Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Centeno: Zona Euro está disponível para flexibilizar regras orçamentais

Segundo o presidente do Eurogrupo, será apresentado um pacote de medidas por parte da UE esta sexta-feira, em resposta ao Covid-19.

Centeno: Zona Euro está disponível para flexibilizar regras orçamentais
Notícias ao Minuto

09:19 - 13/03/20 por Notícias ao Minuto

Economia Covid-19

Os ministros das Finanças da Zona Euro vão aprovar uma resposta política "muito grande" para combater as consequências económicas do novo coronavírus, estando em cima da mesa uma "total flexibilidade" das regras orçamentais de modo a impulsionar a despesa. 

Em entrevista ao Financial Times, o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, disse que será apresentado esta sexta-feira um pacote de medidas, por parte da UE, que funcionará como uma resposta ao surto. 

"O que temos em mãos ainda é uma crise de saúde e, claro, seria totalmente irresponsável da nossa parte e, na verdade, negligente, deixar a situação se transformar numa crise de confiança e numa crise financeira por causa da inação", disse Centeno, ao jornal. "Isso exige uma poderosa resposta política dos ministros das Finanças e dos bancos centrais", afirmou.

Já na quinta-feira, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse que a pandemia de coronavírus, um "choque importante" para a economia da zona euro, exige uma "resposta orçamental ambiciosa e coordenada" dos governos.

O BCE considerou que há "um considerável agravamento das perspetivas de crescimento a curto prazo" na zona euro, explicou, remetendo uma resposta para os países, após uma série de medidas de apoio monetário anunciadas pelo banco central.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório