Zelensky pede que luzes em todo o mundo sejam apagadas