Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

AO MINUTO: Depois de Portugal, Espanha também declara estado de alerta

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira à noite um vasto pacote de medidas de emergência para enfrentar a pandemia do coronavírus.

AO MINUTO: Depois de Portugal, Espanha também declara estado de alerta
Notícias ao Minuto

08:06 - 13/03/20 por Sara Gouveia e Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

Nas primeiras horas desta sexta-feira, o Governo decretou "estado de alerta" para Portugal, numa tentativa de combater a propagação do novo coronavírus no país.

Ainda durante a noite de ontem ficou decidido pelo Governo que todas as escolas iriam encerrar a partir de segunda-feira e anunciados apoios para quem ficar a cuidar de familiares, incluindo recibos verdes, e profissionais de saúde e de segurança. Essas medidas viriam depois a ser detalhadas numa conferência de imprensa após um conselho de ministros extraordinário. 

Até ao momento estão registados 112 casos de infeção em Portugal - e há já um paciente recuperado. O surto de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.900 mortos, entre mais de 131 mil pessoas infetadas numa centena de países e territórios.

Acompanhe aqui AO MINUTO a evolução do surto em Portugal e em todo o mundo:

Continue a acompanhar connosco todas as atualizações futuras aqui.

15h09 - A Ucrânia registou hoje a primeira morte devido ao novo coronavírus, entre os três casos registados oficialmente, e anunciou que fechará as suas fronteiras a estrangeiros por pelo menos duas semanas para travar propagação do vírus.

15h05 - As praias de Espinho, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Porto, assim como os fluviais ao longo do rio Douro, estão, desde hoje, interditadas à prática de qualquer atividade desportiva ou de lazer, anunciou hoje a capitania.

14h59 - A Proteção Civil vai poder enviar a partir de hoje mensagens por telemóvel (SMS) à população sobre o novo coronavírus, anunciou hoje o ministro da Administração Interna.

14h41 - O Irão ordenou as Forças Armadas a "esvaziar as ruas" nas próximas 24 horas, para conter a propagação do novo coronavírus, num dos países mais afetados pela pandemia, anunciou o chefe de Estado-Maior.

14h35 - O Governo espanhol decidiu declarar o estado de alerta em todo o país a partir de sábado, durante 15 dias, o que lhe permite limitar a circulação de pessoas, anunciou hoje o primeiro-ministro. "Vão ser semanas duras, mas vamos vencer o vírus", disse Pedro Sánchez, na declaração institucional.

14h29 - No terminal de Sete Rios, em Lisboa, onde se juntam comboios, metro e autocarros, a azáfama constante de pessoas que usam o espaço tem vindo a diminuir nos últimos dias, tendo em conta a pandemia de Covid-19.

14h27 - O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior advertiu hoje que devem ser feitos todos os esforços para estimular processos de ensino-aprendizagem à distância, mantendo as atividades escolares através da interação por via digital entre estudantes e docentes.

14h22 - Um navio cruzeiro foi isolado no Brasil, na quinta-feira, após um passageiro canadiano de 78 anos se sentir mal durante o desembarque na cidade do Recife e apresentar sintomas semelhantes aos do novo coronavírus.

14h21 - O Teatro São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado suspendem a programação até 06 de abril.

14h19 - Espanha registou até agora 120 mortos com o novo coronavírus (36 mais do que quinta-feira) e 4.209 casos confirmados (1.205 mais), com Madrid a ser a região mais atingida, segundo a atualização feita hoje pelas autoridades sanitárias do país.

14h15 - França limitou hoje ainda mais o número de pessoas que podem estar concentradas num único local, passando a proibir eventos no país com mais de 100 pessoas, em vez das anteriores 1.000, para "travar" a progressão do novo coronavírus.

14h13 - O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, poderá estar infetado com coronavírus, depois de ter testado positivo no primeiro teste. A informação é avançada por um colunista do jornal brasileiro O Dia, que cita fontes diretas do Planalto, e que refere que Bolsonaro "está à espera o resultado da contra-prova esta sexta-feira para confirmar ou não a contaminação".

14h12 - O papa Francisco afirmou hoje que "as medidas draconianas nem sempre são boas", apelando aos bispos e padres para que não deixem os fiéis "sozinhos" diante do coronavírus, contra o qual vários países impuseram severas restrições.

14h07 - O Giro d'Italia, que juntamente com o Tour de France e a Vuelta a España são consideradas as três principais competições do ciclismo a nível mundial, foi adiado por causa da pandemia de coronavírus, anunciou esta sexta-feira a RCS Sports, segundo a CNN

14h04 - A Assembleia da República vai funcionar com condicionamentos, mas mantém o funcionamento até "ao limite da possibilidade". A decisão foi tomada em reunião de Conferência de Líderes. 

"Os deputados são responsáveis por garantir a continuidade do funcionamento do orgão de soberania.(...) Vamos continuar até ao limite da possibilidade", disse Maria de Lurdes Rosinha, secretária da Mesa da AR, em declarações transmitidas pela SIC Notícias.

13h48 - A Etiópia registou o seu primeiro caso de Covid-19, revela a CNN. O paciente é um cidadão japonês que viajou do Burkina Faso para a Etiópia no dia 4 de março. A ministra da Saúde Lia Tadesse disse que o doente está internado e a sua condição é estável. 

13h29 - Numa conferência de imprensa, o ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita elencou algumas das medidas de interdição que já tinham sido anunciadas por António Costa e realçou que o estado de alerta, decretado até ao dia 9 de abril, poderá ser alargado

Cabrita referiu que foi acionada a aplicação do crime de desobediência caso sejam violadas as ordens determinadas pelo Governo. "As forças de segurança passarão a estar em prontidão para dar a resposta necessária" a esta situação, assegurou o ministro. 

13h01 - A Comissão Europeia propôs que os Estados-membros procedam a rastreios de saúde nas fronteiras para fazer face ao surto de Covid-19, como alternativa ao encerramento das fronteiras, voltando a apelar aos 27 que evitem medidas unilaterais.

12h46 - O ministro da Saúde irlandês, Simon Harris, apelou hoje às pessoas que cheguem de Espanha e Itália para "restringirem os seus movimentos" e interações sociais para impedir a propagação do novo coronavírus.

12h40 - A Câmara do Porto vai anunciar hoje medidas "mais musculadas" para conter a propagação do surto de Covid-19, nomeadamente o encerramento dos parques públicos e de serviços municipais, revelou fonte da autarquia.

12h37 - O governo da República Checa anunciou hoje o encerramento total das fronteiras a partir de segunda-feira, quer aos estrangeiros que queiram entrar, quer aos cidadãos nacionais que pretendam sair do país, como medida contra a pandemia de coronavirus.

12h34 - O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, convocou hoje uma conferência de líderes parlamentares extraordinária, que se realizará no final do plenário.

12h30 - A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa anulou o Totobola de domingo na sequência da decisão da Liga Portuguesa de Futebol de suspender os jogos da 25.ª jornada da I e II ligas. Os apostadores têm um prazo de 90 dias para pedir o reembolso.

12h24 - "Vamos fazer o necessário para apoiar os europeus e a economia europeia". presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou esta sexta-feira medidas de flexibilização para os estados-membros, de modo a que possam responder ao surto do novo coronavírus. Foi ainda anunciado um pacote de 37 mil milhões de euros para apoiar a economia europeia.  Acompanhe aqui a conferência de imprensa.

12h17 - O Irão registou mais 85 mortes devido ao novo coronavírus, elevando para 514 o número de mortos entre os 11.364 casos de pessoas infetadas no país, segundo informações da televisão estatal iraniana.

12h15 - Cerca de 60% da população do Reino Unido terá de ser infetada pelo novo coronavírus para que a sociedade seja "imunizada em grupo" contra surtos futuros, afirmou o consultor científico do Governo britânico, Patrick Vallance.

12h13 - O Ministério da Saúde da Arábia Saudita revelou que há 17 novos do coronavírus. Um desses casos é o de uma pessoa que viajou de Portugal para a Arábia Saudita, via Turquia.

11h59 - O PCP cancelou a agenda do secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, de hoje até domingo, que incluía um comício no Porto e um almoço no Seixal, devido ao surto de Covid-19.

11h58 - A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) decidiu hoje suspender as missas, catequeses e outros atos de culto até que esteja superada a atual situação de emergência de disseminação do novo coronavírus.

11h48 - As visitas à igreja, museu e Torre dos Clérigos, no Porto, vão ser suspensas até ao dia 03 de abril, bem com todas as atividades e celebrações, anunciou hoje a Irmandade dos Clérigos.

11h47 - O PAN defendeu hoje que a Assembleia da República deveria transitar para o teletrabalho "em todas as situações possíveis", enquanto o deputado único da Iniciativa Liberal disse existirem 1.500 "infetados reais" em Portugal, em vez dos 78 oficiais.

11h45 - Sobe para 112 o número de casos confirmados de Covid-19 em Portugal. O mais recente boletim emitido pela DGS dá ainda conta de que há também 1.308 casos suspeitos e que 172 aguardam os resultados das análises laboratoriais. As autoridades de saúde mantêm o contacto com 5674 pessoas, que estão em vigilância.

11h42 - Nove especialistas chineses no novo coronavírus e várias toneladas de material médico chegaram a Roma na noite de quinta-feira num voo especial para ajudar a Itália, o país mais afetado da Europa, segundo uma fonte aeroportuária italiana.

11h36 - A mara de Torres Vedras decidiu reforçar as medidas de contenção da pandemia do novo coronavírus, depois de ter ativado o seu Plano Municipal de Emergência, encerrando cinemas e ginásios e reduzindo os transportes públicos, foi hoje anunciado.

11h35 - Nove psicólogos com experiência ou formação em situações de crise estão a acompanhar diariamente, via telefone, doentes infetados pelo novo coronavírus, bem como seus familiares no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto.

11h33 - O Presidente da República, perante o cenário de pandemia, apela aos portugueses que se mobilizem para combater o novo coronavírus. Marcelo reforçou que "o esforço de todos e de cada um terá de ser maior, para enfrentar uma situação que pode ser mais grave e duradoura do que muitos especialistas diziam no começo do ano". 

11h30 - Santuário de Fátima cancela todas as atividades a partir de amanhã, sábado. "Dadas as circunstâncias decidiu suspender todas a celebrações, ainda não sabemos até quando", deu conta, em direto na TVI24, a diretora de comunicação do Santuário. No entanto, acrescentou que "todos os fiéis podem continuar a seguir-nos na página que tem 24 sobre 24 horas a imagem em permanência da Capelinha das Aparições".

11h24 - Primeiro caso de infeção pelo coronavírus remonta (afinal) a novembro. Mais precisamente a 17 de novembro, na província chinesa de Hubei, segundo uma investigação do jornal de Hong Kong South China Morning Post, com base em dados oficiais.

11h18 - A mara de Santarém decidiu adotar medidas adicionais de prevenção da Covid-19, passando a suspender, a partir de hoje, o atendimento presencial em todos os serviços municipais e nas empresas municipais, com reforço do atendimento telefónico e por correio eletrónico.

11h17 - Depois de uma reunião que decorreu na manhã desta sexta-feira, a Premier League encontra-se também suspensa, à semelhança da maioria das ligas europeias, como a portuguesa, espanhola ou italiana.

11h14 - O alerta para Portugal. Um médico italiano considera que as medidas impostas pelo governo de Conte foram "demasiado pequenas e demasiado tarde" e afirma que Portugal e o seu governo não devem cometer os mesmos erros.

11h13 - O ministro do Interior australiano, Peter Dutton, que contraiu o novo coronavírus esteve com Ivanka Trump, a conselheira e filha do presidente Donald Trump, e com o procurador-geral William Barr, numa recente viagem aos Estados Unidos.

11h10 - Já sabe que tem de lavar as mãos mas que mais pode fazer para tentar combater o novo coronavírus? Saiba aqui.

11h08 - O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) recomendou aos países medidas para mitigar o impacto da pandemia de Covid-19 como o encerramento de escolas, o teletraballho e cordões sanitários em áreas residenciais com transmissão comunitária.

10h59 - Marta Temido está, esta sexta-feira, no Parlamento, onde são abordadas as medidas para conter o surto de Covid-19. Interpelada pelos deputados com assento parlamentar, e respondendo às várias críticas à atuação do Governo no cenário de pandemia, a ministra reforçou: "Não estivemos parados. Contudo, como todos os outros, tememos não estar preparados".

10h53 - O Instituto Piaget de Viseu anunciou hoje a suspensão de todas as atividades letivas presenciais, que serão substituídas por aulas à distância, a partir de segunda-feira, devido à doença Covid-19.

10h51 - A cidade italiana de Codogno, que registou a primeira infeção pelo novo coronavírus (Covid-19) no país, mostra que, ao ficar em casa, a tendência de propagação do vírus pode ser revertida.

10h52 - O número de pessoas infetadas desde dezembro pelo novo coronavírus no mundo aumentou para 133.970 e o número de mortes subiu para 4.958, segundo um balanço feito pela agência noticiosa France-Presse (AFP).

10h49 - Aluno infetado com Covid-19 encerra Faculdade Nova SBE. O estudante português da escola da escola de gestão da Universidade Nova de Lisboa levou a faculdade, instalada em Carcavelos, a ativar o seu plano de contingência, fechando o Campus na manhã desta sexta-feira.

10h39 - O Governo de Macau anunciou hoje as datas do regresso às aulas nas escolas para o ensino não superior, que estavam encerradas devido ao Covid-19 desde o início de fevereiro.

10h35 - Todos os jogos da próxima semana na Liga dos Campeões e Liga Europa foram adiados. A UEFA comunicou esta sexta-feira de manhã a sua decisão, depois de na quinta-feira já ter adiado os jogos de terça-feira entre Manchester City e Real Madrid, e Juventus e Lyon.

10h29 - Depois da  Ministra da Igualdade, Irene Montero, ter sido diagnosticada com o novo coronavírus, os reis de Espanha viram-se na obrigação de se submeterem ao teste como medida de precaução e que se revelou negativo. 

10h24 - O deputado Ricardo Batista Leite, do PSD, trouxe para o debate o exemplo de Itália"Cancelem tudo, a saída, a viagem, a praia, a festa, a conferência, o casamento, o batizado, a despedida de solteiro. Cancele tudo e fique em casa. Ao ficar em casa garante que há mais um médico, um enfermeiro, uma cama disponível para todos os que precisarão de um hospital", apelou. 

"Portugal está em estado de guerra contra coronavírus", apontou, mostrando solidariedade ao Governo para "atrasar o coronavírus".

10h19 - Decorre no Parlamento um debate sobre o coronavírus, com a resposta do Governo como questão de fundo. O debate começou com o deputado do CDS, Telmo Correia, a questionar a ministra da Saúde sobre a capacidade de meios do Serviço Nacional de Sáude para responder à pandemia de Covid 19, em resposta a ministra da Saúde respondeu apenas que se "avizinham dias de enorme esforço para todos os profissionais de saúde", remetendo os esclarecimentos para mais tarde no debate parlamentar.

10h07 - Depois de o Governo ter anunciado o encerramento das atividades letivas presenciais temporariamente, como medida de prevenção para controlar a pandemia de Covid-19, a Porto Editora noticiou a abertura do acesso à sua plataforma de ensino à distância. Medida semelhante adotou a LeYa ainda durante a tarde de quinta-feira.

10h - Se só chegou aqui agora, fique com uma visão geral sobre vítimas mortais e casos ativos em alguns dos países mais afetados, neste momento:

  • China. Foram registados hoje 21 novos casos de infeção pelo Covid-19. O número de mortos subiu em 8, para 3.177. No total, o país soma 13,506 casos de infeção ativos, a maioria a nível mundial.
  • Itália. Neste momento, aquele que é considerado o foco europeu do surto de Covid-19 não tem, a esta hora, novos casos registados, nem novas mortes. O número total de fatalidades é, assim, de 1.016, registando ainda 12.839 casos de infeção ativos, os maiores números fora da China.
  • Irão. Sem novos casos ou óbitos para já, conta com um total de 429 mortos e um total de 6.370 casos ativos
  • Coreia do Sul. Houve cinco novas mortes (71 no total) e registados 110 novos casos, perfazendo um total de 7.398 casos ativos
  • Espanha. O país vizinho tem para já uma nova morte e dois novos casos a registar. O balanço está assim com 87 óbitos e 2.872 casos ativos.

Estes dados foram retirados do Worldometers, um mapa global com atualizações automáticas.

9h59 - Liga francesa foi suspensa por tempo indeterminado. O primeiro e segundo escalões do futebol francês entram assim em paragem, depois de uma primeira decisão em realizar os encontros à porta fechada.

9h56 - A mara das Caldas da Rainha determinou hoje o encerramento de piscinas e pavilhões municipais, e anunciou ir manter em funcionamento condicionado os museus e o Hospital Termal.

9h54 - O vice-ministro da Indústria da China, Xin Guobin, disse hoje que cerca de 95% das grandes empresas do país localizadas fora da província de Hubei, epicentro da pandemia do novo coronavírus, já retomaram a atividade.

9h44 - A Câmara de Proença-a-Nova anunciou hoje o adiamento de todos os eventos da responsabilidade do município e a suspensão de algumas atividades regulares nas próximas duas semanas, como medida de prevenção da propagação do Covid-19.

9h41 - A Zona Euro está disponível para flexibilizar regras orçamentais em resposta ao Covid-19. Em entrevista ao Financial Times, o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, disse que será apresentado esta sexta-feira um pacote de medidas, por parte da UE, que funcionará como uma resposta ao surto

9h36 - O primeiro caso de coronavírus no Quénia foi diagnosticado numa estudante que regressou ao país depois de uma estadia nos Estados Unidos e Londres, disse hoje o ministro da Saúde, Mutahi Kagwe.

9h31 - O ministro das Finanças de França, Bruno Le Maire, lamentou hoje a decisão do Presidente norte-americano, Donald Trump, de encerrar as fronteiras aos viajantes da Europa para combater o novo coronavírus, qualificando a atitude de "aberração sanitária".

9h29 - Para algo um pouco diferente, o site pornográfico Pornhub anunciou a sua própria medida no combate ao Covid-19, procurando incentivar os seus utilizadores italianos a ficarem em casa e respeitarem os períodos de quarentena. Dessa forma decidiram que todo o conteúdo ‘premium’ do site estará disponível de forma gratuita para os em Itália até ao dia 3 de abril.

9h15 - O Estado federado alemão da Baviera, que registou esta quinta-feira a primeira morte causada pelo novo coronavírus, desacelera a campanha eleitoral presencial e aposta na Internet para as eleições municipais previstas para domingo.

9h12 - A região de Madrid já tem 40 mortos e quase 2 mil casos positivos de Covid-19, levantando preocupações entre as autoridades locais. Espanha já conta com 86 mortos no total e 3.148 casos confirmados de contaminação.

9h10 - O Everest foi encerrado, bem como todas as outras montanhas do Nepal. Segundo a AFP, o governo nepalês proibiu hoje a escalada de todas as suas montanhas para combater a disseminação do coronavírus.

9h07 - Do conjunto de 30 medidas, aprovadas em sede de Conselho de Ministros, saiba quais são as 14 com impacto na sua carteira (e nas empresas).

9h03 - O presidente chinês disse hoje às Nações Unidas que o seu país quer fazer investigações conjuntas para o desenvolvimento de medicamentos e vacinas e oferecer o "máximo de assistência possível" aos países mais afetados pela pandemia de Covid-19.

8h58 - porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros chinês sugeriu, esta quinta-feira, que terão sido os militares norte-americanos a fazer chegar o surto do novo coronavírus à cidade de Wuhan.

8h53 - Formula E e a FIA anunciaram na manhã desta sexta-feira que a temporada está suspensa. O período de suspensão é, para já, de dois meses, mas a organização vai estar atenta à evolução da propagação do Covid-19.

8h51 - Microsoft decidiu cancelar o Build, o seu maior evento do ano devido ao surto de Covid-19, cuja edição 2020 estava prevista para ter lugar entre os dias 19 e 21 de maio. Em vez do evento físico, a Microsoft já fez saber que apostará num “evento digital”.

8h35 - O Gana e o Gabão confirmaram no final de quinta-feira os primeiros casos de coronavírus, elevando para dez o número de países da África subsaariana afetados pelo surto de Covid-19.

8h26 - China e outros países asiáticos lutam agora para impedir o ressurgir da epidemia do novo coronavírus, sujeitando a quarentena quem chega da Europa ou Estados Unidos, numa reviravolta desde que a doença surgiu na cidade chinesa de Wuhan.

8h19 - O Desporto ao Minuto esteve à conversa com Giacomo Iacobellis, jornalista do Tuttomercato, que nos relatou a "pior situação que viveu em 30 anos". Um país que se encontra "ajoelhado" à doença Covid-19.

8h05 - A Coreia do Sul registou hoje, pelo segundo dia consecutivo, o menor número de novos casos diários de coronavírus em quase três semanas, 110, elevando o número de infetados para 7.979.

8h01 - O ator Orlando Bloom fica em quarentena após gravações da série 'Carnival Row' terem sido canceladas. As filmagens estavam a decorrer em Praga, República Checa, quando o governo do país declarou o estado de emergência por 30 dias devido à pandemia.

7h55 - O ministro do Interior australiano, Peter Dutton, confirmou hoje ter testado positivo ao Covid-19, depois de uma viagem aos Estados Unidos, o primeiro caso no identificado no Governo.

7h43 - Quais são os sinais? Aprenda a distinguir os sintomas de Covid-19 e gripe.

7h35 - O mundo do desporto está também em stand-by, porque a crise de saúde pública é o ‘jogo’ mais importante de momento. Saiba aqui quais são todas as personalidades afetadas pelo Covid-19.

7h23 -  A mulher do primeiro-ministro do Canadá, Sophie Gregoire Trudeau, testou positivo ao novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o gabinete de Justin Trudeau. O primeiro-ministro vai agora ficar isolado durante duas semanas.

7h20 - A China registou hoje oito novos casos de infeção pelo Covid-19, o número mais baixo desde que iniciou a contagem diária, em janeiro, numa altura em que outros países lidam com novos focos do surto.

7h15 - Outra das medidas do Governo prevê que os trabalhadores por conta de outrem que tenham de ficar em casa a acompanhar os filhos até 12 anos vão receber 66% da remuneração-base, metade a cargo do empregador e outra metade da Segurança Social, anunciou hoje o Governo. Além disso, os pais - trabalhadores por conta de outrem ou independentes - que tenham de ficar em casa com filhos até aos 12 anos terão as faltas justificadas.

7h09 -  No setor da Justiça - Foi aprovado também um regime excecional de suspensão de prazos, justo impedimento, justificação de faltas e adiamento de diligências para, no âmbito das medidas hoje anunciadas para fazer face à pandemia de Covid-19.

Na Saúde foi aprovada a contratação de médicos aposentados, sem sujeição aos limites de idade, e a suspensão dos limites de trabalho extraordinário para fazer face à pandemia da Covid-19.

7h03 - Depois do anúncio do fecho das escolas - aplaudido pelos pais - o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, avisou hoje que "ninguém está de férias" com a suspensão das atividades letivas devido ao novo coronavírus, devendo o trabalho dos professores ser ajustado e mantendo as escolas "vigilância, manutenção e limpeza". O governante anunciou ainda que a tutela enviará "orientações sobre as avaliações do 2.º período" às escolas e que terá uma reunião com organizações representativas dos diretores, devido à pandemia da Covid-19 que suspendeu as aulas.

07h - A conferência de imprensa do Governo terminou já depois das 2h. Consulte aqui um resumo das medidas aprovadas esta quinta-feira para fazer face ao surto de coronavírus, no âmbito da economia, das escolas, dos serviços de saúde e das questões laborais.

Será decretado estado de alerta em todo o país. Na mesma conferência, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, fez o anúncio: "O ministro da Administração Interna e a ministra da Saúde vão declarar hoje, sexta-feira, o estado de alerta em todo o país, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório