Meteorologia

  • 14 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 26º

Um dos anti-inflamatórios mais poderosos pode já estar na sua cozinha

Há um vegetal, visto por muitos como um superalimento, que devia incluir mais vezes nos seus pratos. É recomendado pela nutricionista Davineé Lingo, especializada em saúde intestinal.

Um dos anti-inflamatórios mais poderosos pode já estar na sua cozinha
Notícias ao Minuto

18:45 - 06/05/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

A inflamação é uma reação natural do corpo contra agressões a que estamos expostos diariamente, como vírus ou bactérias. Quando o nosso sistema imunitário não é capaz de vencer estas ameaças, o grau de inflamação pode tornar-se crónico e tem mais hipóteses de adoecer. 

Para evitar que isso aconteça, a nutricionista Davineé Lingo aconselhou a adoção de uma dieta rica em vegetais coloridos, como a beterraba. Os benefícios são muitos, já que este alimento contém um pigmento - betalaína - responsável pela sua cor. Trata-se de um fitoquímico com uma poderosa ação antioxidante. 

Leia Também: Nutricionista indica cinco frutas ricas em proteína. Costuma comprá-las?

"Foi demonstrado que as betalaínas reduzem vários marcadores de inflamação, diminuem a produção de radicais livres pró-inflamatórios e protegem o corpo de substâncias nocivas chamadas xenobióticos", salientou a nutricionista ao portal EatingWell, referindo-se às conclusões de um estudo publicado pelo Human Nutrition & Metabolism.

Especializada em saúde intestinal, Davineé Lingo referiu que a beterraba é fonte de nitratos dietéticos, "compostos naturais que o corpo converte em óxido nítrico, um importante mensageiro químico que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo do sangue". 

Leia Também: Quatro bebidas que vão ajudá-lo a ter uma barriga lisa a tempo do verão

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório