Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Garcia de Orta esgotado; Confinamento, fechos e (mais) coimas

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Garcia de Orta esgotado; Confinamento, fechos e (mais) coimas

Os números da Covid-19 em Portugal (continuam) muito preocupantes - ultrapassámos hoje os 500 mil casos - e, por isso, António Costa apresentou, esta tarde, novas medidas decididas pelo Governo em Conselho de Ministros para o combate à pandemia. O confinamento vai regressar tal como em março e abril - quando "travámos com sucesso a primeira vaga" - mas as escolas manter-se-ão abertas. Conheça aqui todas as 'regras' anunciadas.

De recordar que o Presidente da República decretou hoje a modificação do Estado de Emergência em vigor, a partir de quinta-feira, e a sua renovação por mais quinze dias, para permitir medidas de contenção da Covid-19.

Este estado de exceção foi aprovado no Parlamento com votos favoráveis do PS, PSD, CDS, PAN e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues. Tem efeitos já a partir de amanhã, quinta-feira, e até às 23h59 de dia 30 de janeiro

Segundo os dados divulgados esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 156 óbitos e 10.556 infetados por Covid-19. O país passou, assim, a contar com 507.108 contágios e 8.236 vítimas mortais devido ao novo coronavírus, desde o início da pandemia. Hoje é o dia com número de mortos e casos diários mais elevados.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Boa noite! Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de quinta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes.

Caso tenha sintomas:

  • SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
  • SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
  • SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h47 - "SNS não vai ter elasticidade, já atingiu o seu limite em muitos aspetos". O médico e deputado do PSD Ricardo Batista Leite garantiu, na noite desta quarta-feira, na SIC Notícias, que as medidas tomadas hoje pelo Conselho de Ministros e o regresso ao confinamento domiciliário já não vão a tempo de dar ao SNS a elasticidade necessária para dar a devida resposta a todos os doentes que procurem os hospitais públicos.

23h27 - "Autoridades explicam medidas como se agissem perante surpresas". António Lobo Xavier esteve, como habitual, na 'Circulatura do Quadrado' e foi taxativo: "Não aceito que o discurso público se centre na ideia de que estamos a enfrentar uma coisa que não conhecíamos e que não sabíamos que ia tomar estas dimensões".

23h16 - Todas as medidas do novo confinamento geral, mas com ensino presencial. O novo confinamento geral devido à pandemia da Covid-19 aplica-se a todo o território nacional continental e entra em vigor a partir das 00h00 de sexta-feira, destacando-se o dever de permanecer em casa e a exceção do ensino presencial. Recorde.

22h20 - Comité de emergência da OMS convocado para analisar variantes. O comité de emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reunir-se na quinta-feira, antes do previsto, para discutir as variantes do novo coronavírus, que são mais contagiosas e têm preocupado as autoridades no mundo inteiro.

22h07 - Madeira tem 1.332 casos ativos de Covid-19. Mais 106 que ontem. A Madeira registou hoje 106 novos casos positivos de Covid-19, passando a contabilizar 2.967 doentes confirmados e mais dois óbitos, de duas nonagenárias, elevando para 22 as mortes associadas à pandemia, revelou a autoridade de saúde.

21h55 - Diretores lamentam que docentes não sejam prioritários na vacinação. Os diretores de escolas saudaram a decisão do Governo de manter os estabelecimentos de ensino abertos, mas lamentaram que quem ali trabalha não faça parte dos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19.

21h31 - Três jogadores do Sporting testam positivo à Covid-19. Luís Neto, Nuno Mendes e Sporar testaram positivo ao novo coronavírus segundo avança o diário Record na noite desta quarta-feira.

21h19 - Supermercados sem restrições de horário. Costa pede que não haja corridas. As mercearias, supermercado e hipermercados vão manter-se abertos durante o novo recolhimento obrigatório e não terão restrição de horário, disse hoje o primeiro-ministro, salientando não haver "nenhum motivo" para corridas a estes estabelecimentos.

21h17 - Garcia de Orta esgota capacidade de camas afetas à Covid-19. O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, tem as 155 camas afetas à covid-19 ocupadas, anunciou hoje a instituição, sublinhando que a sua capacidade "está para além do seu nível máximo" do Plano de Contingência.

21h06 AHRESP vai propor ao Governo reforço dos apoios a fundo perdido. A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai propor ao Governo medidas para proteger as empresas, face às novas restrições devido à pandemia, como o reforço dos apoios a fundo perdido, foi hoje anunciado.

21h00 - São Miguel com recolher obrigatório às 20h00 durante a semana. A ilha de São Miguel, a mais afetada nos Açores pela pandemia de Covid-19, passará a partir de sexta-feira a ter recolhimento obrigatório às 20h00 durante a semana, mantendo-se a medida às 15h00 no fim de semana, foi hoje anunciado.

20h59 Professores pedem medidas que garantam segurança das escolas abertas. O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) defendeu hoje que são precisas medidas para garantir a segurança dos profissionais que trabalham nas escolas, que irão permanecer abertas.

20h58 Brasil com mais de 60 mil novos casos e mais de mil óbitos pelo 2.º dia. O Ministério da Saúde brasileiro notificou, esta quarta-feira, mais 60.899 casos de infeção por novo coronavírus, uma descida em relação à véspera (64.025), mas o segundo dia consecutivo acima dos 60 mil novos contágios confirmados em 24 horas. As fatalidades associadas à doença também continuam muito altas, sendo notificados, pelo segundo dia consecutivo, mais de mil óbitos. São reportadas mais 1.274 mortes, quando no dia anterior foram notificadas 1.110.

20h37 Governo vai reavaliar impacto das medidas dentro de duas semanas. O primeiro-ministro reiterou que as medidas de confinamento geral para a contenção da Covid-19 hoje anunciadas estão projetadas para vigorar um mês, mas adiantou que o Governo vai reavaliá-las dentro de 15 dias.

20h36 Fechar museus e manter escolas abertas "é contrassenso". O presidente da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), João Neto, considerou hoje "um contrassenso" a decisão do Governo de fechar museus e monumentos, e manter as escolas abertas, no quadro das novas medidas para conter a pandemia.

20h35 Perto de 100 juntas médicas de avaliação de incapacidade já funcionam. Perto de uma centena de juntas médicas de avaliação de incapacidade já estão a funcionar no país, tendo já atribuído 27.758 atestados multiusos, anunciou hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

20h21 - Escolas vão ter "campanha permanente de testes antigénio". As escolas vão ter uma "campanha permanente" de testes antigénio para despistar casos de infeção de Covid-19, anunciou hoje o primeiro-ministro. "Relativamente às escolas vamos acompanhar o funcionamento com uma campanha de testes antigénio de forma a podermos ir detetando casos não detetados de eventuais contaminados", disse António Costa.

20h15 - Surto no hospital de Torres Vedras com 13 casos e três mortes em 24h. O surto de Covid-19 no hospital de Torres Vedras registou, nas últimas 24 horas, 13 novos casos, mais três mortos e um recuperado, elevando para 142 o total de infeções, segundo o boletim epidemiológico do concelho hoje divulgado.

20h11 - Comunicado do Conselho de Ministros. Leia aqui o documento na íntegra com o conjunto de medidas extraordinárias aprovadas pelo Executivo e "que têm por objetivo limitar a propagação da pandemia e proteger a saúde pública, assegurando as cadeias de abastecimento de bens e serviços essenciais".

19h58 - Empresas que encerram com acesso automático ao lay-off simplificado. As empresas obrigadas a encerrar durante o novo confinamento geral vão ter acesso automático ao 'lay-off' simplificado, disse hoje António Costa. "Todas as atividades que são encerradas terão acesso automático ao 'lay-off 'simplificado", disse o primeiro-ministro, precisando que o Programa Apoiar, tanto no caso das empresas encerradas como no setor cultural, vai ser alargado.

19h49 - Setor cultural "tem-se queixado e com razão". O primeiro-ministro reconheceu hoje que o setor da Cultura "tem-se queixado e com razão, porque é naturalmente atingido" pelo confinamento hoje decretado, e remeteu para quinta-feira o anúncio de medidas de apoio.

19h46 - Especialista defende colaboração crescente entre SNS e privados. O diretor de serviço de medicina intensiva do Hospital de São João, no Porto, defendeu hoje uma colaboração crescente entre o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e os privados, incitando a tutela "a promover, incentivar e catalisar essa política".

19h37 - Há 36 concelhos a Norte com taxa de incidência superior a 960 casos. Trinta e seis concelhos do Norte registaram uma taxa de incidência superior a 960 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, com Miranda do Douro a atingir os valores mais elevados, revela hoje um relatório oficial.

19h29 - Despacho não suspende cirurgia urgente ou muito prioritária. O Ministério da Saúde esclareceu hoje que o despacho enviado hoje aos hospitais não manda suspender a cirurgia urgente ou muito prioritária e não se aplica a hospitais como o Instituto Português de Oncologia.

19h22 - França reporta mais 23.852 casos e 232 óbitos nas últimas 24 horas. A Instituição de Saúde Pública de França reportou esta quarta-feira mais 23.852 novas infeções por novo coronavírus nas últimas 24 horas, um número superior ao reportado na véspera (19.753). No total, já foram identificados 2.830.442 casos positivos em França, desde o início da pandemia. O número total de mortes aumentou para 69.031, com mais 232 óbitos registados no último dia.

19h16 - Novas medidas? Fique com diversos links que o podem ajudar: 

19h10 - Hospitais devem adiar atividade cirúrgica normal ou prioritária. A ministra da Saúde enviou hoje um despacho aos hospitais para suspender a atividade não urgente e proceder ao adiamento da atividade cirúrgica programada de prioridade normal ou prioritária desde que não implique risco para o doente.

19h04 - "Total irresponsabilidade" no processo de recolha de votos nos lares. O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, apontou hoje o "extremo mau senso" e a "total irresponsabilidade" no processo eleitoral e na recolha de votos nos lares de idosos. Depois de Ana Gomes e Vitorino Silva, o autarca do Porto recebeu hoje o candidato presidencial Tiago Mayan Gonçalves, com quem falou sobre as dificuldades de operacionalizar a votação dos confinados e dos idosos nos lares devido à pandemia de Covid-19.

18h55 - Brasil espera receber vacina de Oxford esta semana. Dois milhões da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford chegam ao Brasil ainda esta semana, anunciou hoje o ministro da Saúde brasileiro, Eduardo Pazuello, que reafirmou que a vacinação terá início este mês.

18h43 - Novo Estado de Emergência. Eis as medidas que entram em vigor no dia 15. António Costa revelou, esta quarta-feira, a partir do Palácio da Ajuda, em Lisboa, as medidas do novo Estado de Emergência, que vigorará entre as 00h deste sábado, dia 15 de janeiro, e as 23h59 de dia 30. Fique a par do que pode (e não) fazer. 

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por República Portuguesa (@gov_pt)

18h35 - Pode acompanhar aqui a declaração do primeiro-ministro. Que novas medidas? António Costa começou a sua declaração ao país referindo que este se trata do "momento mais perigoso" e "de maior esperança". "Temos de nos unir com o forte propósito de salvar vidas e ajudar o SNS", apontou ainda, antes de confirmar que Portugal vai regressar ao "recolhimento tal como o tivemos em março e abril" quando "travámos com sucesso a primeira vaga". "Cada um de nós deve ficar em casa".

Já as escolas vão manter-se abertas "em pleno funcionamento" como aconteceu até agora. "Vamos manter a escola em funcionamento e esta é a única, nova e relevante exceção", declarou o chefe de Governo. O teletrabalho, que era já sugerido, passa a ser "mesmo obrigatório sempre que possível" e as coimas previstas por violação de qualquer das normas serão "duplicadas". O novo confinamento entra em vigor às 00h de dia 15, sexta-feira.

18h31 - Terminou a reunião do Conselho de Ministros. Dentro de minutos, António Costa irá apresentar as novas medidas de confinamento que entrarão em vigor em Portugal.

18h26 - Associações querem comércio aberto durante o Estado de Emergência. Em comunicado, União de Associações do Comércio e Serviços (UACS) afirma que "deve ser dada a oportunidade do comércio e serviços não essencial estarem abertos por um período de horário mais reduzido durante o novo estado de emergência, anunciado pelo Governo".

18h20 - Espanha notifica mais 38.869 contágios e 195 óbitos nas últimas 24 horas. O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta quarta-feira, mais 38.869 casos confirmados de infeção, uma subida em relação à véspera (25.438). O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 2.176.089 desde o início da pandemia.

18h18 - Rússia fornecerá ao Brasil 150 milhões de doses da Sputnik V este ano. A Rússia fornecerá este ano ao Brasil 150 milhões de doses da Sputnik V, a sua vacina contra a Covid-19, anunciou hoje o presidente do Fundo Russo de Investimento Direto (FIDR), Kiril Dmitriev. O acordo foi firmado entre o fundo russo e o presidente da farmacêutica brasileira União Química, Fernando de Castro Marques, segundo indicou o próprio FIDR na rede social Twitter.

17h57 - Região Centro regista 43 surtos ativos em lares de idosos. A região Centro regista 43 surtos ativos de Covid-19 em lares e estruturas residenciais para idosos, com 1.649 casos ativos, disse hoje à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC). A ARSC adiantou que o total de casos confirmados naquelas estruturas já atingiu os 3.664, dos quais 2.530 são utentes e 1.134 trabalhadores.

17h52 - Governo francês estuda possibilidade de antecipar recolher obrigatório. O Governo francês pode vir a antecipar o recolher obrigatório, atualmente às 20h00, para as 18h00 a nível nacional para travar o avanço da variante britânica daCovid-19, que já perfaz 1% de todos os casos positivos no país. A possibilidade terá sido discutida hoje de manhã no Conselho de Defesa que decorreu no Palácio do Eliseu, onde o Presidente, Emmanuel Macron, define a estratégia de combate à pandemia em França.

17h47 - Portugal regista pior dia da pandemia. Recordamos o boletim epidemiológico. Segundo os dados divulgados esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 156 óbitos e 10.556 infetados por Covid-19. O país passa, assim, a contar com 507.108 contágios e 8.236 vítimas mortais devido ao novo coronavírus, desde o início da pandemia.

17h38 - Açores avançam com duas cercas sanitárias em São Miguel. O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou hoje a implementação de duas cercas sanitárias em São Miguel, nas freguesias de Rabo de Peixe (concelho da Ribeira Grande) e Ponta Garça (concelho de Vila Franca do Campo), na tentativa de conter a pandemia de Covid-19. Estas entrarão em vigor às 00h00 de sexta-feira.

Os Açores têm atualmente 879 casos ativos de Covid-19, sendo 839 em São Miguel, 33 na Terceira, dois no Faial e cinco nas Flores. Foram detetados até hoje na região 2.845 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19, verificando-se 23 óbitos e 1.846 recuperações.

17h23 - BE quer escolas abertas, mas diz que isso não é possível "sem condições". A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, defendeu hoje a manutenção do ensino presencial e das escolas abertas durante o novo confinamento, mas avisou que isso não será possível sem condições.

17h14 - Instaladas tendas junto ao hospital de Torres Vedras para reforçar resposta. Várias tendas foram montadas pela Proteção Civil junto ao hospital de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, para aumentar a resposta à pandemia de Covid-19, disse hoje a administradora do Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

17h05 - Juntas de freguesia disponíveis para apoiar na recolha de votos. As juntas de freguesia estão disponíveis para colaborar no processo de voto antecipado para as eleições presidenciais e recolha dos boletins nos lares de idosos, mas a organização compete aos municípios, disse hoje a Associação Nacional de Freguesias (Anafre).

17h02 - Itália reporta 15.774 novos casos e supera as 80 mil mortes no total. As autoridades de Saúde italianas reportam esta quarta-feira mais 15.774 novos casos de infeção por novo coronavírus, uma descida em relação ao dia anterior (14.242). Itália contabiliza agora um total de 2.319.036 casos positivos confirmados desde o início da pandemia no país, a 21 de fevereiro. Nas últimas 24 horas foram realizados 175.429 testes de diagnóstico, mais 33.788 do que ontem.

16h46 - Reino Unido preocupado com estirpe brasileira do novo coronavírus. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse hoje estar preocupado com uma nova estirpe originária do Brasil do SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19, e admitiu tomar medidas para impedir a sua entrada no Reino Unido. 

16h43 - Idoso morre à porta do hospital após uma hora à espera de ser atendido. Doente teve de esperar para ser atendido dentro de uma ambulância porque o Hospital de Torres Vedras estava sobrelotado devido à Covid-19

16h31 - Reino Unido reporta 1.564 óbitos em 24h, um novo máximo diário. As autoridades sanitárias britânicas reportam esta quarta-feira mais 1.564 mortes, o maior registo diário desde o início da pandemia no país, suplantando o valor reportado a 8 de janeiro (1.325). O total de óbitos com teste positivo nos 28 dias anteriores é agora de 84.767.

16h20 - Sporting avança com despedimento coletivo. Há 20 trabalhadores de saída. A decisão prende-se com o impacto da pandemia nas contas do clube, que levou à necessidade de ajustar as despesas com pessoal.

16h08 - SNS alerta para circulação de mensagem fraudulenta sobre vacinação. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) alertou, esta quarta-feira, para a circulação de uma mensagem falsa que está a ser enviada aos portugueses em nome do sistema de saúde pública. "Atenção: está a circular uma mensagem fraudulenta em nome do SNS. Se a receber, por favor, ignore", avisou o SNS, através das redes sociais.

15h46 - Diretor de medicina intensiva do S. João defende encerramento de escolas. O diretor de serviço de medicina intensiva do Hospital de São João, Porto, defendeu hoje o encerramento das escolas, uma medida "contra" a sua "convicção natural", mas "essencial" num momento "horribilis" do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

15h31 - Comissária europeia da Saúde adverte contra compras paralelas de vacinas. A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, advertiu hoje que "negociações paralelas" para a compra de vacinas "prejudicam a eficácia" da estratégia da Comissão Europeia, na sequência de notícias de contratos paralelos por alguns Estados-membros.

15h25 - Marcelo Rebelo de Sousa já voltou ao Palácio de Belém. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, regressou, esta quarta-feira, ao Palácio de Belém. De acordo com uma nota partilhada no site da presidência, antes de regressar à sua residência oficial, o Chefe de Estado foi alvo de uma "avaliação de risco".

15h14 - Variante detetada no Reino Unido já chegou a 50 países e territórios. A variante do novo coronavírus detetada no Reino Unido já foi localizada em 50 países e territórios, enquanto a variante identificada na África do Sul já chegou a 20, anunciou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).

15h11 - Ministros da Saúde da UE admitem "preocupação" com nova variante do vírus. Os ministros da Saúde da UE demonstraram hoje uma grande preocupação com a nova variante do SARS-CoV-2, que apresenta "características mais transmissíveis", apelando à "manutenção das medidas sanitárias", afirmou a ministra da Saúde, Marta Temido.

15h02 - Rui Rio testou negativo à Covid-19. O presidente do PSD encontra-se a cumprir um período de isolamento profilático depois de ter contactado com Salvador Malheiro, que se encontra infetado

15h00 - Boa tarde! Iniciamos aqui um novo registo para que possa acompanhar todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Para recordar as notícias desta manhã, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório