Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

Jovem britânico acusado de trabalhar com serviços secretos russos

O jovem de 20 anos terá tido ligações ao antigo Grupo Wagner e teve uma conduta que visava empresas britânicas com o objetivo de beneficiar o Estado russo.

Jovem britânico acusado de trabalhar com serviços secretos russos
Notícias ao Minuto

15:06 - 26/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Um jovem britânico, de 20 anos, foi acusado, esta sexta-feira, de ter planeado incendiar empresas de Londres com ligações à Ucrânia, depois de alegadamente ter sido recrutado como espião russo.

De acordo com a Sky News, o suspeito, identificado como Dylan Earl, residente em Leicestershire, terá tido uma conduta que visava empresas britânicas com o objetivo de beneficiar o Estado russo e foi acusado ao abrigo da Lei de Segurança Nacional, de 2023. 

Terá tido ligações ao antigo Grupo Wagner e é acusado de realizar atividades fraudulentas, pesquisa e reconhecimento de alvos, e de tentar recrutar indivíduos para ajudar materialmente um serviço de informações estrangeiro que realiza atividades relacionadas com o Reino Unido, segundo indicam documentos judiciais. 

O caso começou a ser investigado após um incêndio ocorrido numa zona industrial, na zona leste de Londres, no passado dia 20 de março.

Dois outros homens - Paul English, de 60 anos, e Nii Mensah, de 21 - foram acusados de fogo posto agravado. Jake Reeves, 22 anos, foi acusado de aceitar um benefício material de um serviço de informações estrangeiro, além de fogo posto agravado.

No âmbito do mesmo caso, um quinto homem - Dmitrijus Paulauska, de 22 anos - foi acusado de ter informações sobre atos terroristas.

Após serem presentes ao Tribunal de Westminster, os cinco detidos ficaram em prisão preventiva. 

Leia Também: Jovem de 13 anos acusada de 3 tentativas de homicídio após esfaqueamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório