Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Nepal suspende as licenças para escalar o Evereste devido ao coronavírus

A decisão do governo nepalês representa um revés para a indústria do turismo. O país encaixa quase quatro milhões de euros por ano com as licenças para escalar as suas montanhas.

Nepal suspende as licenças para escalar o Evereste devido ao coronavírus
Notícias ao Minuto

09:45 - 13/03/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O Nepal decidiu suspender as licenças para escalar todas as suas montanhas, incluindo o Monte Evereste, por causa da pandemia do novo coronavírus, segundo a AFP. A decisão foi anunciada esta sexta-feira pelo ministro da Cultura, Turismo e Aviação Civil Yogesh Bhattarai.

“O governo decidiu suspender todas as expedições da primavera e cancelar as licenças por agora. A decisão poderá ser revista depois de analisarmos o cenário global durante o próximo mês”, disse o ministro nepalês.

A decisão surge um dia depois da China ter anunciado que ia proibir o acesso a partir do seu lado aos Himalaias.

No entanto, a suspensão das licenças para escalar as montanhas nepalesas vai ter um grande impacto na indústria do turismo de um país que ainda está a recuperar do sismo devastador de 2015.

Todos os anos, o Nepal encaixa quase quatro milhões de euros com a aprovação de licenças para os alpinistas. Estima-se que as perdas para as empresas que organizam as expedições sejam ainda maiores.

Até ao momento, o Nepal só tem um caso de Covid-19. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório