Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Novo máximo de mortes cá e quase mais 200 internados num dia

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Novo máximo de mortes cá e quase mais 200 internados num dia
Notícias ao Minuto

07:52 - 15/01/21 por Sílvia Abreu

Mundo Pandemia

Portugal entrou em confinamento geral às 00h00 desta sexta-feira e manter-se-á assim até que se consiga reduzir significativamente o número de novos casos, de novos internados e de mortos, esclareceu o primeiro-ministro, esta quinta-feira.

"A regra é ficar em casa", tal como tem advertido António Costa, e, para garantir que a regra é cumprida, o montante das coimas por incumprimento das medidas foi duplicado, podendo ir dos 200 euros aos mil euros para pessoas singulares e dos dois mil aos 20 mil euros para as empresas

O país registou nas últimas 24 horas um novo máximo de mortes, 159, e 10.663 novos casos de infeção. Além do elevado número de casos e de óbitos, é também preocupante o número de doentes internados, que ultrapassa os 4.500.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h55 - Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h45 - A região de Lisboa e Vale do Tejo ultrapassou hoje as três mil mortes relacionados com a Covid-19 desde o início da pandemia, em março, ao registar 65 mortos num dia, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

15h43 - Governo e partidos regionais catalães chegaram hoje a acordo para adiar para 30 de maio próximo as eleições nesta região espanhola, devido à evolução negativa da terceira vaga da pandemia de Covid-19.

15h27 - Esta sexta-feira marca o início do novo confinamento geral em Portugal, que deverá vigorar, pelo menos, um mês. As imagens captadas pela Getty, mostram as ruas da capital portuguesa consideravelmente mais vazias, mas com mais movimento do em março (altura em que foi decretado o primeiro confinamento.

Notícias ao Minuto Portugal entrou esta sexta-feira em confinamento© Getty Images Notícias ao Minuto Portugal entrou esta sexta-feira em confinamento© Getty Images

15h21 - "Este é um momento difícil para todos, mas não é altura para baixar a guarda", afirma a DGS, apelando a que se mantenham as medidas de proteção contra a Covid-19, como a utilização de máscara, a distância física, a higienização das mãos e a etiqueta respiratória.

15h18 - O Hospital de Santarém vai abrir mais camas para doentes Covid-19, duplicando, a partir de segunda-feira, a capacidade da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) de 10 para 20 e passando a enfermaria de 81 para 93 camas.

15h00 - O Tondela informou hoje que a realização do jogo com o Boavista, no sábado, da 14.ª jornada da I Liga de futebol, "não está em risco", após ter anunciado a existência de um surto do novo coronavírus na equipa.

14h47 - As autoridades nigerianas alertaram hoje que estão a circular vacinas falsas contra a Covid-19 no país mais populoso de África, onde se espera que cheguem 10 milhões de doses em março.

14h34 - Portugal registou, nas últimas 24 horas, 159 mortes (um novo máximo) e 10.663 novos casos de infeção. Desde o início da pandemia, o país contabiliza um total de 528.469 casos confirmados e 8.543 vítimas mortais.

O número de doentes hospitalizados continua a subir. Neste momento, há 4.560 pessoas hospitalizadas, um aumento de 192 face a ontem. Do número total de pacientes internados, 622 encontram-se em Unidades de Cuidados Intensivos (mais 11 em 24 horas).

Apesar do elevado número de casos, há também que salientar que 6.458 pessoas recuperaram da doença no último dia, elevando o total acumulado para 394.065.

14h30 - A vacinação continua a decorrer nas Unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) do concelho de Portel. "Profissionais e utentes confiam na vacina contra a Covid-19", escreveu o SNS na rede social Twitter.

14h26 - O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) vai ativar o Hospital de Campanha do Fontelo, instalado num pavilhão desportivo pelo município viseense, a partir da próxima semana, informou, esta sexta-feira, o Serviço Nacional de Saúde.

O CHTV refere ainda que a Estrutura de Apoio de Retaguarda está destinada a receber doentes infetados com o vírus Sars-CoV-2, que provoca a Covid-19, sem necessidade de internamento hospitalar e utentes de estruturas residenciais de idosos que não possam cumprir isolamento nas respetivas instalações.

14h20 - O Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, escolheu um ex-comissário da agência de medicamentos para liderar o plano de vacinação contra a Covid-19, propondo-se vacinar 100 milhões de pessoas nos primeiros 100 dias de Governo.

14h08 - A farmacêutica Sanofi e o governo francês estão a estudar a possibilidade de o grupo francês usar as suas cadeias de produção para fabricar vacinas contra a covid-19 dos laboratórios Pfizer-BioNTech e Janssen, disse hoje a ministra da Economia.

14h01 - Os parques de campismo "estão praticamente vazios", mas "é positivo" que se mantenham em funcionamento durante o confinamento geral devido à Covid-19, avançou hoje a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP).

13h46 - CCP quer que apoios cheguem às empresas "no máximo em fevereiro". A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal defende a reintrodução no lay-off simplificado do critério da quebra de faturação e medidas adicionais a nível fiscal, salientando que os apoios devem chegar às empresas "no máximo em fevereiro".

13h34 - Governo dos Açores quer evitar propagação da doença com cercas sanitárias. O secretário da Saúde do Governo dos Açores declarou hoje que as duas cercas sanitárias implementadas em São Miguel têm por objetivo "identificar e isolar" os casos de covid-19 e "garantir que a pandemia não se propaga".

13h25 - Pfizer atrasa entrega de vacinas na Europa para melhorar produção. O laboratório norte-americano advertiu hoje para uma quebra "a partir da próxima semana" nas entregas das vacinas anti-Covid na Europa, com vista a melhorar a sua capacidade de produção, anunciaram as autoridades norueguesas.

13h22 - Profissionais do Ensino Superior querem ser prioritários na vacinação. Professores, investigadores e restantes funcionários do Superior querem pertencer aos grupos prioritários, uma vez que as escolas permanecerão abertas durante o novo confinamento que começou hoje.

13h14 - Surto no plantel do Tondela. "Acabámos de saber o resultado dos testes realizados 48 horas antes do jogo e temos dois jogadores e cinco elementos do 'staff' com resultado positivo", revelou o diretor de comunicação do clube que vai pedir o adiamento do jogo da 14.ª jornada da I Liga, no sábado, com o Boavista

13h10 - Marianne Faithfull pode não voltar a cantar devido aos efeitos da Covid-19. Cantora de 74 anos esteve internada em abril de 2020 depois de ter sido infetada masficou com danos pulmonares e ainda precisa de ajuda para respirar.

"Posso não conseguir cantar nunca mais. Talvez isso tenha acabado", conta, baseando-se na opinião dos médicos que a seguem.

13h05 - Proteção Civil está a enviar SMS preventiva. O objetivo é lembrar que com o confinamento deve ser respeitado o "dever geral de recolhimento domiciliário", ou seja, como sublinhou o primeiro-ministro António Costa a regra volta a ser "ficar em casa".

12h56 - A região de Madrid anunciou hoje que, a partir da próxima segunda-feira, vai endurecer as medidas de luta contra a Covid-19, antecipando para as 23h00 o recolher obrigatório e pedindo que só entrem em casa as pessoas do agregado familiar.

12h41 - Profissionais dos setores privado e social começaram hoje a ser vacinados. Portugal recebeu na terça-feira as primeiras 8.400 doses de vacinas contra a Covid-19 produzidas pela empresa de biotecnologia norte-americana Moderna.

12h20 - A Comissão Europeia disse hoje "acompanhar atentamente" as novas mutações do SARS-CoV-2 na União Europeia (UE), nomeadamente a originária do Brasil, e está em contacto com empresas farmacêuticas para garantir que as vacinas contra a covid-19 asseguram proteção.

12h15 - A Europa ultrapassou hoje os 30 milhões de casos de covid-19 e a Organização Mundial da Saúde (OMS) deve emitir recomendações perante o surgimento de variantes mais contagiosas do novo coronavírus, que lançam receios de uma explosão da pandemia.

12h00 - O Novo Banco anunciou esta sexta-feira que, à semelhança de no confinamento anterior, vai manter a rede de balcões operacionais, mas com a diferença de que não vão funcionar no período de hora do almoço, entre as 12h00 e as 13h00.

11h51 - O diploma sobre a criação da Equipa Multidisciplinar das Atividades Culturais (EMAC), resultado da redefinição "transversal e maximização" das competências da atual Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC), é hoje publicado em Diário da República (DR).

11h46 - Mortalidade em 60 concelhos 1,5 vezes superior a média de cinco anos. A mortalidade em 60 concelhos portugueses foi durante o mês de dezembro 1,5 vezes superior à média dos últimos cinco anos para o mesmo período, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

11h32 - O Governo italiano decidiu, em Conselho de Ministros realizado na noite de quinta-feira, aplicar mais 32 mil milhões de euros em apoios a famílias e empresas para combater os efeitos da pandemia de Covid-19 na economia.

11h30 - Surto com 50 infetados no Lar Barro Sénior Residence em Torres Vedras. De acordo com o boletim, 36 são utentes e 14 são funcionários.

11h28 - África registou nas últimas 24 horas mais 1.043 mortes por Covid-19, para um total de 76.762, e 34.003 novos casos de infeção, segundo os últimos dados oficiais da pandemia no continente.

11h21 - A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) disponibilizou a Casa dos Atletas, na Cidade do Futebol, ao ministério da Saúde, para funcionar como unidade de retaguarda para doentes que necessitem de internamento e vigilância médica, anunciou hoje o organismo.

11h08 - António Cosa pediu para que o país se concentre no essencial neste segundo confinamento geral (ou seja, ficar em casa) e não nas exceções à regra. No entanto, importa saber o que continua aberto nos próximos 15 dias. Consulte aqui a lista que contempla 52 exceções.

10h53 - Caos nas urgências de hospital com salas sobrelotadas de doentes. O aumento de casos de Covid-19 em Espanha está a pôr em risco os serviços de urgência, nomeadamente, do Hospital de La Paz, em Espanha. Imagens partilhadas por vários meios de comunicação social, mostram o caos vivido nesta unidade de cuidados de saúde de Madrid.

10h51 - A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) pediu, esta sexta-feira, que o acesso às medidas anunciadas pelo Governo seja "célere e universal", congratulando-se com o reforço e aceleração da atribuição dos apoios a fundo perdido.

10h47 - Mais de três mil pessoas assinaram petição que pede salas de estudo abertas. Promotores da petição questionam ainda o Governo sobre a razão pela qual as escolas podem ficar abertas e as salas de estudo, "frequentadas por poucas dezenas de alunos" não podem.

10h43 - O Reino Unido suspendeu voos de Portugal e da América do Sul para evitar que a nova estirpe detectada de covonavírus no Brasil afete o programa de vacinação contra a Covid-19 do Reino Unido, justificou o ministro dos Transportes britânico.

10h40 - Após João Baião ter informado que tinha sido infetado com o novo coronavírus, também Diana Chaves testou positivo à Covid-19. A notícia foi dada pela SIC na sua conta de Instagram.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por SIC (@sicoficial)

10h07 - Homem com Covid-19 executado nos Estados Unidos. O governo norte-americano executou, na noite de quinta-feira, Corei Johnson, de 52 anos. O pedido de adiamento da execução para que Corei pudesse recuperar foi rejeitado pelo Supremo Tribunal, reporta a Reuters.

10h02 - O futebolista Ibrahimovic garante estar mais forte do que nunca, mas não esquece os momentos que passou em isolamento por força de estar infetado pelo novo coronavírus. Em entrevista ao Corriere dello Sport, o avançado do AC Milan admite que desvalorizou a doença ao início e revela os sintomas e as consequências que sofreu na pele.

09h54 - O Metropolitano de Lisboa vai manter a oferta de serviços nos dias úteis durante o novo confinamento, e aos fins de semana e feriados reduz o número de carruagens dos comboios para metade, informou hoje a empresa.

09h46 - Uma estudante de Erasmus não consegue regressar a casa há três meses. A jovem que rumou, em outubro passado, à Escócia, pretendia regressar em dezembro a Espanha, mas está impedida de o fazer, uma vez que passado três meses de contrair o vírus continua a testar positivo.

Sem um teste de PCR negativo não é permitido entrar em Espanha.

09h40 - Os portos de Cabo Verde movimentaram mais de 74.000 passageiros em dezembro, a primeira subida em quatro meses, recuperando parte do tráfego afetado pela pandemia de Covid-19 desde abril, segundo dados oficiais.

09h33 - A Sociedade de Medicina Intensiva de Madrid advertiu que a situação, com uma taxa de 90% das camas em UCI ocupadas, é "muito preocupante" e pediu "medidas mais drásticas para diminuir os contágios", reporta o El País.

09h24 - O ministro dos Transportes britânico disse, esta sexta-feira, de acordo com os meios de comunicação britânicos, que os cientistas consideram que a nova variante da Covid-19 identificada no Brasil não reduz a eficácia das vacinas.

09h16 - Candidaturas ao apoio às rendas arrancam em 4 de fevereiro.As candidaturas ao apoio a fundo perdido às rendas comerciais vão iniciar-se a 4 de fevereiro e os pagamentos deverão começar a chegar às empresas durante a segunda quinzena de fevereiro.

Em causa está um apoio às rendas, que já tinha sido anunciado em dezembro, dirigido aos empresários em nome individual, micro, pequenas, médias e grandes empresas com um volume de negócios anual inferior a 50 milhões de euros.

09h12 - Venezuela oferece oxigénio ao Amazonas após emergência em hospitais. O Governo venezuelano colocou "imediatamente à disposição" do estado brasileiro do Amazonas oxigénio para fazer face à situação de emergência nos hospitais da região.

09h07 - A cidade de Manaus, no Brasil, vive momentos de desespero devido à falta de oxigénio nos hospitais. Nas redes sociais, circulam vários vídeos e relatos do momento.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, admitiu na quinta-feira que Manaus vive um colapso no atendimento de saúde e disse que seis aeronaves levarão oxigénio à região.

09h00 - Restrições aos voos de fora da UE prolongadas. Portugal prorrogou até final do mês de janeiro as medidas restritivas relativas ao tráfego aéreo de fora da União Europeia e do Espaço Schengen, que continua limitado a "viagens essenciais" e sujeito a teste prévio negativo à covid-19.

08h46 - A Altice Portugal "apela a todos" para um uso responsável das redes durante o estado de emergência e assegura que procederá ao reforço de rede adicional "sempre que tal se justifique", "mesmo num momento difícil para este setor".

08h24 - Homens mais propensos a testar positivo para a Covid-19. De acordo com um novo estudo, publicado esta semana no PLOS ONE, por uma equipa do Houston Methodist Research Institute, EUA, os homens têm maior probabilidade de testar positivo para o vírus responsável pela Covid-19, maior probabilidade de sofrer complicações e maior probabilidade de morrer do vírus do que as mulheres, independentemente da idade.

08h09 - A nova variante identificada no Brasil é motivo suficiente para justificar a proibição de voos da América do Sul para o Reino Unido como precaução, justificou o Ministério dos Transportes britânico à Sky News.

Recorde-se que o Governo britânico anunciou, esta quinta-feira, que vai suspender ligações aéreas de Portugal e Cabo Verde para Inglaterra para tentar impedir a entrada da estirpe brasileira do SARS-CoV-2, e proibiu também chegadas do Brasil e de outros países sul-americanos.

08h06 - O Governo timorense deliberou hoje suspender a cerca sanitária que estava em vigor no enclave de Oecusse, três dias antes do fim previsto, relaxando ainda as demais medidas preventivas em vigor no país.

08h02 - Tem indicação para ficar em isolamento? A Direção-Geral da Saúde explica, através de um vídeo, o que deve fazer para proteger-se a si e aos outros.

08h00 - A Índia inicia no sábado a vacinação contra a Covid-19, mas a utilização de uma vacina desenvolvida por um laboratório local e aprovada com urgência preocupa médicos e cientistas, que denunciam falhas nos ensaios clínicos.

07h39 - O impacto do confinamento geral na economia é brutal, o que levou o Governo a anunciar estes novos apoios.

07h31 - Recorde na imagem abaixo o que permanece em funcionamento e o que encerra durante este confinamento. E lembre-se, "a regra é ficar em casa".

07h30 - A Sociedade Portuguesa de Oncologia alerta os doentes para a importância de não ficarem em casa, por medo da pandemia, lembrando que os hospitais são seguros e que é importante manter o contacto para não atrasar diagnósticos.

07h29 - A ilha de São Miguel, a mais afetada nos Açores pela pandemia de Covid-19, passa a partir de hoje a ter recolher obrigatório às 20h00 durante a semana e serão implementadas duas cercas sanitárias.

07h15 - Estudo argentino apura que 95% dos infetados desenvolve anticorpos. Um estudo argentino apresentado quinta-feira garante que 95% dos doentes com a Covid-19 desenvolvem anticorpos detetáveis, dos quais 35% na primeira semana, na terceira 90% e os outros depois de 45 dias.

07h13 - 21% dos infetados na maior cidade do Brasil já não têm anticorpos. Em São Paulo, maior cidade do Brasil, 21% dos infetados com o novo coronavírus não mantiveram anticorpos contra a doença, apontou um estudo sorológico divulgado na quinta-feira por aquela autarquia.

07h10 - "Não há tempo a perder, é preciso atuar agora" para travar pandemia. O Presidente eleito dos Estados Unidos afirmou que "não há tempo a perder, é preciso atuar e atuar agora", ao anunciar o plano para travar o impacto da pandemia de Covid-19 e apoiar a economia.

07h05 - Portugal continental entrou hoje, às 00h00, num novo confinamento geral, devido ao agravamento da pandemia de Covid-19, com os portugueses sujeitos ao dever de recolhimento domiciliário, mas mantendo as escolas com o ensino presencial.

07h02 - Enquanto dormia:

07h00 - Bom dia! Acompanhe neste registo todas as incidências do vírus. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: "Lista de exceções é extremamente longa". Ministra infetada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório