Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Europa reconhece consequências das acções da Rússia

A União Europeia reiterou hoje disponibilidade em assinar um acordo com a Ucrânia, ao mesmo tempo que reconheceu consequências das acções da Rússia nas relações entre Bruxelas e Moscovo, disse o presidente do Conselho Europeu, Van Rompuy.

Europa reconhece consequências das acções da Rússia
Notícias ao Minuto

15:06 - 20/12/13 por Lusa

Mundo Van Rompuy

Herman Van Rompuy sublinhou que os líderes da UE continuam dispostos a assinar os acordos de associação com a Ucrânia, mas lamentou não ver qualquer disponibilidade pela parte de Kiev e criticou o papel de Moscovo.

"As pressões sobre certos países envolvidos na nossa parceria oriental aumentam qualitativamente a lista de diferendos" entre Bruxelas e Moscovo, disse Rompuy, sublinhando que o tema será abordado na próxima cimeira UE-Rússia, em janeiro.

Para evitar interferências junto de outros Estados, os 28 querem assinar rapidamente, "o mais tardar até agosto de 2014", os acordos já negociados com a Geórgia e a Moldávia.

Por seu lado, o presidente da Comissão Europeia lamentou o desinteresse manifestado pelo Presidente ucraniano, Viktor Ianukovich, em relação às propostas de Bruxelas.

"O acordo foi uma proposta, nunca uma imposição", lembrou Barroso, acrescentando ter falado duas vezes por telefone com Ianukovich, "conversas que nunca foram seguidas por uma indicação de interesse em assinar o tratado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório