Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Itália aprova mais 32 mil milhões para famílias e empresas

O Governo italiano decidiu, em Conselho de Ministros realizado na noite de quinta-feira, aplicar mais 32 mil milhões de euros em apoios a famílias e empresas para combater os efeitos da pandemia de covid-19 na economia.

Itália aprova mais 32 mil milhões para famílias e empresas
Notícias ao Minuto

11:02 - 15/01/21 por Lusa

Economia Covid-19

A dotação orçamental extraordinária foi decidida numa altura em que o futuro do Governo do primeiro-ministro, Giuseppe Conte, é incerto, já que Matteo Renzi decidiu na quarta-feira retirar o seu partido, o Itália Viva, da coligação governamental.

No entanto, esta dotação implica alterações orçamentais que deverão ser aprovadas pelos deputados e senadores.

Com esta dotação, o Governo pretende adotar medidas destinadas a "apoiar ainda mais os operadores económicos, os setores produtivos e os cidadãos mais afetados pelos efeitos da pandemia da covid-19", afirmou, em comunicado.

O valor reforça os mais de 100 mil milhões de euros já mobilizados no ano passado pela Itália para reanimar setores económicos paralisados durante os períodos de confinamento, como os restaurantes e os estabelecimentos de turismo, e para compensar parte dos desempregados.

Este novo fundo tem como objetivo "proteger a força de trabalho" e apoiar "o setor da saúde e as empresas para acelerar e fortalecer a recuperação da atividade económica", disse o Governo em comunicado.

O impacto da pandemia na economia italiana, a terceira maior da zona do euro, é dos mais severos da Europa. No ano passado, a Itália sofreu a pior recessão da sua história desde a Segunda Guerra Mundial, com uma queda estimada de 9% do PIB.

Com 208,6 mil milhões de euros atribuídos em subvenções e empréstimos, Roma vai receber de Bruxelas a maior parte do plano de estímulo e recuperação de 750 mil milhões de euros adotado no verão de 2020 pelos líderes europeus.

A Itália adotou na noite de terça a versão nacional do plano de estímulos, no valor de 222,9 mil milhões (valor que inclui fundos europeus ainda não gastos), devendo o projeto ser apresentado até 30 de abril em Bruxelas.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.979.596 mortos resultantes de mais de 92,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Itália com 17 mil novos casos e 522 óbitos. Taxa de positividade sobe

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório